Cuidados básicos com a camisinha ajudam a prevenir a gravidez e evitar DSTs.
A camisinha é um método contraceptivo de barreira que pode ser encontrada de duas formas: masculina e feminina. Os dois modelos são bem diferentes, mas alguns cuidados na hora de usar servem para os dois tipos. Tanto a feminina como a masculina não podem ser manuseadas de qualquer jeito, pois podem acabar rasgando. Inclusive, nunca use dois preservativos ao mesmo tempo, pois o atrito durante a penetração danifica o produto, aumentando os riscos de gravidez e de contaminação por DSTs.
Após o uso, a camisinha deve ser descartada e não pode ser usada mais de uma vez. No caso da masculina, o ideal é tirar assim que acontece a ejaculação. Já a feminina tem um tempo de tolerância um pouco maior e não há obrigatoriedade de retirar o pênis logo após a ejaculação.
Veja como usar a camisinha masculina
A camisinha masculina é o modelo mais conhecido e mais fácil de colocar. Ela é feita de látex, uma borracha elástica natural que reveste o pênis durante a relação sexual. Ela é muito mais prática e até mais barata que a feminina. Você consegue encontrá-la em qualquer farmácia ou em postos de saúde e hospitais públicos, onde é distribuída gratuitamente. Na hora de colocar o preservativo, é importante deixar um pequeno espaço na pontinha para coletar o esperma após a ejaculação e jamais utilizar mais de uma vez.
Veja o passo a passo de como colocar a camisinha masculina:
Passo 1. Cheque a validade da camisinha antes de usar;
Passo 2. Abra a embalagem com cuidado com as próprias mãos. Não use dentes ou tesoura, pois eles podem furar e danificar o preservativo;
Passo 3. Só coloque a camisinha quando o pênis já estiver ereto;
Passo 4. Aperte a pontinha para não entrar ar e deixe sempre um espaço sobrando. Se entrar ar, o preservativo pode acabar rompendo após a ejaculação;
Passo 5. Desenrole a camisinha até a base do pênis;
Passo 6. Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda ereto;
Passo 7. Feche a abertura da camisinha com um nó e jogue no lixo;
Atenção! Nunca use a mesma camisinha mais de uma vez.
Saiba mais sobre a camisinha feminina
A camisinha feminina é feita de poliuretano, material mais resistente que o látex (camisinha masculina) e, por isso, é mais resistente. Outra vantagem, é que ela possui uma superfície maior e acaba protegendo não apenas o canal vaginal, mas também a vulva, como pequenos e grandes lábios, dificultando, por exemplo, a proliferação do herpes vírus.
O preservativo feminino não é tão popular como o masculino e algumas mulheres acreditam que o seu tamanho atrapalha o prazer. Pelo contrário. Ele tem a espessura mais fina que o masculino, que aumenta a sensibilidade durante a relação. Seu formato é cilíndrico e com dois anéis flexíveis, um em cada ponta, sendo uma delas fechada e outra aberta. A extremidade fechada vem com um anel móvel, que funciona como um guia na hora de colocar a camisinha. Outra curiosidade é o modelo feminino pode ser colocado oito horas antes do sexo. O único cuidado é para que ela não rasgue.
Confira o passo a passo de como usar a camisinha feminina:
Passo 1. Confira a data de validade do preservativo e abra com cuidado;
Passo 2. Escolha uma posição confortável;
Passo 3. Com uma mão, separe os grandes lábios e com a outra vá empurrando a extremidade fechada para dentro da vagina;
Passo 4. Use o anel móvel como guia até alcançar o colo do útero;
Passo 5. Use a parte que ficou de fora para cobrir a vulva. Isso evita o contato direto com o pênis;
Passo 6. Não se esqueça de verificar se o pênis está dentro preservativo;
Passo 7. Na hora de tirar, basta fechar a parte aberta com o anel externo para não vazar os fluídos.
Fonte https://www.sodelas.com.br/noticia/como-usar-camisinha-cuidados-importantes-ao-colocar-o-preservativo?utm_source=Facebook&utm_medium=post-sodelas&utm_campaign=como-usar-camisinha-cuidados-importantes-ao-colocar-o-preservativo&utm_content=PRIMEIRA+VEZ
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário