Projeto experimental de transporte ainda depende de esforço físico, mas demanda menos de 10% do necessário para subir uma escada
Projeto consiste em pequena cadeira que é facilmente impulsionada para cima ou para baixo, dependendo apenas do movimento do corpo (Divulgação/ ROMBOUT Frieling lab)
Um grupo de designers da Holanda desenvolveu um projeto experimental que foi apresentado como alternativa às escadas e elevadores. Batizado de Vertical Walking, o aparelho foi criado pelo Rombout Frieling Lab, pensando em uma substituição aos modelos mais tradicionais.
ASSINE A GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO DIGITAL ILIMITADO AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DE HAUS.
Criação dos holandeses é experimental, mas foi testada e aprovada por pessoas com deficiência e doenças que afetam o sistema motor (Divulgação/ ROMBOUT Frieling lab)
Considerando o alto valor de instalação e manutenção dos elevadores (além, é claro, dos gastos com energia), e entendendo que a escada é um verdadeiro obstáculo para pessoas com dificuldades de locomoção, os designers pensaram em um mecanismo especial: por causa do formato, dos materiais empregados e da maneira como se dá a impulsão, o Vertical Walking reduz para menos de 10% o esforço necessário para subir uma escada.
Ele também é uma alternativa para a falta de espaço. Estima-se que cerca de três bilhões de pessoas viverão nas cidades nas próximas décadas, e a tendência é o crescimento vertical continuar. Como elevadores têm manutenção e instalação com custo elevado, a iniciativa é alternativa econômica e possível para espaços menores.
O Vertical Walking está ainda em fase experimental, mas foi testada e aprovada, inclusive por grupos com dificuldades de locomoção. O objeto está em exibição na Semana de Design Holandês (Eindhoven), após ter sido também exibida na Bienal e Arquitetura de Veneza, na Itália.
https://vimeo.com/181914887
Vídeo de apresentação do Vertical Walking, mostrando como funciona o mecanismo (Reprodução Vimeo/ROMBOUT Frieling lab"
Leia mais em:
Fonte https://www.gazetadopovo.com.br/haus/sem-categoria/cadeira-elevador-pode-ser-solucao-economica-de-acessibilidade/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário