01/02/2020

Blumenau ganha único Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina

Cidade foi escolhida após apresentar todos os indicadores solicitados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro








Blumenau foi escolhida para abrigar um dos 14 Centros de Referência Paralímpicos que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) implantou pelo país. Realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Furb, Comitê Paralímpico Brasileiro e com o apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), a abertura oficial do Centro está confirmada para próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, às 15h30, no complexo esportivo, campus 1 da universidade.
Oferecendo a modalidade de atletismo, o Centro de Referência em Blumenau foi aprovado após apresentação de todos os indicadores solicitados pelo CPB, que incluem títulos mundiais e índices internacionais, como as medalhas conquistadas no mundial da Suíça pelo atleta José Alexandre Martins da Costa, no ano passado.
“O Comitê Paralímpico Brasileiro trabalha para o desporto paralímpico de uma forma muito ampla, melhorando a qualidade de vida da pessoa com deficiência em todo o Brasil. Os projetos contemplam desde a iniciação até o alto rendimento, atendendo uma faixa etária de oito a 40 anos em algumas modalidades. Até 2018 todos os projetos do CPB ficaram reduzidos ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Cidade de São Paulo”, afirma o coordenador geral dos Centros de Referência do CPB, Ramon Pereira.
De acordo com o prefeito, Mário Hildebrandt, a implantação do Centro de Referência Paralímpico é fruto de um longo trabalho realizado pela Prefeitura de Blumenau e Furb. “A parceria entre a Prefeitura e a Furb no Paradesporto existe há nove anos e ficamos muito felizes em saber que conseguimos mais este selo de referência, que é a implantação do Centro em Blumenau. Por meio do Esporte transformamos vidas, damos esperanças de melhoria às famílias e, no caso do Paradesporto, temos o poder da tão sonhada inclusão”, destaca. 
A abertura do Centro de Referência trará para a cidade a metodologia de trabalho que o comitê utiliza em todo o país, potencializando ainda mais o desempenho dos atletas em nível nacional e internacional. “Com a implantação do Centro, o comitê vai proporcionar a contratação de técnica e coordenação específicas para o atletismo, além de oferecer formação aos profissionais da área. Alguns cursos já estão confirmados para todos os professores da rede de ensino de Blumenau e região, não somente aqueles ligados ao paradesporto em 2020”, informa a Secretária.
O Coordenador Geral dos Centros de Referência do CPB enfatiza a qualidade do paradesporto da cidade. “Blumenau vem trabalhando para o paradesporto de modo exemplar, com participações em nossos principais eventos como o circuitos Caixa, Paralimpíadas Escolares, entre outros. Para o Comitê Paralimpico Brasileiro ter a cidade como um representante oficial das nossas ações é uma honra e esperamos estender esta cooperação com muitos projetos, sempre trabalhando para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.”, afirma Pereira
Segundo a secretária de Educação, intenção é adaptar as demais modalidades do programa à metodologia utilizada no Comitê Brasileiro. Hoje, o paradesporto da cidade conta com 500 atletas, 11 modalidades e 32 professores. E, semanalmente, são realizados 700 atendimentos. Além disso, o Centro de Referência deve abrir espaço para a atuação e formação de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, bem como ativar outros projetos de pesquisa e extensão vinculados ao esporte. “É por estas razões que o comitê privilegia a implantação dos centros ligados às universidades”, explica Patrícia Lueders.
Única instituição indicada pelo comitê no Estado, o centro implantado na Furb terá abrangência regional e deverá receber também atletas de outras localidades de Santa Catarina. “A história da Universidade e seu contínuo apoio ao esporte certamente credenciam a Furb a representar Blumenau e Santa Catarina no Comitê Paralímpico Brasileiro. Ser um centro de referência nacional nos enche de orgulho e motiva ainda mais ao trabalho que, além do esporte, alcança também a inclusão social”, destaca a reitora Marcia Sardá Espindola.
A abertura oficial do Centro de Referência Paralímpico em Blumenau será realizada no complexo esportivo da FURB, na segunda-feira, 3 de fevereiro, às 15h30 com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, reitora, atletas e professores do programa.
Assessor de Comunicação: Rafaella Fernandes Silveira
Fonte  https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/semed/blumenau-ganha-aonico-centro-de-referaancia-paralaimpico-em-santa-catarina4
Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário