RISCO DE PANDEMIA NO BRASIL
Em primeiro lugar, ressalta-se a atualização dos dados do coronavírus no Brasil, na última segunda-feira 16 de março, apontaram 2064 casos suspeitos em todo o país, sendo 234 destes já confirmados, sendo 65% do total de casos está concentrado no estado de São Paulo.
Todavia, por consequência do risco de Pandemia por coronavírus no país, várias medidas estão sendo tomadas pelos estados e municípios, no intuito de frear a transmissão do coronavírus. As medidas anunciadas pelo governo estão causando mudanças em atividades que geram aglomeração de pessoas, incluindo transporte coletivo, escolas e universidades entre outros eventos.
SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO PARAM DEVIDO AO CORONAVÍRUS
Um dos grupos muito prejudicados diante das mudanças anunciadas, são os grupos de pessoas que dependem de serviços de educação e saúde, a exemplo dos indivíduos com autismo que semanalmente fazem vários tipos de acompanhamento que dependem desses serviços, uma vez que a recomendação é para que as famílias permanecem em casa para evitar a transmissão do coronavírus.
Nesse contexto, a questão levantada por muitas famílias é… O que fazer todos esses dias em casa com indivíduos com autismo?
Entretanto, que durante o período de contenção do coronavírus, na falta do atendimento profissional e especializado é importante que os pais e cuidadores, procurarem descobrir e entender os principais interesses da criança. Por exemplo, os interesses da criança com autismo podem variar; desde expressões faciais, sons, atividades corporais entre outras.
Diante dos riscos do coronavírus, já que será necessário ficar em casa com o filho autista, é importante que as atividades desenvolvidas, sejam sempre para estimular a interação, contato visual, comunicação verbal, para que não haja maiores prejuízos durante o período de contenção do coronavírus.
ATIVIDADES COM FILHO AUTISTA EM CASA
Diante disso levantamos alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em casa com os filhos autistas:
JOGO COM METADES CORRESPONDENTES: um tipo de atividade que ajuda a memoria e desempenho cognitivo. No caso de crianças com autismo, essa brincadeira é excelente para introduzir o conceito de quebra-cabeça.
DESENHO/PINTURA atividades de desenho e pintura estimulam a imaginação e ajudam a desenvolver a coordenação.
BRINCADEIRAS COM BOLA: em geral, as atividades ou brincadeiras com bola favorecem a interação social, estimula o desenvolvimento da percepção.
Fonte https://vivasaude.life/coronavirus-meu-filho-autista-vai-ficar-em-casa-o-que-fazer/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário