04/03/2020

Uma barreira chamada coronavírus - coluna da Agência Brasil

A a coluna do jornalista Lincoln Chaves traça um panorama de como o Covid-19 está interfirando na preparação de atletas, delegações e realizações de eventos classificatórios para Tóquio 2020.

Ele também conversou com Leonardo Baideck, diretor da ANDE e com a atleta da classe BC3, Evelyn Oliveira. Veja trecho, extraído da coluna, abaixo:
A seleção de bocha, por sua vez, já estava até com as passagens compradas para a viagem. “Nosso orçamento vem de dinheiro público, pela lei Agnelo Piva (via repasse do CPB). Se é dinheiro público, há uma prestação de contas aos órgãos fiscalizadores, que analisam nossos projetos. O dinheiro pago ao comitê organizador do evento, que é relativo à hospedagem, alimentação e transporte em Tóquio será 100% reembolsado e devolvido ao CPB”, explica Leonardo Baideck, diretor técnico da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), entidade que gerencia a modalidade. “Com relação às passagens, apesar de compreender a questão, a empresa aérea vai retornar 50% do valor. Para uma associação que já tem pouco orçamento, perder metade do valor de 23 passagens aéreas é considerável. Será justificado, mas é uma perda”, emenda.

Há, claro, um impacto técnico. “Na minha classe, BC3 (maior comprometimento motor), a gente depende muito de conhecer o piso. Participando do evento, a gente saberia de antemão se (o piso em Tóquio) é parecido com o do CT”, detalha Evelyn Oliveira, medalhista de ouro por equipes mistas no Rio. “Como tenho uma patologia um pouco mais severa (atrofia muscular espinhal, sem movimentos nos membros inferiores e comprometimento de força nos superiores), viagens de avião, às vezes, desgastam muito. Fico com muitas dores. Seria uma forma de ver como meu físico ficaria e talvez, até, preparar melhor para, em agosto, minimizar esse desgaste”, completa.

Fonte  https://www.selecaodebocha.com.br/post/uma-barreira-chamada-coronav%C3%ADrus-coluna-da-ag%C3%AAncia-brasil

Postado por Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário