13/01/2020

Light denunciam demissão em massa de deficientes

Um protesto foi convocado pelo sindicato da categoria e deve acontecer nesta terça-feira (14)

Por Andrezza Buzzani, às 18:51 - 12/01/2020 | Atualizado às 18:53 - 12/01/2020

00:0002:54

Após a Light demitir 20 deficientes físicos de uma só vez, os ex-funcionários devem realizar um protesto convocado pelo sindicato da categoria, em frente ao edifício-sede da empresa, no Centro do Rio, nesta terça-feira (14). O ato está previsto para acontecer às 7h30, na porta do prédio localizado na Avenida Marechal Floriano.

A manifestação é contra o descumprimento do Acordo de Responsabilidade Social, que prevê a inserção de trabalhadores com deficiência. No dia 2 de janeiro, vinte colaboradores que trabalhavam no setor de Agência Virtual, responsável pelo atendimento aos clientes por e-mail, foram demitidos. Um dia depois, mais um deficiente foi desligado da concessionária de energia.

Segundo o ex-colaborador e representante da equipe Washington Soares, a justificativa dada pela Light foi a necessidade de reestruturar a empresa durante a nova gestão. Ele afirma, porém, que apenas os funcionários que não são deficientes permaneceram na empresa e foram realocados para outro setor.

Na Agência Virtual permaneceram apenas terceirizados que dividiam as funções no setor, ainda de acordo com Washington. Um dos ex-funcionários do grupo desligado da empresa, Pedro Henrique de Sousa, relata que a equipe recebia ameaças de demissão e chegava a ser coagida em alguns momentos.

Ainda de acordo com o representante dos funcionários as primeiras demissões de pessoas com deficiência, ocorreram desde novembro do ano passado.

Em nota, a Light informou que está em contato com cada um dos profissionais e disse que passa por reestruturações em diversas áreas para melhorar os resultados operacionais e aprimorar o atendimento aos clientes. Por este motivo, a companhia afirma que descontinuou as operações com profissionais próprios do atendimento da agência virtual da Light, composta pelos 20colaboradores.

Como os funcionários demitidos contestam esta versão, a reportagem questionou a empresa sobre as demissões apenas dos trabalhadores com deficiência e sobre as queixas de ameaças, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

Fonte  http://bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/funcionarios-da-light-denunciam-demissao-em-m

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário