13/10/2025

Brasil conquista dez ouros na fase individual do Para Pan-Americano de tênis de mesa

Bruna Alexandre (esq.), Danielle Rauen (centro) e Jennyfer Parinos no pódio da classe 9-10 do Para Pan-Americano no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Wallace Teixeira/CBTM

Os mesatenistas brasileiros encerraram, na última sexta-feira, 10, a fase individual do Para Pan-Americano de tênis de mesa com dez medalhas de ouro. Ao todo, o Brasil somou até agora 27 medalhas, incluindo oito de prata e nove de bronze, na competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Para Pan-Americano 2025 teve início na quinta-feira, 9, com 48 atletas representando o Brasil. Das 27 medalhas conquistadas até o momento, 15 vieram nas classes masculinas (cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes) e 12 no feminino (cinco ouros, três pratas e quatro bronzes).

Pela classe 8 masculina, o paulista Luiz Manara, tricampeão nos Jogos Parapan-Americanos (Toronto 2015, Lima 2019 e Santiago 2023), conquistou o ouro ao vencer o também brasileiro Jean Carlos Mashki por 3 sets a 1 (11/8, 11/9, 14/16 e 11/4).

O catarinense Gabriel Antunes (classe 10), ouro no Parapan de Jovens de Bogotá 2023, foi ouro no CT ao vencer o chileno Manuel Echaveguren por 3 sets a 2 (11/7, 11/5, 8/11, 8/11 e 11/9).

Além deles, o jovem catarinense Maycon Oliveira conquistou o ouro na classe 4-5, ao vencer o argentino Elias Romero por 3 sets a 2; o paranaense Paulo Henrique Fonseca, pela classe 7, superou o chileno Cláudio Bahamondes por 3 sets a 2; e o paulista Thiago Gomes, pela classe 11, venceu Lucas Walter Hansen por 3 sets a 1.

No individual feminino, o Brasil conquistou pódio triplo na classe 9-10, com as catarinenses Danielle Rauen (ouro), e Bruna Alexandre (prata) e a paulista Jennyfer Parinos (bronze). A final entre Danielle e Bruna terminou em 3 sets a 1 (11/7, 7/11, 11/9 e 11/6).

Na classe 8 feminina, a carioca Sophia Kelmer conquistou o ouro e assumiu a liderança do ranking mundial da categoria após campanha invicta em três partidas, em disputa realizada em grupo único com quatro participantes.

Ainda no feminino, as paulistas Cátia Oliveira (classe 1-2) e Joyce de Oliveira (classe 3) conquistaram o ouro. Cátia venceu a argentina Coty Garrone por 3 sets a 1, e Joyce superou a goiana Thais Fraga por 3 sets a 0.

Fechando a participação dourada brasileira, a goiana Lethícia Lacerda venceu a paulista Aline Meneses por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/6 e 11/5.

Antes do evento continental, o CT Paralímpico sediou, entre 3 e 7 de outubro, o ITTF Para Elite São Paulo, torneio internacional que contou com 26 medalhas brasileiras: nove na fase individual e 17 nas duplas.

Confira todas as medalhas brasileiras conquistadas na fase individual
Masculino

Classe 2
Guilherme Costa (prata)
Iranildo Espindola (bronze)

Classe 3
Welder Knaf (prata)
Fabio Silva (bronze)

Classe 4-5
Maycon Oliveira (ouro)
Carlos Eduardo Moraes (bronze)
Lucas Carvalhal (bronze)

Classe 7
Paulo Fonseca (ouro)

Classe 8
Luiz Manara (ouro)
Jean Carlos Mashki (prata)

Classe 9
Lucas Carvalho (prata)

Classe 10
Gabriel Antunes (ouro)
Claudio Massad (bronze)

Classe 11
Thiago Gomes (ouro)
Lucas Hansen (prata)

Feminino
Classe 1-2
Catia Oliveira (ouro)
Carla Azevedo (bronze)

Classe 3
Joyce Oliveira (ouro)
Thais Fraga (prata)
Marliane Santos (bronze)

Classe 4-5
Maria Luiza Passos (bronze)

Classe 6-7
Lethicia Lacerda (ouro)
Aline Ferreira (prata)

Classe 8
Sophia Kelmer (ouro)

Classe 9-10
Danielle Rauen (ouro)
Bruna Alexandre (prata)
Jennyfer Parinos (bronze)

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Bruna Alexandre, Catia Oliveira, Danielle Rauen, Joyce Oliveira, Thais Fraga, Claudio Massad e Luiz Filipe Manara são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Catia Oliveira, Danielle Rauen, Joyce Oliveira, Claudio Massad, Jennyfer Parinos, Luiz filipe Manara, Marliane Amaral e Thiago Gomes integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

Patrocínio
A Caixa e Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do tênis de mesa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-conquista-dez-ouros-na-fase-individual-do-para-pan-americano-de-tenis-de-mesa/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário