O quadro de uma pessoa com suspeita de coronavírus tem de ser avaliado quanto aos sintomas. Se não houver falta de ar, a recomendação é tratar em casa.
Se a pessoa tiver sintomas de gripe, mas sem falta de ar e sem muito mal-estar, deve somente permanecer em casa e controlar os sintomas com analgésicos, como paracetamol e dipirona.
Procure deixar o paciente com suspeita de coronavírus em um ambiente isolado, sem contato com os demais moradores, em especial se a pessoa estiver no grupos de risco, como idosos a partir de 60 anos.
Separe os talheres e copos para que a pessoa não contamine os demais. Lave as roupas de cama e de uso pessoal da pessoa doente separadamente das dos outros moradores.
Lave sempre a mão depois de mexer em objetos que a pessoa doente possa ter tocado. Limpe superfícies como mesa e maçanetas com álcool ou outros produtos de limpeza comuns. Veja aqui como fazer a limpeza e a desinfecção.
Se a pessoa não melhorar com repouso e analgésicos e ainda apresentar febre alta, muita dor de garganta e mal-estar, leve-a a um posto de saúde, que pode resolver a maioria dos casos e encaminhar casos mais graves para os hospitais.
Quem deve procurar os hospitais
Se a pessoa com quem você mora apresentar os sintomas de covid-19 e estiver com desconforto respiratório (falta de ar, fôlego curto), não perca tempo: leve-a imediatamente ao hospital mais próximo, principalmente se ela estiver no grupo de risco.
Ao mesmo tempo, lembre-se de só levar ao médico nesse caso. É importante não sobrecarregar os hospitais e deixá-los livres para atender pessoas que podem necessitar de fato de uma internação.
Fonte https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/o-que-fazer-se-tiver-em-casa-uma-pessoa-com-suspeita-de-coronavirus/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário