29/01/2020

Com elevador quebrado, cadeirante desce de joelhos de ônibus em Salvador; assista vídeo

Por G1 BA

Um vídeo gravado por uma passageira mostra um cadeirante descendo de joelhos de um ônibus do transporte público de Salvador, que estava com o elevador quebrado. O caso aconteceu no bairro da Boca do Rio, na noite de segunda-feira (27). [Assista o vídeo acima]

As imagens, que a passageira compartilhou nas redes sociais, mostram o momento em que o cadeirante João de Deus Lima, de 49 anos, sai da cadeira de rodas e precisa descer as escadarias do elevador do ônibus de joelho.

"Eu estou aqui em no ônibus 139 e não tenho como descer, porque tanto o motorista quanto o cobrador não podem me tirar daqui [ônibus], por conta de um acidente. Então eu quero saber o que a prefeitura vai fazer, porque onde estão os novos ônibus? Eu vou ficar como? Vou ficar a noite inteira aqui? Porque o ônibus não vai poder sair comigo dentro", reclamou João de Deus no vídeo.

Em entrevista ao G1, João de Deus contou que o caso aconteceu por volta das 18h41, após ele pegar o transporte que fazia a linha Lapa-Boca do Rio, na Avenida Dom Eugênio Sales. Para subir no ônibus, ele contou que demorou cerca de 25 minutos.

"O elevador [do ônibus] quebrado, tanto o cobrador, quanto o motorista, fizeram de tudo para ele funcionar e não funcionou. Quando eu entrei foi a maior dificuldade, o cobrador precisou me ajudar a subir, porque tava com defeito. Na hora de descer, ele não funcionou", contou João de Deus.

"O transtorno aconteceu porque não funcionou [elevador] de forma nenhuma. As pessoas começaram a ficar nervosas por causa do atraso, não contra eu, mas com a situação do transporte público".

Cadeirante desce de joelhos para sair de ônibus com elevador quebrado em Salvador — Foto: Arquivo PessoalCadeirante desce de joelhos para sair de ônibus com elevador quebrado em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

"Eu isento o cobrador e o motorista, porque eles disseram que se ajudassem e causasse um acidente, eles teriam que responder. Algumas pessoas ficaram revoltadas com a situação e quiseram ajudar, mas eu preferi descer sozinho, para que a Nana gravasse", disse o cadeirante.

O cadeirante contou que não é a primeira vez que ele tem dificuldades para se locomover em ônibus.

"Os transportes são de péssima qualidade. Não é a primeira vez que o elevador quebra, e eu tenho que pedir ajuda para descer".

Em nota, a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) informou que 100% das linhas de ônibus de Salvador contam com veículos adaptados e 99% da frota possui acessibilidade.

O órgão também disse que, na orla de salvador, a maioria dos veículos que circula é de ônibus metropolitanos, que são administrados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

A Semob também disse que o veículo informado pelo cadeirante foi encaminhado para a garagem da empresa para que seja realizada a manutenção do equipamento.

O decreto 25.955/15 estabelece que o veículo adaptado que for flagrado operando com o elevador defeituoso e sem a chave de acionamento será autuado em 100 vezes o valor da tarifa vigente.

Confira o relato da passageira que filmou situação:

"Hoje eu peguei um busu de ar-condicionado toda feliz, e pensando como isso deveria ser um direito nosso como cidadão, né?! Refletindo que a gente nem deveria tá feliz, deveria ser normal que as frotas de ônibus fossem de qualidade pra todo mundo. Estou no Rio vermelho esperando o meu próximo 'busão' [ônibus] e lá vem ele, o Lapa-Boca do Rio, todo velho e acabado e sem ar, até aí tudo bem, a gente já se acostumou com a velhice também, até que vem João de Deus um cadeirante e que precisa entrar no busu, ele entrou, mas o elevador já não tava funcionando direito pra fechar a porta do 'busu', eis que JOÃO DE DEUS pediu seu ponto, e o que é que acontece? É isso aí que vocês estão vendo no vídeo. O elevador quebrado e João sai da sua cadeira pra sair do busu. Tá bom pra quem? Fiquei feliz pq? Fiquei tão revoltada que resolvi filmar e compartilhar. Brasil, quando tu tomarás jeito?"

Fonte  https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/01/28/com-elevador-quebrado-cadeirante-desce-de-joelhos-de-onibus-em-salvador-assista-video.ghtml

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário