Annielly Dione, estudante com deficiência visual, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geopolítica com apoio de recursos de acessibilidade.

A EREM - Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia, localizada no município de João Alfredo/PE, no Agreste pernambucano, celebrou uma conquista histórica ao ter 11 estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP). O grupo foi agraciado com 5 medalhas de ouro, uma de prata e 5 menções honrosas.
Entre os destaques está Annielly Dione, estudante do 1º ano do ensino médio, que alcançou a medalha de ouro na competição. Ela é pessoa com deficiência visual e se destacou na escola ao usar recursos de acessibilidade para chegar ao pódio.
A jovem realizou a prova com o apoio de uma transcritora e uso de aplicativos de descrição de imagem, assegurando acessibilidade durante todo o processo. Sua preparação e desempenho são frutos do trabalho conjunto com a equipe da escola, especialmente da sala de recursos multifuncionais, com o suporte da professora e de uma profissional de apoio especializado.
Annielly compartilhou que sua motivação foi além da competição. “Quando recebi o convite, o professor chegou na sala para explicar um pouquinho sobre o que era a Olimpíada. Eu me interessei porque mesmo com a minha dificuldade visual, sou uma aluna que gosta de participar das aulas e também de todas as programações que a escola tem. Quando me falaram sobre a olimpíada eu pensei ‘não vou ficar de fora e vou tentar’, não pela medalha, mas pelo conhecimento e estudo que essas Olimpíadas trazem para nós”, explicou a jovem.
A EREM conta com profissionais capacitados, métodos de ensino adaptados e infraestrutura especializada para atender estudantes com deficiência, garantindo uma aprendizagem equitativa e significativa.
Parabéns Annielly!
Nenhum comentário:
Postar um comentário