O Corinthians inova ao batizar seus jogadores em Libras, em parceria com a Helpvox e apoio da FDSESP. A ação, parte do 'Setembro Azul', visa inclusão e conscientização da comunidade surda.

O Corinthians é o primeiro time de futebol do País a dar aos jogadores sinais próprios na Língua Brasileira de Sinais. A ação tem parceria com a Helpvox e apoio da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de SP (FDSESP). A iniciativa integra as comemorações do 'Setembro Azul', mês dedicado à visibilidade, conscientização e luta pela inclusão da comunidade surda.
O batismo foi feito no Centro de Treinamento Dr. Joaquim Grava, em São Paulo/SP.
A ação teve a participação de 2 torcedores corinthianos surdos que criaram os sinais para cada atleta em campo, e apoio do Hubfiel, ecossistema de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade do clube.
O batismo em Libras observa características físicas, comportamento, até apelidos, da pessoa e, a partir disso, cria e atribui um sinal que a representa. A soletração do nome através da datilologia (alfabeto manual) é feita antes da apresentação do sinal pessoal. A pessoa que faz o batismo deve ser surda e avalia traços físicos, modo de sorrir, cor do cabelo ou sinais no rosto.
Estão previstos um treinamento das equipes de atendimento do clube e da arena em Libras, e a instalação de totens para atendimento remoto na Língua Brasileira de Sinais.
A apresentação oficial dos sinais aconteceu domingo, 28 de setembro, às 20h30, durante a divulgação da escalação do Corinthians no jogo contra o Flamengo, na Neo Química Arena, em São Paulo/SP, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=a9000ede-1b77-4c9a-af82-c8dfed8f3fc5
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário