28/07/2025

Meeting Loterias Caixa de Manaus registra recorde de convocada ao Mundial de halterofilismo

Maria de Fátima comemora recorde batido no Meeting Paralímpico Loterias Caixa | Foto: Bruno Zanardo/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou neste sábado, 26, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus (AM) com 117 competidores para disputas na Vila Olímpica. As provas foram de duas modalidades, com 88 participantes no atletismo e 29 no halterofilismo.

A atleta Maria de Fátima Castro, 31, da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), bateu o recorde brasileiro com a marca de 134kg na categoria até 67kg no halterofilismo. Antes, o melhor resultado nacional da categoria era os 133kg erguidos por ela nos Jogos de Paris, em setembro de 2024, que renderam a ela a medalha de bronze no megaevento.

“Esse era um recorde que eu já vinha buscando há bastante tempo. Eu sabia que tinha potencial, e também sabia que o meu momento era hoje. Eu vim para isso, treinei para isso, sonhei com isso e fui lá e fiz. Meu coração está transbordando. Senti a energia da minha família aqui, e isso foi fundamental. Eles estavam comigo, mesmo ali na barra, e isso fez toda a diferença”, disse Maria de Fátima.

Natural de Tefé, no interior do Amazonas, Maria de Fátima teve o apoio de boa parte da família neste sábado, incluindo os filhos, Fabieli e Fabiel. Ela agora se prepara para o Mundial do Cairo, no Egito, em outubro.

“Eu recebi a minha convocação para o Mundial ontem. Então agora é treinar bastante. Quero mais, quero bater o meu próprio recorde. O Mundial está chegando, o Brasileiro também, então é só para cima agora. Eu estou pensando mais alto, focando no Mundial, porque o meu objetivo é brigar por medalha”, disse a atleta. Ela, que tem má-formação congênita nas pernas, iniciou no halterofilismo em 2017.

Outro destaque no halterofilismo foi o amazonense Lucas Galvão, 23, campeão parapan-americano de Santiago 2023 na categoria até 49kg. O atleta também foi convocado nesta sexta-feira, 25, para o Mundial do Cairo e já está entre os nomes confirmados para a etapa da Copa do Mundo de Santiago da modalidade, de 15 a 17 de agosto.

Ele obteve a marca de 151kg em Manaus, próximo da melhor marca de sua vida, que é de 152kg. Lucas disputou na categoria até 54kg, mas agora vai voltar aos treinamentos na categoria até 49kg como preparação para o Mundial.

“Eu fiquei muito feliz com a convocação. Isso mostra que o esporte amazonense está em alto nível. A gente tem a Maria, que foi medalhista de bronze nos Jogo Paralímpicos, e eu já sou bicampeão mundial na categoria júnior, já participei de alguns mundiais e também sou campeão parapan-Americano. Estamos sendo ranqueados e competindo em alto nível internacional, o que reforça a qualidade do que vem sendo desenvolvido aqui”, disse o atleta, que nasceu com uma infecção no fêmur da perna direita que ocasionou uma má-formação no membro. O halterofilista representa a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa)..

No atletismo, o casal manauara Iracelia Batalha Jacinto, 40, e Wanderson Gomes de Souza, 27, disputou as provas de arremesso de peso e do lançamento de disco. Ambos com deficiência visual, eles se conheceram praticando o goalball e têm duas filhas, Ana Vitoria e Ana Lara, que acompanharam a participação dos pais neste sábado. Ambos representam a Associação Paradesportiva do Norte (APAN).

“Eu comecei no atletismo aos 29 anos, visitei a Vila Olímpica e fui apresentada ao esporte pelo professor Sérgio [da APAN]. Eu comecei correndo, nas provas de pista, e agora estou me dedicando ao arremesso, já viajei para João Pessoa e São Paulo para competir. Espero melhorar as marcas para crescer nessas provas”, disse Iracelia. Ela fez 5,99m no arremesso de peso e 14,30m no lançamento de disco, as duas provas da classe F11 (cegos).

Wanderson passou a praticar o atletismo por recomendação de Iracelia e também se apaixonou pela modalidade. No Meeting de Manaus, ele obteve 6,37m no arremesso de peso e 16,94m no lançamento de discoo, também na classe F11.

“Poderia ter feito um arremesso melhor no peso, acho que consigo melhorar minha marca. Mas é muito bom competir em um evento desse aqui em Manaus, com a família participando”, disse Wanderson.

Em Manaus, houve tanto disputas válidas para atletas do alto rendimento como também Seletivas Estaduais de três competições para as categorias de base: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (disputa entre crianças de 7 a 10 anos alunas de Centros de Referência do CPB).

O Meeting Paralímpico foi criado em 2021 e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Também no sábado, 26, houve uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa em São Luís, no Maranhão, com 113 participantes no atletismo.

Patrocínios
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/meeting-loterias-caixa-de-manaus-registra-recorde-de-convocada-ao-mundial-de-halterofilismo/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário