21/10/2025

Parapan de Jovens de Santiago: delegação tem 34 ‘veteranos’ da campanha de Bogotá 2023

Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-americanos de Jovens em Bogotá, Colômbia 2023 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A delegação brasileira que irá disputar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 contará com 34 atletas que, apesar da pouca idade, já são veteranos no evento continental que acontecerá de 31 de outubro a 9 de novembro no Chile.

Estes esportistas fizeram parte da campanha brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Bogotá, na Colômbia, em 2023. Na ocasião, o Brasil conquistou 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e ganhou ao menos uma medalha de ouro em nove das 10 modalidades disputadas. A exceção foi o futebol PC, medalhista de prata. No basquete em cadeira de rodas, o Brasil foi ouro com a Seleção feminina e prata com a masculina.

Para Santiago, o Brasil contará com 120 atletas de 12 modalidades. Os jovens convocados representam 23 unidades federativas, com São Paulo liderando a lista, com 32 atletas, seguido por Minas Gerais, com 12, e pelo Distrito Federal, com 11.

O basquete em cadeira de rodas é a modalidade que terá mais jovens remanescentes da campanha de Bogotá, com seis convocados. A seguir está o tênis de mesa, com cinco, seguido por futebol de cegos, halterofilismo, goalball e vôlei sentado, todas modalidades com quatro esportistas (confira lista de atletas abaixo).

A carioca Sophia Kelmer, 17, ouro nas disputas de simples e duplas femininas do tênis de mesa em Bogotá, afirmou estar ansiosa para participar do evento novamente.

“Quando a gente fala de Parapan de Jovens, estamos falando de uma das competições mais importantes do mundo para formação de atletas. Eu estou muito ansiosa para esta nova competição e tenho certeza de que vou dar meu melhor para trazer um ótimo resultado para o Brasil”, disse Sophia, que tem como uma de suas lembranças mais felizes de 2023 sua entrada como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura.

Outro atleta que vai para seu segundo Parapan de Jovens é o maranhense Paulo Victor Pinheiro, 19, do futebol de cegos. O jovem, que foi ouro com a Seleção em 2023, contou que sentiu “frio na barriga” antes da estreia e que a competição contribuiu para sua evolução no esporte.

“No Parapan de Jovens a gente aprende a jogar contra seleções do mesmo nível que o nosso. Ganhei uma experiência muito grande. Agora chego ainda mais maduro”, afirmou.

Segundo o atleta, o momento mais marcante foi a final contra a Argentina, quando o time teve a oportunidade de uma revanche após perder na primeira fase. “Fomos com muita vontade, vencemos e trouxemos a medalha. Sempre que a gente representa o Brasil é muito importante. Vamos com a expectativa lá em cima para sermos campeões mais uma vez”, disse.

Confira a lista de convocados de Santiago 2025 que estiveram em Bogotá 2023:

Basquete em cadeira de rodas
Jovanio de Lucena Souza Filho
Kevin Colares
Kewin da Conceicao Ribeiro
Laura Vitoria de Souza Nauderer
Paula Leticia Ricardo Silva
Rebeca Soares Freires

Bocha
Eduardo dos Santos Vasconcelos

Futebol de cegos
Alvaro Augusto Goncalves da Costa Magalhaes
Anael de Sousa Oliveira
Kauan Sabino da Silva
Paulo Vitor Pinheiro

Futebol PC
Andre de Almeida dos Santos
Gabriel Angelo Araujo
Gabriel Melo Santana da Silva

Goalball
André Luiz da Silva
Graziele Mendes Marques
Kemilly Vitoria dos Santos Costa
Marco Antonio de Almeida Santos

Halterofilismo
Clayton Duarte Costa
Lucas Vitorio Bento Mariano
Mylena Cristina Lemos da Silva
Paulo Roberto Severo da Silva

Judô
Gabriel Ferreira Rodrigues

Tênis de mesa
Jean Carlos de Souza Mashki
Karina Bezerra Becker Aloise Moura
Lethicia Rodrigues Lacerda
Nicole Ferreira Rodrigues dos Santos
Sophia Pernisa Kelmer

Tênis em cadeira de rodas
Luiz Augusto Mariano Calixto
Vitoria Miranda Dias Anatólio

Vôlei sentado
Isaac Bergamim Felix
Victor Hugo Voi Taborda
Vinicius Juliano da Silva
Yasmin Santos Camargo

Patrocínio
A CAIXA, as Loterias CAIXA, a Braskem e a ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegos, bocha, basquete em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa e vôlei sentado.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/parapan-de-jovens-de-santiago-delegacao-tem-34-veteranos-da-campanha-de-bogota-2023/

Postado Pôr Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário