29/10/2025

Notas que transformam a vida de crianças e adultos: a música como ponte para a inclusão

Notas que transformam a vida de crianças e adultos: a música como ponte para a inclusão

Projeto com oficinas adaptadas promove convivência entre diferentes públicos unindo arte e inclusão, além de transformação cultural e social

No Instituto Olga Kos, a música vai muito além de notas e melodias, ela é instrumento de transformação. Por meio do projeto “Música – Notas & Sonetos”, crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, encontram na arte um espaço de expressão, convivência e autonomia.

As oficinas, que acontecem semanalmente na Galeria Olido, em São Paulo, reúnem participantes de diferentes idades e histórias. Durante oito meses, eles exploram sons, instrumentos e poesias, transformando cada descoberta em aprendizado e cada gesto em inclusão.

“A música sempre é uma ferramenta de transformação. Ela vai muito além das notas musicais: está na observação, na organização, na escuta e na liberdade de cada participante para criar à sua maneira”, explica Xavier, coordenador da área de música do Instituto Olga Kos. Ele destaca que o maior desafio é “respeitar o processo de cada um, valorizando o jeito único com que cada pessoa se expressa”.

A liberdade de criação é uma marca do projeto. Segundo Xavier, há momentos em que um participante transforma o violão em um novo instrumento, e isso é acolhido como expressão legítima. “O importante é que todos possam imaginar e tocar do seu jeito, sem se prender a padrões”, completa.

Entre os muitos exemplos de superação e afeto está Caroline, de 41 anos, participante de projetos do Instituto Olga Kos a mais de cinco anos. Sua mãe, Maria Angélica, conta que a música acompanha a filha desde o início da vida:
“A Caroline ama a música. Ela acorda e já liga o rádio. Tudo o que aprendeu, foi com base na música, é a forma como ela entende o mundo e se expressa”, afirma.

Já Roseli, mãe do participante André, de 47 anos, reforça a importância da convivência entre as famílias e o impacto do Instituto no cotidiano delas:“A gente aprende mais com eles do que ensina. Aqui, eles podem ser quem são, cada um com seu tempo, com sua vontade. E nós, mães, viramos uma família também, uma apoiando a outra”, diz.

Essa rede de afeto e aprendizado compartilhado é um dos grandes resultados do projeto. Como explica o presidente do Instituto, Wolf Kos, “a música é um espaço de encontro e acolhimento. Quando pensamos em acessibilidade cultural, falamos em garantir que todas as pessoas possam vivenciar o prazer e a emoção da arte. É nesse ponto que a música se torna um instrumento poderoso de inclusão, porque conecta, emociona e cria pertencimento”.

Com cada nota, verso ou gesto, o projeto “Música – Notas & Sonetos” mostra que a verdadeira harmonia nasce da diversidade e que a arte, quando acessível e inclusiva, é capaz de transformar vidas e revelar talentos únicos.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Oscip pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos voltados a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, autonomia e respeito às diferenças.

Fonte https://diariopcd.com.br/notas-que-transformam-a-vida-de-criancas-e-adultos-a-musica-como-ponte-para-a-inclusao/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário