O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai dispensar os segurados que requereram auxílio-doença da necessidade de comparecer a uma agência da Previdência Social para fazer a perícia médica. O mesmo valerá para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que deram entrada no pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). O objetivo é reduzir o atendimento nas unidades, por conta do avanço do coronavírus no país. As novas medidas foram divulgadas nesta quinta-feira (dia 19).
Os segurados que tiverem diagnóstico de contaminação pela Covid-19 também poderão fazer o requerimento de auxílio-doença de forma virtual.
Futuros requerimentos
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no portal Meu INSS, será preciso se inscrever em acesso.gov.br. O interessado deverá informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”. Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados pessoais, como nome e CPF (campos obrigatórios), além de e-mail e número de telefone.
Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como o dia e o mês de nascimento. O cadastramento dependerá ainda de o interessado responder a um questionário sobre sua vida trabalhista e previdenciária.
De acordo com o INSS, as agências estarão fechadas durante um período, e um servidor estará de plantão, por telefone, para esclarecer dúvidas sobre o Meu INSS. Os telefones das unidades serão divulgados para que os interessados entrem em contato. Os demais servidores vão trabalhar de forma remota.
Fonte https://m.extra.globo.com/noticias/economia/inss-vai-dispensar-segurados-que-pedirem-auxilio-doenca-de-fazer-pericia-medica-24317740.html?versao=amp
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário