O penúltimo dia das Paralimpíadas Escolares, nesta quinta-feira, 27, foi movimentado por provas de natação, bocha, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e badminton. A competição, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reúne atletas de norte a sul do país, como a amazonense Iandra Reis, 17, que está em sua terceira edição do evento, e o estreante catarinense Igor Valle Antunes – ambos apaixonados pela natação.
A amazonense Iandra Reis, que hoje reside na zona rural de Rio Branco, no Acre, encontrou na família o suporte necessário para se dedicar mais à natação, esporte que pratica desde 2023. A atleta, que tem cegueira total desde os 14 anos por causa de uma hidrocefalia, leva cerca de duas horas para chegar ao seu local de treinamento na capital, dividindo o percurso entre o trajeto de moto com o irmão até a área urbana e o transporte público até o Centro de Referência mantido pelo CPB.
Diante das dificuldades de deslocamento, sua família, com apoio da Associação de Produtores Rurais, construiu um açude de 25m para que ela pudesse treinar em casa. Ali, ela nada três vezes por semana, com raias improvisadas por garrafas PET. “Eu treinava uma, duas vezes por semana, só que era muito pouco. O açude me ajudou bastante a poder treinar mais e melhorar meu desempenho”, afirmou Iandra.
Apaixonada pela modalidade, a jovem conta que, após perder a visão, também perdeu a motivação e desistiu dos estudos. Um ano depois, porém, a visita da diretora da escola à sua casa mudou sua vida: Iandra retomou os estudos e iniciou um novo hobby, a natação.
“Minha vida deu um giro de 180 graus, porque antes eu não tinha vontade nem de estudar. Me convenceram a voltar a estudar, a começar a nadar e eu me apaixonei. E a minha vida agora é só isso. Estudar, treinar e competir. É como um recomeço, porque eu tive um novo motivo para continuar”, relatou.
Desde então, a amazonense já participou de etapas regionais do Meeting Paralímpico Loterias Caixa e duas vezes da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.
Apaixonado pela mesma modalidade, Igor Valle Antunes, classe S2
(limitações físico-motoras), começou na natação logo cedo, aos 2 anos de
idade, como forma de fortalecimento dos membros superiores que são
encurtados em decorrência da síndrome de TAR (Trombocitopenia com
Ausência de Rádio).
Há um ano, incentivado pelo pai, Clair Antunes, o jovem começou a treinar com foco em competições. E em sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares o atleta já comemorou três ouros: nos 100m livre, 50m costas e 100m costas.
“Fiquei muito feliz com as conquistas, eu estava muito nervoso na hora. Não tinha certeza se eu ia conseguir algo e consegui ganhar três medalhas.”
O esporte faz parte da identidade de Igor, 12. “Eu faço natação, ando de skate, e jogava bocha, mas parei porque não sou elegível para a modalidade. O que mais gosto é da emoção. É legal ficar nervoso ali antes das provas e depois fazer as competições”, explicou o atleta que já pediu ao pai uma prancha de surf de presente de Natal.
Imprensa
Os profissionais de imprensa
interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2025 podem enviar um
e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou
CPF e veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os
profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Paralimpíadas Escolares 2025
Datas: 2ª fase – 26 a 28 de novembro
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço:
Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação
Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)
Patrocínios
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/paralimpiadas-escolares-recebem-nadadora-que-treina-em-acude-no-acre/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário