05/11/2025

Seleção Brasileira de rúgbi recebe Grã-Bretanha para semana de treinos e amistoso no CT Paralímpico

Erick de Jesus durante treino da Seleção de rúgbi em cadeira de rodas no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CP

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas realiza, entre os dias 3 e 9 de novembro, um período de treinos conjuntos com a equipe da Grã-Bretanha, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O intercâmbio faz parte da preparação para o Campeonato Mundial de 2026, que será sediado também no CT.

O ponto alto da programação será o amistoso entre as duas seleções, no dia 8 de novembro, às 16h30, na arena montada dentro da Expo Brasil Paralímpico, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A partida será aberta ao público.

Durante a semana, as equipes participarão de atividades técnicas e táticas conjuntas, incluindo jogos-treino. A iniciativa busca ampliar o intercâmbio de experiências e proporcionar à equipe brasileira a oportunidade de enfrentar um dos principais times do mundo.

A Grã-Bretanha ocupa atualmente a quarta posição no ranking mundial da World Wheelchair Rugby (WWR), é heptacampeã europeia e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (realizados em 2021). O Brasil é o nono colocado e vem de uma medalha de prata inédita na Copa América, conquistada neste ano.

“Para nós, é muito importante jogar e nos avaliarmos contra grandes seleções. É uma oportunidade valiosa para amadurecermos e, também, para que eles conheçam o local do Mundial do próximo ano”, explicou o técnico da Seleção Brasileira, Benoit Labrecque.

Para o período de treinos, o treinador convocou 12 atletas, mesclando nomes já experientes da equipe que disputou a Copa América e novos talentos observados no cenário nacional, como Gabriel Simplicio (Gigantes-SP), Antonio Carlos Martins Braga (Santer Vikings-SP) e Erick de Jesus Silva (Ronins-SP).

O paulista Erick de Jesus, cria da Escola Paralímpica de Esportes em 2024, começou a treinar rúgbi em cadeira de rodas no próprio CT Paralímpico. Ele integrou a equipe do Ronins, campeã da 17ª edição do Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas – 1ª Divisão 2025, após vitória sobre o tricampeão Santer Vikings por 55 a 40, em setembro deste ano.

Confira os convocados para a VI Semana de Treinamento da Seleção Brasileira:
Lucas Junqueira (0.5) – Ronins-SP
Gilson Wirzma Júnior (0.5) – Santer Vikings-RJ
Gabriel Simplício (0.5) – Gigantes-SP
Antonio Carlos Braga (1.0) – Santer Vikings-RJ
Guilherme Camargo (1.5) – Minas Quad Rugby-MG
Rodolfo Polidoro (2.5) – Gigantes-SP
Alexandre Taniguchi (2.5) – Gigantes-SP
Alexandre Giuriato (3.0) – Gigantes-SP
Julio Cezar Braz (3.5) – Santer Vikings-RJ
Cleonete de Nazaré Reis (3.5) – Santer Vikings-RJ
Gabriel Feitosa (3.5) – IREFES-ES
Erick de Jesus Silva (3.5) – Ronins-SP

*Com informações da Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas (ABRC).

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do rúgbi em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/selecao-brasileira-de-rugbi-recebe-gra-bretanha-para-semana-de-treinos-e-amistoso-no-ct-paralimpico/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário