Por Fernando Miragaya 24/03/20 às 14h00
Especial para o AutoPapo
44 Comentários
Os carros automáticos há muito deixaram de ser exclusividade de segmentos superiores. Carros compactos cada vez mais oferecem versões sem o pedal da embreagem e ainda é possível encontrar modelos com esse item de conforto por menos de R$ 60 mil. Separamos os carros automáticos baratos de 2020 com preços até R$ 70 mil.
Não consideramos os carros com transmissões automatizadas, tipo que cai em desuso. Ford, Renault, GM e Volks já abandonaram os câmbios robotizados e só a Fiat ainda mantém algumas versões GSR – mas só até a chegada da nova transmissão CVT, no fim do ano. Também excluímos as versões PcD.
Veja as vantagens e desvantagens de cada modelo na lista abaixo:
Carro de entrada da Toyota no Brasil, o Etios caiu nas vendas depois da chegada do Yaris, mas continua com bom custo-benefício, manutenção baixa, pós-venda com boa reputação e espaço interno interessante.
O Etios X recebe itens de segurança como controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e Isofix.
Pena que o hatch peque pelos poucos equipamentos de série – até as borboletas para mudanças sequenciais da caixa são opcionais. Pelo menos, continua com baixa desvalorização e custo de manutenção adequado.
Direção firme, suspensão melhor acertada e ótima rigidez da carroceria contribuem para o Ka ser uma boa pedida entre os hatches de entrada automáticos.
O Onix Plus é o sedã com melhor preço entre os carros automáticos baratos de 2020.
A direção e carroceria firmes empolgam, mas a lista de equipamentos da versão merecia mais itens de série. Por R$ 62.330, figura entre os carros automáticos baratos do Brasil.
O compacto deve perdurar no mercado com menos versões – as configurações 1.0 foram descontinuadas – após a chegada da nova geração do Versa, porém, mantém o baixo custo de manutenção.
Tem como destaque a dirigibilidade e a presença de equipamentos como controles eletrônicos de estabilidade e tração.
A caixa casou bem com com o motor 1.6 SCe -melhor até do que no Duster. Tem seis marchas simuladas, mas o comportamento é aquele linear típico das transmissões variáveis.
O HB20S também ficou com carroceria e suspensões mais firmes, e manteve o custo de manutenção competitivo. Mas o seguro continua salgado.
A lista de equipamentos é razoável e o custo de manutenção um pouco mais caro que o da concorrência. Uma nova geração é aguardada para 2021.
Vem com um pacote razoável de equipamentos de série, mas a má fama do pós-venda e da revenda faz com que ele seja pouco desejado pelos consumidores, mesmo estando entre os automáticos baratos do Brasil.
A transmissão com sete marchas virtuais tem comportamento linear e suave, sem parecer uma enceradeira e segurar demais os giros nas arrancadas. Espaço, equipamentos e custo de manutenção são os destaques deste modelo que está entre os automáticos baratos até R$ 70 mil.
Dirigibilidade é boa e o motor 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas, flex, entrega 123 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol. O câmbio automático tem seis marchas
Melhor aguardar o novo 208 que promete ser uma boa novidade entre os hatches compactos.
O Peugeot 2008 passou por facelift no começo de 2019. O modelo sofre com o esquecimento crônico dos consumidores, apesar de ser uma boa opção entre os SUVs. O motor é o mesmo do 208 e do C3.
O motor é um 1.5 litro flex de 16 válvulas com 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 115 cv com etanol.
O desempenho não é dos melhores: o motor trabalha com um câmbio é automático de quatro velocidades.
Fonte https://autopapo.com.br/noticia/carros-automaticos-baratos-2020/
Postado por Antônio Brito
Não consideramos os carros com transmissões automatizadas, tipo que cai em desuso. Ford, Renault, GM e Volks já abandonaram os câmbios robotizados e só a Fiat ainda mantém algumas versões GSR – mas só até a chegada da nova transmissão CVT, no fim do ano. Também excluímos as versões PcD.
Carros automáticos baratos até R$ 70 mil
1. Toyota Etios X 1.3 | R$ 57.190 |
---|---|
2. Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT | R$ 58.090 |
3. Volkswagen Gol 1.6 MSI AT | R$ 59.590 |
4. Ford Ka SE 1.5 | R$ 60.280 |
5. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT | R$ 61.250 |
6. Toyota Etios Sedan X | R$ 62.290 |
7. Ford Ka Sedan SE 1.5 AT | R$ 62.330 |
8. Hyundai HB20 Vision 1.6 AT | R$ 62.790 |
9. Nissan March SV 1.6 X-Tronic | R$ 62.990 |
10. VW Polo MSI AT | R$ 63.990 |
11. Fiat Argo Precision 1.8 AT6 | R$ 64.990 |
12. Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT | R$ 65.350 |
13. Renault Sandero Zen 1.6 X-tronic | R$ 66.390 |
14. Nissan Versa SV 1.6 X-Tronic | R$ 67.290 |
15. Hyundai HB20S Vision 1.6 AT | R$ 67.390 |
16. Renault Logan Zen 1.6 SCe X-Tronic | R$ 68.790 |
17. Honda City Personal 1.5 AT | R$ 68.700 |
Honda Fit Personal 1.5 CVT | R$ 68.700 |
18. Toyota Yaris XL 1.3 Live | R$ 68.990 |
Citroën C3 Attraction | R$ 68.990 |
19. Toyota Yaris Sedan XL 1.5 Live | R$ 69.990 |
Fiat Cronos Drive 1.8 AT6 | R$ 69.990 |
Kia Rio | R$ 69.990 |
Peugeot 208 Active Pack | R$ 69.990 |
Caoa Chery Tiggo 2 Look AT | R$ 69.990 |
1. Toyota Etios X 1.3: R$ 57.190
- Motor: 1.3 16V de 98/88 cv
- Câmbio: automático de 4 marchas
Carro de entrada da Toyota no Brasil, o Etios caiu nas vendas depois da chegada do Yaris, mas continua com bom custo-benefício, manutenção baixa, pós-venda com boa reputação e espaço interno interessante.
O Etios X recebe itens de segurança como controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e Isofix.
2. Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT: R$ 58.090
- Motor: 1.0 12V turbo de 116 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
O câmbio automático lida bem com o propulsor – e o compacto só não é o campeão entre os carros automáticos baratos por R$ 900… Esta versão já vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, entre outros.
3. Volkswagen Gol 1.6 MSI AT: R$ 59.590
- Motor: 1.6 16V de 120/110 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
Pena que o hatch peque pelos poucos equipamentos de série – até as borboletas para mudanças sequenciais da caixa são opcionais. Pelo menos, continua com baixa desvalorização e custo de manutenção adequado.
4. Ford Ka SE 1.5: R$ 60.280
- Motor: 1.5 12V de 136/128 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Direção firme, suspensão melhor acertada e ótima rigidez da carroceria contribuem para o Ka ser uma boa pedida entre os hatches de entrada automáticos.
5. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT: R$ 61.250
- Motor: 1.0 12V de 116 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Além disso, o modelo vem bem equipado, com ESP, seis airbags e controle de subida. Os casos de incêndio e o recall marcharam o lançamento, mas as boas vendas do sedã mostram que o episódio já foi superado.
6. Toyota Etios Sedan X: R$ 62.290
- Motor: 1.5 16V de 107/102 cv
- Câmbio: automático de 4 marchas
7. Ford Ka Sedan SE 1.5 AT: R$ 62.330
- Motor: 1.5 12V de 136/128 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
A direção e carroceria firmes empolgam, mas a lista de equipamentos da versão merecia mais itens de série. Por R$ 62.330, figura entre os carros automáticos baratos do Brasil.
8. Hyundai HB20 Vision 1.6 AT: R$ 62.790
- Motor: 1.6 16V de 130/123 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
O hatch compacto continua a se destacar pelo baixo custo das revisões e pela boa posição de dirigir, melhorou um pouco o acerto de suspensão, mas o valor do seguro continua salgado.
9. Nissan March SV 1.6 X-Tronic: R$ 62.990
- Motor: 1.6 16V de 111 cv
- Câmbio: CVT
O compacto deve perdurar no mercado com menos versões – as configurações 1.0 foram descontinuadas – após a chegada da nova geração do Versa, porém, mantém o baixo custo de manutenção.
10. VW Polo MSI AT: R$ 63.990
- Motor: 1.6 16V de 110/117 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Tem como destaque a dirigibilidade e a presença de equipamentos como controles eletrônicos de estabilidade e tração.
11. Fiat Argo Precision 1.8 AT6: R$ 64.990
- Motor: 1.8 16V de 139/135 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
O câmbio automático convencional aqui é até ágil, porém, o motor 1.8 E.torQ mantém o rodar áspero, com muita vibração e consumo alto. Em breve, o propulsor também deve ser substituído por uma nova família de unidades turbinadas.
12. Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT: R$ 65.350
- Motor: 1.6 16V de 120/110 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
13. Renault Sandero Zen 1.6 X-tronic: R$ 66.390
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: CVT com 6 marchas simuladas
A caixa casou bem com com o motor 1.6 SCe -melhor até do que no Duster. Tem seis marchas simuladas, mas o comportamento é aquele linear típico das transmissões variáveis.
14. Nissan Versa SV 1.6 X-Tronic: R$ 67.290
- Motor: 1.6 16V de 111 cv
- Câmbio: CVT
Vale destacar que o modelo parou no tempo em termos de mecânica e design. Tanto que numa nova geração chegará do México em breve. Só que o Versa brasileiro continuará à venda em versões mais básicas.
15. Hyundai HB20S Vision 1.6 AT: R$ 67.390
- Motor: 1.6 16V de 130/123 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
O HB20S também ficou com carroceria e suspensões mais firmes, e manteve o custo de manutenção competitivo. Mas o seguro continua salgado.
16. Renault Logan Zen 1.6 SCe X-Tronic: R$ 68.790
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: CVT
O espaço continua sendo um dos trunfos do Logan, porém a posição de dirigir e a chegada de rivais mais modernos complicam a vida do carro. Mesmo assim está entre os automáticos baratos.
17. Honda City Personal 1.5 AT: R$ 68.700
- Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
- Câmbio: CVT
A lista de equipamentos é razoável e o custo de manutenção um pouco mais caro que o da concorrência. Uma nova geração é aguardada para 2021.
Honda Fit Personal 1.5 CVT: R$ 68.700
- Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
- Câmbio: CVT
A caixa CVT não tem marchas simuladas, mas é uma transmissão fiel à proposta de conforto, sem trancos ou variações muito bruscas no desempenho. O monovolume ganhará nova geração – já mostrada lá fora – no início de 2021.
18. Toyota Yaris XL 1.3 Live: R$ 68.990
- Motor: 1.3 16V de 101/94 cv
- Câmbio: CVT com sete marchas simuladas
Citroën C3 Attraction: R$ 68.990
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Vem com um pacote razoável de equipamentos de série, mas a má fama do pós-venda e da revenda faz com que ele seja pouco desejado pelos consumidores, mesmo estando entre os automáticos baratos do Brasil.
19. Toyota Yaris Sedan XL 1.5 Live: R$ 69.990
- Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
- Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
A transmissão com sete marchas virtuais tem comportamento linear e suave, sem parecer uma enceradeira e segurar demais os giros nas arrancadas. Espaço, equipamentos e custo de manutenção são os destaques deste modelo que está entre os automáticos baratos até R$ 70 mil.
Fiat Cronos Drive 1.8 AT6: R$ 69.990
- Motor: 1.8 16V de 136/128 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Pena que o motor 1.8 E.torQ seja beberrão e tenha rodar áspero, o que atrapalha o desenvolvimento da caixa de seis velocidades. Em breve, a marca italiana deve trocar o conjunto por um turbo com câmbio CVT.
Kia Rio R.153: R$ 69.990
- Motor: 1.6 16V de 130/123 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Dirigibilidade é boa e o motor 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas, flex, entrega 123 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol. O câmbio automático tem seis marchas
Peugeot 208 Active Pack: R$ 69.990
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
Melhor aguardar o novo 208 que promete ser uma boa novidade entre os hatches compactos.
Peugeot 2008 Allure 1.6 AT: R$ 69.990
O Peugeot 2008 passou por facelift no começo de 2019. O modelo sofre com o esquecimento crônico dos consumidores, apesar de ser uma boa opção entre os SUVs. O motor é o mesmo do 208 e do C3.
Desempenho não decepciona nem empolga. A tradicional tocada familiar. Incomoda o ruído elevado vindo do motor de arquitetura antiga quando se pressiona totalmente o acelerador, caso de ultrapassagem. Falta elasticidade ao motor.
Caoa Chery Tiggo 2 Look AT: R$ 69.990
- Motor: 1.5 16V de 115/110 cv
- Câmbio: automático de 4 marchas
O motor é um 1.5 litro flex de 16 válvulas com 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 115 cv com etanol.
O desempenho não é dos melhores: o motor trabalha com um câmbio é automático de quatro velocidades.
Fonte https://autopapo.com.br/noticia/carros-automaticos-baratos-2020/
Postado por Antônio Brito