A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas venceu o Canadá por 57 a 47 nesta segunda-feira, 14, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e garantiu vaga inédita na final da Copa América da modalidade. A equipe enfrentará os Estados Unidos, que superaram a Colômbia por 63 a 30, na decisão desta terça-feira, 15, às 18h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
A partida entre Brasil e Canadá foi equilibrada durante os quatro períodos. A Seleção Brasileira venceu o primeiro quarto por 16 a 14 e manteve a vantagem ao fim do segundo (28 a 26). No terceiro, ampliou para 42 a 36 e confirmou o resultado no último período.
Com o resultado, o Brasil se torna o primeiro país fora da América do Norte a disputar uma final de Copa América. Até então, a equipe havia conquistado quatro medalhas de bronze na história do torneio: em 2011, em Bogotá (COL), 2013, em Birmingham (EUA), 2017, em Assunção (PAR) e 2022, em Medellín (COL). As finais foram sempre disputadas entre Estados Unidos e Canadá desde a edição inaugural, em 2009, em Buenos Aires (ARG).
“É difícil até descrever o que estou sentindo. É muita alegria e emoção por essa conquista. É a primeira vez que o Brasil chega a uma final da Copa América, e isso só foi possível com o apoio da nossa torcida, que esteve com a gente o tempo todo. Agora, convido todos a comparecerem amanhã para nos apoiar nessa final. Vamos em busca dessa medalha inédita para o país”, comemorou Julio Braz, atleta da Seleção Brasileira.
Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a competição, que reúne oito seleções e vale uma vaga direta no Campeonato Mundial de 2026. Além do caráter classificatório, o torneio também serve como evento-teste para o Mundial do próximo ano, que será disputado no Brasil. Todos os jogos têm entrada gratuita no CT e são transmitidos ao vivo pelos canais da ABRC (português), da WWR (inglês) e, na final, também pelo SporTV.
Além da disputa pelo título entre Brasil e Estados Unidos, outros confrontos definirão as posições finais do torneio: Peru e Paraguai disputam o sétimo lugar, às 10h; Chile e Argentina brigam pela quinta colocação, às 12h; e Canadá e Colômbia se enfrentam pela medalha de bronze, às 16h.
Veja os resultados das semifinais da Copa América de rúgbi em cadeira de rodas:
Chile 1 x 0 Perú
Argentina 55 x 16 Paraguai
Estados Unidos 63 x 30 Colômbia
Canadá 47 x 57 Brasil
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-vence-canada-e-faz-final-inedita-com-eua-na-copa-america-de-rugbi-em-cr-com-transmissao-do-sportv/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário