16/10/2025

CPB realiza primeiro Summit Brasil Paralímpico e fortalece relação com o mercado

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro José Antônio Freire durante o Summit Brasil Paralímpico | Foto: Edu Santana/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro realizou nesta quarta-feira, 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Summit Brasil Paralímpico, evento voltado para executivos c-levels. O dia de atividades contou com painéis sobre esporte e marketing mediados pelo apresentador Marcelo Tas, além da divulgação de uma pesquisa inédita focada no mapeamento dos consumidores de esporte paralímpico e a experimentação de modalidades esportivas adaptadas.

O Summit Paralímpico busca realçar o CPB como um ativo de influência esportiva, cultural, social e econômica, alinhado com as maiores tendências globais (ESG, diversidade, inovação, propósito). O encontro tem a função de ser um espaço de discussões estratégicas, com a participação de líderes que já estão implementando a inclusão em seus modelos de negócio.

Entre os participantes estiveram o presidente do CPB José Antônio Freire, o vice-presidente do CPB Yohansson do Nascimento, o CEO da ASICS América Latina Alexandre Fiorati e o diretor-presidente das Loterias Caixa Renato Silva Siqueira.

Marcelo Tas abriu o evento exaltando o alto nível do esporte paralímpico brasileiro: “O Movimento Paralímpico brasileiro é uma joia deste país. É uma excelência que raramente temos em alguns setores da economia brasileira, fruto de muita dedicação e de nossa cultura.”

Painéis
No primeiro painel do dia, o presidente do CPB, José Antônio Freire, e o vice-presidente, Yohansson do Nascimento discursaram sobre a Construção de um Legado Esportivo. “A gente quer realçar todo o potencial mercadológico do CPB, neste momento em que acumulamos as campanhas históricas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e o 1º lugar recém-conquistado no Mundial de atletismo de Nova Délhi. São frutos de um trabalho que ultrapassa as barreiras esportivas, é o resultado de um trabalho transversal”, explicou o presidente do CPB.

Também subiram ao palco os atletas Ricardo Mendonça (atletismo), Ana Carolina Moura (taekwondo), Samuel Oliveira (natação), Paola Klokler (basquete em cadeira de rodas), Cássio Reis, Raimundo Nonato e Luan Lacerda (futebol de cegos). “Ser pessoa com deficiência dentro de um espaço para pessoas com deficiência é algo incrível. É nosso habitat natural”, comentou a mineira Ana Carolina Moura ao falar sobre a experiência de treinar no Centro de Treinamento Paralímpico, maior espaço dedicado à preparação de atletas paralímpicos na América Latina.

O “Propósito como Posicionamento de Marca” foi tema discutido pelo CEO da ASICS América Latina Alexandre Fiorati e o diretor-presidente das Loterias Caixa Renato Silva Siqueira. “Estar junto com o Movimento Paralímpico é trazer inspiração e engajamento também para nossas equipes internas, para que funcionários, clientes e fornecedores entendam o movimento e se engajem de uma maneira constante”, afirmou Alexandre.

Além deles, Mizael Conrado, bicampeão paralímpico, ex-presidente do CPB e atual secretário-geral da entidade, dividiu sua trajetória como atleta paralímpico, desde a descoberta do futebol de cegos durante a infância, e discutiu o avanço da participação das pessoas com deficiência na sociedade ao longo do tempo. “Precisamos mostrar ao mercado que desenvolver uma sociedade inclusiva é elementar para qualquer país que queira ser grande e desenvolvido””, afirmou.

Inclusão além do esporte

O CPB é responsável por uma série de programas e projetos em cadeia, conectados uns aos outros, desde a base promovendo a inclusão, como a Escola Paralímpica, Festival Paralímpico Loterias CAIXA, mais de 80 Centros de Referência espalhados pelas cinco Regiões do país, programas de formação e capacitação como o Atleta Cidadão e Educação Paralímpica. Todos eles, em conjunto com as iniciativas esportivas, impactam milhares de pessoas e reforçam a expertise do comitê na área social.

“A agenda social está consolidada como prioridade, refletindo uma mudança de mentalidade do mercado e da sociedade. O CPB é uma referência no assunto, e a inclusão social é um pilar da nossa atuação. Isso é totalmente alinhado com o que as marcas buscam, pois só o discurso não é mais suficiente”, afirmou José Antônio Freire.
CPB reforça sua transversalidade, desde a base até o alto rendimento tendo como pedra basilar de sua estratégia de negócios a inclusão da pessoa com deficiência.

Futuro

Para o restante do ano, estão previstas iniciativas estratégicas pelo CPB, como o lançamento de um programa remodelado de Embaixadores e o lançamento de produções audiovisuais, projetos de preservação da memória paralímpica e pesquisas de público que aprofundam o conhecimento sobre o paradesporto e as pessoas com deficiência.

O objetivo é mostrar a transversalidade como sucesso de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por intermédio do esporte, desde a base até o mais alto rendimento.

Com isso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ressalta suas ações estratégicas de amplificação do impacto social e estreita o relacionamento com líderes corporativos com novos projetos mercadológicos e culturais.

Mais do que uma renomada instituição esportiva no Brasil e no mundo, o CPB se consolida como uma plataforma de pesquisa e inovação que, através de seu Summit e de seus diversos projetos, gera mudanças, além de dados inéditos e de alto valor estratégico.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-realiza-primeiro-summit-brasil-paralimpico-e-fortalece-relacao-com-o-mercado/

Postado Pôr Antônio Brito 

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