20/10/2025

Arujá/SP tem novo diretor para a pasta da pessoa com deficiência

Arujá/SP nomeia Ronilson Silva como novo diretor da Pessoa com Deficiência, impulsionando políticas de inclusão e acessibilidade. Destaque para oficinas de Libras e emissão da CIPTEA.

Arujá/SP tem novo diretor para a pasta da pessoa com deficiência

A cidade de Arujá/SP, na grande SP, vem se destacando na chamada região do Alto Tietê, pela ampliação de políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. Esse trabalho ganhou novo impulso em setembro último, com a chegada de Ronilson Silva à Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, criada em 2024.

Com ampla experiência na gestão de entidades e conselhos dedicados à inclusão, Ronilson traz ao município um histórico de liderança e diálogo. Com a nomeação de Ronilson Silva, Arujá/SP dá continuidade e fortalece o trabalho iniciado por Hadassa Machado, primeira diretora da pasta, falecida em agosto.

Entre os destaques na inclusão e acessibilidade na cidade de Arujá/SP, estão as oficinas de Libras nos 3 Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), Mirante, Barreto e Centro, que atendem mais de 180 participantes. A cidade também ultrapassou 500 emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que garante prioridade e acesso a direitos, disponível online e presencialmente. Na assistência social, 1.117 pessoas com deficiência recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para evitar a perda do benefício, a Prefeitura realizou em 2024 uma ampla atualização cadastral, regularizando mais de 2.300 cadastros desatualizados desde 2017 — ação que assegurou renda mínima a centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Outro avanço importante é a parceria com o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, firmada junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atualmente, 21 jovens atletas aruajenses participam dos projetos Escola Paralímpica de Esportes e Reabilitar, administrados pela Diretoria da Pessoa com Deficiência. O município também promoveu capacitações com professores e estagiários do Programa Viva Esporte, ampliando o incentivo ao esporte inclusivo. As ações de conscientização também seguem ativas, com oficinas, campanhas educativas e eventos alusivos às datas de mobilização.

Ronilson Silva é pessoa com deficiência e profissional do direito com experiência no Poder Legislativo e desejamos a ele todo sucesso e sorte nessa nova empreitada à frente da diretoria da pessoa com deficiência na cidade de Arujá/SP.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=f9f74db0-1146-42c1-9f2b-0ba040dd6029

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário