A primeira etapa do Desafio Brasil de atletismo acontece neste domingo, 13, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 120 atletas paralímpicos, sendo 81 homens e 39 mulheres. Esta será a penúltima oportunidade para os atletas buscarem as marcas exigidas no índice A, estabelecido pelo CPB como um dos critérios para a conquista da vaga para o Mundial de Nova Déli, que acontece de 27 de setembro a 5 de outubro na Índia.
Já na sexta-feira, 18, acontece mais uma etapa do Desafio Brasil de atletismo, fechando o período para a obtenção do índice A.
O atleta Thiago Paulino, classe F57 (competem sentados), vem de uma uma lesão séria no ombro que impactou sua participação nas competições anteriores. Apesar de considerar que já tem bons resultados, o paulista busca melhorar suas marcas no Desafio e garantir a vaga do Mundial. “Apesar da experiência, a gente sempre fica nervoso quando chega próximo a grandes competições. Então, essa semana, buscamos trabalhar bastante também a parte psicológica, para focar direitinho, fazer temos treinado e depois é torcer para sair a convocação”, afirmou.
O paulista compete no lançamento de disco e no arremesso de peso, prova em que conquistou medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e no Mundial de Kobe, também no ano passado.
Recém-recuperada de uma tendinite aguda, a paulista Zileide Cassiano, classe T20 (deficiência intelectual), pretende fazer sua melhor marca do ano no Desafio Brasil de atletismo. A atleta saltou 5,72m durante o Circuito Paralímpico Loterias Caixa – fase internacional em abril e quer ir além. “Esse ano a gente quer tentar chegar em 6,19m ou passar essa marca. Então, a gente está trabalhando forte, focado”, disse.
No último Mundial da modalidade, em Kobe, Zileide foi campeã do salto em distância com a marca de 5,80m. Nos Jogos de Paris, a atleta conquistou a prata, também no salto.
Em abril, o CPB realizou as duas primeiras etapas da competição em 2025, nos dias 20 e 23, também no CT Paralímpico. Os dois eventos tiveram como destaque a quebra de recordes mundiais da amapaense Wanna Brito na prova do arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral), na qual ela é campeã mundial e vice-campeã paralímpica.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/ct-recebe-etapa-do-desafio-brasil-de-atletismo-penultima-chance-para-obtencao-de-indice-para-mundial/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário