Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 serão realizados em duas regiões do Chile – Metropolitana e O’Higgins – e contarão com 120 atletas brasileiros, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro.
Na Região Metropolitana, o principal complexo esportivo do país e um dos símbolos históricos do esporte chileno, o Parque Esportivo Estádio Nacional, em Ñuñoa, receberá oito das 13 modalidades da competição. Inaugurado em 1938 e reformado para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2023, o local hoje possui infraestrutura de padrão internacional, totalmente adaptada ao esporte paralímpico.
A bocha e o futebol de cegos serão disputados no Centro de Treinamento Paralímpico, um dos primeiros complexos da América Latina especializados em esportes adaptados. O espaço dispõe de acessibilidade total, salas multifuncionais e equipamentos de alto desempenho.
O Estádio Atlético Mario Recordón, também dentro do Parque Esportivo, sediará as provas de atletismo. O local, que leva o nome de um ex-atleta chileno, conta com pista certificada pela World Athletics e arquibancadas acessíveis.
As disputas de basquete em cadeira de rodas 3×3 e 5×5 serão realizadas em ginásios cobertos do parque, com quadras adaptadas e arquibancadas móveis. No Centro de Esportes de Contato, ocorrem as competições de goalball e judô, enquanto o vôlei sentado será disputado em instalações do Centro Esportivo, parte do mesmo complexo.
Na comuna de Providencia, o tênis em cadeira de rodas terá como sede o Clube Providencia. Já no cruzamento das avenidas José Arrieta e Tobalaba, no Parque Peñalolén, ocorrerão as provas de tiro com arco.
Na Região de O’Higgins, ao sul da capital, três municípios sediarão modalidades paralímpicas: Rengo, com o tênis de mesa, Machalí, que receberá o halterofilismo no recém-remodelado Centro Esportivo Guillermo Chacón, e Santa Cruz, palco do futebol PC (paralisados cerebrais), no histórico Estádio Joaquín Muñoz García, inaugurado em 1920 e sede do Club de Deportes Santa Cruz.
Confira as sedes de cada modalidade:
Região Metropolitana
Ñuñoa – Parque Esportivo Estádio Nacional (CT Paralímpico)
Bocha e futebol de cegos
Estádio Atlético Mario Recordón
Atletismo
Centro Esportivo Coletivo
Basquete em cadeira de rodas 3×3 e 5×5
Centro de Esportes de Contato
Goalball e judô
Centro Esportivo
Vôlei sentado
Providência – Clube Providencia
Tênis em cadeira de rodas
Peñalolén – Parque Peñalolén
Tiro com arco
Região de O’Higgins
Rengo – Centro Esportivo Luis Pavez
Tênis de mesa
Machalí – Centro Esportivo Guillermo Chacón
Halterofilismo
Santa Cruz – Estádio Joaquín Muñoz García
Futebol PC
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/parapan-de-jovens-2025-confira-as-sedes-e-regioes-de-cada-modalidade-durante-a-competicao/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário