16/07/2025

CPB realiza 2ª edição da Expo Brasil Paralímpico em novembro com novas experiências, mais inclusão e transformação social


Estande do CPB na Expo Brasil Paralímpico 2024 – 19ª Reatech | Foto: Ale Cabral / CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Fiera Milano Brasil realizam a segunda edição do Expo Brasil Paralímpico e 20ª edição da Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, uma das iniciativas mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade, reabilitação e da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A Expo Brasil Paralímpico vai acontecer 6 e 8 de novembro de 2025 no São Paulo Expo, na capital paulista.

Os eventos contarão com uma programação intensa, interativa e, acima de tudo, inspiradora. Depois do grande sucesso da edição anterior, que reuniu mais de 31 mil visitantes e mais de 100 marcas expositoras, a expectativa para 2025 é de um encontro ainda mais transformador.

Com a proposta de oferecer uma vivência real e sensível sobre o universo da inclusão e do paradesporto, a Expo Brasil Paralímpico e a Reatech não se limitam a apresentar produtos ou tecnologias. Elas contam histórias, geram oportunidades e criam conexões capazes de mudar vidas.

Durante a Expo Brasil Paralímpico, o Comitê Paralímpico Brasileiro buscará ampliar o debate sobre acessibilidade, autonomia e direitos, além de influenciar o mercado levando inclusão, acessibilidade e diversidade para todos os setores da economia do país. Tem como objetivo o fortalecimento e a ativação, por meio do esporte, de marcas para apoiarem a causa da transformação da realidade das pessoas com deficiência.

“Temos um compromisso com a valorização da pessoa com deficiência e com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. Com isso, a realização da Expo Brasil Paralímpico pretende novamente sensibilizar o público quanto ao papel fundamental do esporte na vida das pessoas com deficiência — não apenas como instrumento de reabilitação, mas também como caminho para promover bem-estar, inclusão e crescimento pessoal e profissional. Os projetos do CPB e as histórias inspiradoras de atletas paralímpicos demonstram que o esporte tem o poder de transformar realidades e que todos possam ter a oportunidade de terem seus potenciais desenvolvidos”, afirmou José Antônio Freire, presidente do CPB desde janeiro deste ano.

“Nosso objetivo é transformar o espaço da feira em um território de empatia, inovação e diálogo. A cada edição, a Reatech mostra que é possível unir negócios, impacto social e experiência humana em um mesmo ambiente”, completou Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.

Espaços imersivos, debates relevantes e inclusão no centro das decisões

Em 2025, os visitantes poderão vivenciar experiências ainda mais imersivas. Haverá experimentação de modalidades paralímpicas para levar os bastidores do esporte de alto rendimento para dentro do evento. Durante os três dias de evento, haverá também uma quadra poliesportiva com atividades como jogos de basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, futebol de cegos e outras vivências esportivas adaptadas, abertas à participação dos visitantes. A Arena Gamer, por sua vez, ampliará a inclusão digital por meio de videogames adaptados e tecnologia assistiva, promovendo a socialização e o entretenimento acessível.

Já a Arena Empregar será um verdadeiro ponto de encontro entre empresas e talentos. Dedicada à empregabilidade de pessoas com deficiência, ela possibilitará que empresas apresentem vagas, conheçam profissionais diversos e compartilhem boas práticas de inclusão. É uma ponte concreta entre o discurso e a prática. “Não se trata apenas de abrir portas, mas de garantir que as pessoas encontrem caminhos reais de inserção, crescimento e protagonismo”, reforça Macedo.

Além das arenas, o Congresso Reatech 2025 — Inclusão 360° chega com uma proposta ousada: ser um espaço de escuta ativa e soluções práticas. Nos dias 6 e 7 de novembro, especialistas, empresas, universidades, representantes de governo e pessoas com deficiência vão compartilhar ideias sobre saúde mental, neurodiversidade, inteligência artificial, acessibilidade e empregabilidade com propósito. O evento não quer apenas provocar reflexões, mas entregar ferramentas reais para quem quer construir ambientes verdadeiramente inclusivos.

A cada nova edição, fica mais evidente o papel da Expo Brasil Paralímpico e da Reatech como agentes de transformação social, não apenas conectando soluções, mas também impulsionando o diálogo, inovação, empatia, novas narrativas sobre deficiência, acessibilidade, protagonismo e celebração do esporte. Num mundo cada vez mais ansioso, polarizado e sobrecarregado, o evento propõe algo essencial: um reencontro com o que realmente importa — o cuidado, a escuta, a inclusão e o respeito.

Ficha técnica do evento
Evento: 20ª Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação + 2ª Expo Brasil Paralímpico
Data: 6 a 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo, SP
Site oficial: www.reatechbrasil.com.br | www.expobrasilparalimpico.com.br

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-realiza-2a-edicao-da-expo-brasil-paralimpico-em-novembro-com-novas-experiencias-mais-inclusao-e-transformacao-social/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário