14/10/2025

Brasil encerra Copa América de bocha com ouro e dois bronzes em pares e equipes

Delegação Brasileira durante a cerimônia de abertura da Copa América em Cali | Foto: Divulgação/Federación Colombiana de Boccia

A Seleção Brasileira de bocha conquistou três medalhas nesta segunda-feira, 13, último dia de disputas da Copa América de bocha, em Cali, na Colômbia. O Brasil foi ouro nos pares mistos da classe BC3, bronze por equipes mistas BC1/BC2 e bronze nos pares mistos da classe BC4.

Somando os resultados individuais e coletivos, o país totalizou 12 medalhas, seis de ouro, uma de prata e cinco de bronze na disputa iniciada na última terça-feira, 7.

Na disputa por pares mistos da classe BC3, para atletas com deficiências severas que utilizam instrumento auxiliar e podem contar com assistência, a dupla formada pela pernambucana Evani Calado e o mineiro Mateus Carvalho conquistou o ouro após vencer todas as rodadas, em grupo único formado por três duplas. A Colômbia ficou com a prata e o Peru, derrotado pelos brasileiros na última rodada, assegurou o bronze.

Além do título conquistado juntos, Mateus Carvalho também foi campeão individual da classe BC3. Já Evani obteve o bronze ao vencer duas rodadas no grupo único com cinco participantes, completando o pódio ao lado da peruana Niurka Callupe (prata) e da paulista Evelyn Oliveira, campeã da classe com três vitórias.

Na disputa por equipes mistas (classes BC1/BC2), composta pelo cearense Maciel Santos, o potiguar Yuri Tauan e a pernambucana Andreza Vitória, o Brasil garantiu o bronze ao vencer o Canadá por 17 a 2, fechando a participação com duas vitórias em cinco rodadas. O ouro ficou com El Salvador, e a prata com o México.

Nos pares da classe BC4, para atletas que competem sem assistência, a paraibana Laissa Guerreira e o potiguar José Antônio foram derrotados na semifinal por 5 a 4 pelo Canadá, que ficou com a prata após perder para a Colômbia (5 a 2). Na disputa pelo bronze, os brasileiros superaram o Chile por 7 a 4.

Disputas individuais
O Brasil contou com dez atletas nas disputas individuais da Copa América e conquistou cinco ouros na última sexta-feira, 10. Destaque para a classe BC3, com a paulista Evelyn Oliveira (ouro) e a pernambucana Evani Calado (bronze). No masculino, Mateus Carvalho, de Uberlândia (MG), venceu suas três partidas e também conquistou o ouro.

Na classe BC1, o país conquistou dois ouros, no masculino e no feminino. A pernambucana Andreza Vitória venceu Yushuae Andrade, de Bermudas, por 5/2 e 5/2, enquanto o paulista José Carlos Chagas derrotou o canadense Lance Cryderman por 4 a 1.

Na classe BC2, o cearense Maciel Santos encerrou sua participação com o bronze, após vitória por 12 a 0 sobre o canadense Danik Allard. Na classe BC4, a paraibana Laissa Guerreira conquistou a prata, enquanto o paranaense Eliseu Santos levou o bronze. O potiguar José Antônio completou o quadro de ouros ao vencer o colombiano Edilson Chica Chica por 10 a 0.

Na última edição do torneio, realizada em 2021 no CT Paralímpico, em São Paulo, o Brasil conquistou 13 medalhas: cinco de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

Patrocínio
A Caixa e a Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da bocha.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Mateus Carvalho, são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Evani Calado, Evelyn Oliveira, Laissa Guerreira e Maciel Santos, integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-encerra-copa-america-de-bocha-com-ouro-e-dois-bronzes-em-pares-e-equipes/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário