15/10/2025

Brasil sedia Mundial de ciclismo de pista paralímpico no Rio pela terceira vez; confira convocados

Seleção Brasileira durante a sessão de treinos no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro-RJ | Foto: Luis Claudio Antunes/CBC

O Brasil sediará, pela terceira vez, o Campeonato Mundial de ciclismo de pista paralímpico, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro. O país já havia recebido o evento em 2018 e 2024.

Organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a União Ciclística Internacional (UCI), o Mundial reunirá cerca de 160 atletas de 37 países, totalizando 614 participantes. A programação inclui provas de velocidade, perseguição individual, contrarrelógio e outras disputas da modalidade.

A equipe brasileira contará com 22 atletas, entre eles os paulistas Lauro Chaman, da classe C5 (atletas que utilizam bicicletas convencionais), e Sabrina Custódio (C2), e a acreana Jerusa Geber da classe B (tandem) , campeã paralímpica e maior medalhista brasileira em mundiais de atletismo, que fará sua estreia em Mundiais de ciclismo.

“Estar novamente no Velódromo do Rio é sempre especial. O público brasileiro faz toda a diferença, e poder disputar um Mundial em casa é uma oportunidade importante para nós”, afirmou Lauro Chaman, medalhista paralímpico nos Jogos do Rio 2016.

Lauro ingressou no paradesporto aos 22 anos. Nascido com o pé esquerdo virado para trás, passou por cirurgia corretiva, mas perdeu o movimento do tornozelo. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, conquistou prata na prova de estrada e bronze no contrarrelógio. Na última edição do Mundial de ciclismo de pista, também no Rio, ficou com a prata na perseguição individual da classe C5, em disputa com o francês Dorian Foulon.

Na classe C2 feminina, Sabrina Custódio conquistou medalha de prata na última edição do Mundial, nos 500m contrarrelógio. A atleta tem amputações abaixo do cotovelo nos dois braços e transtibial na perna direita, em decorrência de um choque elétrico que atingiu 14% do corpo.

Além dos dois atletas, o Brasil contará com os paulistas Carlos Soares (C1), Bianca Garcia e Márcia Fanhani (B), a paranaense Victoria Barbosa (C1), e o goiano Victor Herling (C2), entre outros (confira a convocação abaixo).

Multicampeã do atletismo

A acreana Jerusa Geber, atleta multicampeã do atletismo paralímpico brasileiro, irá competir também no ciclismo, pela classe B, destinada a atletas com deficiência visual. Nessa categoria, os ciclistas utilizam uma bicicleta tandem (dupla), em que o atleta-guia pedala na frente e o atleta com deficiência visual, atrás.

No atletismo, Jerusa é a brasileira com o maior número de medalhas em Campeonatos Mundiais, com 13 pódios (sete ouros, cinco pratas e um bronze). Ela compete pela classe T11 nos 100m, 200m e 400m.

As provas do Mundial terão transmissão ao vivo pelos canais oficiais da CBC e da UCI no YouTube. Também haverá exibição pela TV LMC+ (canal 548 da Claro TV e 612 da Vivo TV).

Confira os atletas convocados para o Mundial de Ciclismo de Pista 2025:
Equipe masculina

Lauro Chaman – Classe C5
Ricardo Alafim – Classe C5
Johnatan Mineiro – Classe C5
Theo Denadai – Classe C5
Elielson Rodrigues – Classe C4
Dirceu Almeida – Classe C4
Luis Steffens – Classe C4
Eduardo de Araujo – Classe C3
Victor Herling – Classe C2
Roberto Neto – Classe C2
Augusto Moura – Classe C2
Carlos Soares – Classe C1
Bruno dos Anjos – Classe B
Endrigo Pereira (piloto)

Equipe feminina
Marcia Fernandes – Classe C5
Fabiana de Assis – Classe C5
Amanda de Paiva – Classe C3
Sabrina Custódia – Classe C2
Victoria Barbosa – Classe C1
Jerusa dos Santos – Classe B
Carolina Barbosa (pilota)
Gilce Côrtes – Classe B
Wellyda dos Santos (pilota)
Marcia Fanhani – Classe B
Maria Muller (pilota)
Bianca Garcia – Classe B
Lara Marinho (pilota)

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Carlos Soares, Jerusa Geber e Victoria Barbosa são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Sabrina Custódio, Jerusa Geber e Lauro Chaman integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-sedia-mundial-de-ciclismo-de-pista-paralimpico-no-rio-pela-terceira-vez-confira-convocados/

Postado Pôr Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário