15/10/2025

MG: Passageiros denunciam falta de acessibilidade no túnel de metrô

Usuários denunciam a falta de acessibilidade e segurança no túnel da estação Minas Shopping do Metrô em BH, com elevador desativado, sujeira e iluminação precária. A população pede melhorias e fiscalização.

MG: Passageiros denunciam falta de acessibilidade no túnel de metrô

Em Belo Horizonte/MG, usuários e moradores que passam pela estação Minas Shopping do Metrô, no bairro União, denunciam que o túnel de acesso à plataforma apresenta má conservação, com iluminação precária e acúmulo de sujeira. O local está todo pichado, sujo, falta limpeza. Isso sem falar nos desafios enfrentados diariamente por quem depende da acessibilidade. O elevador destinado a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, está desativado. Além disso, não há sinalização ou faixa de pedestre na parte superior da avenida para garantir a travessia segura.

Isso acontece praticamente em todas as estações do metrô em BH, segundo relatos de usuários. O que ocorre com os elevadores é uma falha constante, assim como a falta de fiscalização e a ausência de sinalização para pessoas com deficiência visual. Muitas vezes, as pessoas com deficiência tem dificuldade para embarcar e desembarcar, além de receio pela sua própria segurança.

A sociedade mineira exige que os elevadores, rampas, sinalizações e os demais equipamentos devem estar sempre em funcionamento, permitindo que a pessoa com deficiência se desloque com segurança e autonomia pelo Metrô.

É importante que o cidadão, se deparando com irregularidades no Metrô – seja em qualquer parte do Brasil - registre a ocorrência, busque apoio de testemunhas e acione a ouvidoria responsável. E se não houver solução, a dica é recorrer à Justiça.

As queixas acabam se perdendo por um jogo de empurra – empurra entre a concessionária do Metrô, prefeitura e até o Shopping.

Relatos de usuários também afirmam que a noite é muito perigoso passar pelo túnel, com assaltos e violência.

O Metrô BH esclareceu que o túnel e seus equipamentos são de responsabilidade do Shopping Center Minas. Questionado, o Shopping Center Minas, responsável pelo túnel de acesso à estação, informou que realiza manutenção constante no espaço. Segundo o empreendimento, os elevadores ficam parados devido a atos de vandalismo e furtos de peças e instalações elétricas, já substituídas diversas vezes. O shopping afirmou ainda que registra boletins de ocorrência e mantém diálogo com a Prefeitura e forças de segurança para buscar soluções.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse que será feita a limpeza da passagem e que o Center Minas foi acionado para realizar a manutenção do elevador e da iluminação.

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção afirmou que a Guarda Civil Municipal mantém patrulhamento preventivo no local, apoiado por câmeras integradas ao COP-BH, além de realizar abordagens e prisões em flagrante. Segundo a pasta, o patrulhamento será reforçado com aumento de agentes em horários estratégicos.

Já a Polícia Militar de Minas Gerais destacou que realiza operações periódicas de prevenção e repressão à criminalidade no entorno da estação, além de patrulhamento ordinário e tático. A GCM de BH também diz estar atenta.

As denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181 ou acionamento imediato pelo 190.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=c128226d-3337-4f8b-aaa3-c54dfbd81d8f

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário