O Paraná investe R$ 222,5 milhões em 57 projetos de pesquisa e inovação (NAPIs) em áreas como saúde, educação e tecnologia. Foram concedidas 6.269 bolsas de pesquisa, com destaque para o NAPI de Tecnologia Assistiva.

O Paraná tem 57 projetos estratégicos em diversas áreas em desenvolvimento nos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), da Fundação Araucária. São ideias que prometem revolucionar os estudos nas áreas de saúde, genômica, educação, emergências climáticas, sustentabilidade, agricultura, inteligência artificial, energias renováveis e transformação digital.
Desde 2019, o governo já aplicou R$ 222,5 milhões em investimentos voltados ao fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. Mais do que números, os NAPIs representam uma política pública inovadora que articula dezenas de grupos de pesquisa de todas as universidades e institutos do Estado, em diálogo direto com empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Já foram concedidas 6.269 bolsas de pesquisa e extensão, fomentando a formação de talentos e a produção de conhecimento com impacto direto na sociedade.
Um dos exemplos é o NAPI de Tecnologia Assistiva, que vem se destacando nacionalmente com o desenvolvimento de próteses inteligentes e dispositivos de inclusão sensorial.
Já por meio do NAPI Paraná Faz Ciência foi lançada a primeira pesquisa de Percepção Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, apresentada em livro.
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=b2c0d851-7559-4386-8879-3b9efd7995ff
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário