A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro retorna às atividades após as férias nesta segunda-feira, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O projeto de iniciação esportiva gratuita atende atualmente 477 crianças e jovens com deficiências física, visual e intelectual.
A Escolinha tem como objetivo iniciar crianças e jovens em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, paraesgrima, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
Convocados
A Escola Paralímpica já formou atletas que começam a despontar no cenário internacional.
Na natação, a paulista Alessandra Oliveira, da classe S4 (comprometimento físico-motor) é campeã parapan-americana dos 100m peito dos Jogos de Santiago 2023 e foi convocada neste mês para representar o Brasil no Mundial de Singapura, em setembro. Já a cearense Wiliany Vitória realizou em junho seu primeiro treinamento ao lado da Seleção Brasileira principal de judô.
Um atleta formado pelo projeto também já esteve em Jogos Paralímpicos. Em 2024, o maranhense André Martins, atleta da bocha, competiu na edição de Paris 2024 do megaevento.
Inscrição
As inscrições para a Escolinha devem ser feitas a partir do site do CPB, a partir deste link.
Para completar o processo, é necessário ter os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, laudo médico sobre a deficiência, atestado médico de aptidão para a prática esportiva e boletim escolar.
O formulário de inscrição para a Escola Paralímpica também deve ser preenchido por adultos de 18 a 35 anos interessados em praticar modalidades paralímpicas a partir do Projeto Reabilitar, também oferecido pelo CPB.
Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/escola-paralimpica-de-esportes-volta-apos-ferias-saiba-como-fazer-a-inscricao/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário