
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu entre os dias 14 e 19 de outubro a 3ª edição dos Jogos Juvenis da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O evento reuniu 139 atletas de até 23 anos, selecionados a partir dos regionais de futebol de cegos e goalball e das etapas da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de Judô Paralímpico de 2025.
No judô, 42 atletas de diferentes categorias competiram após se destacarem nas seletivas nacionais. Oito desses judocas integram a Escola Paralímpica de Esportes, programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) voltado à iniciação de crianças e jovens com deficiência física, visual e intelectual, de 7 a 17 anos, em 15 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos.
Nas disputas femininas, um dos destaques da Escolinha foi a cearense Wiliany Costa, campeã na categoria até 60kg da classe J1 (cegas). A atleta também foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que ocorrerão no Chile, em novembro.
Na mesma categoria, a paraibana Maria Eduarda Souza conquistou a medalha de prata, enquanto as paulistas Julia Souza (J1) foi vice-campeã até 70kg, e Meire Doro (J2, baixa visão) garantiu a prata na disputa acima de 70kg.
Entre os homens, os paulistas Vinicius Santos assegurou a medalha de prata na categoria até 62kg (J1), e Jorge Luiz conquistou o bronze na até 70kg (J2). O paulista Gabriel Klein e o capixaba Gabriel Yuri dividiram a quinta colocação pela mesma classe.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/atletas-da-escolinha-conquistam-seis-medalhas-no-judo-durante-os-jogos-juvenis-da-cbdv/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário