21/11/2025

Paralimpíadas Escolares têm reencontro de atletas campeões do Parapan de Jovens no Chile

Francisco (à esquerda) ao lado de Ryan Pablo, em foto posada antes da partida entre Goiás e Paraíba nas Paralimpíadas Escolares, no CT Paralímpico | Wander Roberto/CPB

*Nota atualizada no dia 20/11 às 17h00

O goiano Francisco Soares e o paraibano Ryan Pablo, integrantes da Seleção Brasileira de futebol de cegos que se sagrou campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025, no começo do mês, voltaram a se enfrentar nesta quinta-feira, 20, em partida válida pelas Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os dois estiveram juntos na campanha que garantiu o bicampeonato juvenil ao Brasil no Chile, após vitória sobre a Colômbia por 1 a 0 na final.

Francisco perdeu a visão aos quatro anos em decorrência de um glaucoma congênito. Passou por três cirurgias ainda na infância, sendo que a última resultou na perda total da visão. Seu contato com o esporte começou no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), onde treina com o professor João.

Compete desde 2016 e viveu uma temporada em Portugal em 2019, retornando ao Brasil em 2023. No mesmo ano, voltou a integrar equipes nacionais e recebeu sua primeira convocação para a Seleção de base. Em 2025, passou a defender a ASPAEGO e integrou a Seleção sub-23.

Para o atleta, as Escolares seguem sendo um espaço decisivo para a formação de novos talentos, dando rodagem para a iniciação ao esporte. “Muitos atletas nunca jogaram uma partida oficial antes. Aqui é o começo de tudo, a experiência de viver uma partida de futebol, que é pesada. Até goleiros que, às vezes, ninguém conhece vêm aqui, fazem uma boa competição e acabam indo para a seleção. O escolar é importante por causa disso, pela visibilidade e pela evolução dos atletas”, explicou Francisco.

Ryan também encontrou no esporte um caminho desde cedo. Nascido com glaucoma, passou por cirurgias nos primeiros anos de vida e manteve percepção de luz no olho direito até os seis anos, quando a visão foi reduzida ainda mais pelo avanço da doença. Treina desde os oito anos no Instituto dos Cegos da Paraíba (SEC-PB), com o professor “Bamba”. Sua estreia nas Escolares ocorreu em 2023, ano em que a Paraíba conquistou o título. Em 2025, disputou o Regional e a Série A do Brasileiro pela ADESUL, do Ceará, chegando às quartas de final em ambas, antes de conquistar o ouro pela Seleção no Parapan de Jovens.

O reencontro de Francisco e Ryan nas Escolares une trajetórias que cresceram juntas nas seleções de base, com competitividade e respeito, segundo os atletas. “Eu conheci o Ryan em 2023, ainda na Sub-15. A gente vem de uma caminhada muito grande juntos e já tivemos vários confrontos. Hoje foi mais um duelo forte. O Ryanzinho é um cara muito gente boa, muito novo, está evoluindo bastante e tem muito futuro. Sou fã demais dele”, afirmou Francisco, camisa nove da equipe goiana.

“A gente não mora tão próximo, mas mantemos uma amizade e não existe rivalidade. Quando jogamos contra, é sempre com respeito. Quando jogamos juntos, é como equipe, porque representamos a Seleção Brasileira,” acrescenta Ryan Pablo.

O duelo entre Paraíba e Goiás terminou com vitória paraibana por 6 a 0. Ryan marcou duas vezes, chegou a cinco gols e assumiu a liderança momentânea da artilharia: “Foi um jogo controlado. As delegações de Paraíba, São Paulo e Goiás sempre fazem partidas fortes. O Francisco é um ótimo pivô: se recebe com espaço, finaliza muito bem. Hoje consegui marcar dois gols e fecho o dia com cinco gols no total”, afirmou.

Os dois atletas já haviam estreado na quarta-feira, 19. Pela manhã, a Paraíba venceu São Paulo por 3 a 0, enquanto, à tarde, São Paulo empatou em 1 a 1 com Goiás. Com os resultados acumulados, a Paraíba lidera o grupo com sete pontos, duas vitórias e um empate; São Paulo aparece em segundo lugar com dois pontos; e Goiás segue em terceiro, com um ponto.

As Paralimpíadas Escolares reúnem 2.055 atletas das 27 Unidades Federativas, consolidando-se como o maior evento do mundo voltado a jovens atletas com deficiência. A primeira fase segue até sexta-feira, 21, com disputas nos períodos da manhã e da tarde nas modalidades de atletismo, goalball, futebol de cegos, basquete 3×3 em cadeira de rodas, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A segunda fase será realizada de 26 a 28 de novembro, com provas de natação, bocha, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e badminton.

Confira os resultados do futebol de cegos:
Quarta-feira, 19
9h00 São Paulo 0 x 3 Paraíba
15h30 São Paulo 1 x 1 Goiás

Quinta-feira, 20
9h00 Paraíba 0 x 0 São Paulo
15h30 Paraíba 6 x 0 Goiás

Sexta-feira, 21
9h00 Goiás x São Paulo
15h30 Goiás x Paraíba

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2025 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Paralimpíadas Escolares 2025

Datas: 1ª fase – 18 a 21 de novembro | 2ª fase – 26 a 28 de novembro
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/paralimpiadas-escolares-tem-reencontro-de-atletas-campeoes-do-parapan-de-jovens-no-chile/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário