O Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Bushatsky Filmes, lança o documentário “O Jogo Mais Difícil”, filme que retrata o cotidiano e os bastidores da Seleção de futebol de cegos, uma das seleções mais vitoriosas do país, pentacampeã paralímpica.
A exibição exclusiva do filme acontece nesta quarta-feira, 19 – marco de mil dias para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028 – na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, às 18h.
Já a estreia do filme está marcada para o dia 25, terça-feira, pelo SporTV, à 00h30 e, na sequência, ficará disponível no catálogo da Globoplay. O documentário acompanha os preparativos da Seleção Brasileira de futebol de cegos rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com destaque para o rigor técnico, a confiança e o espírito de equipe que movem os atletas. Como define o baiano Cássio Reis, que atua como fixo da seleção: “Por meio deste esporte, pude construir um futuro muito grande e me apeguei, me dediquei e me entreguei”.
Mais do que retratar a competição, o filme convida o público a compreender o esporte por suas dimensões menos conhecidas. Comunicação, tempo de reação e domínio técnico são habilidades centrais dentre os praticantes.
Gravado em diferentes cenários, o documentário acompanha treinos intensos na base da seleção em João Pessoa (PB), atividades especiais na praia, além de momentos de convivência e lazer. A produção também acompanhou a equipe em competições internacionais na França e na Inglaterra, que antecederam aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Com uma abordagem de observação e respeito, “Futebol de Cegos: O Jogo Mais Difícil” mostra o esporte paralímpico em sua essência: alto rendimento, estratégia, emoção e humanidade. Dentro e fora de quadra, o filme destaca que ali não há heróis e nem tampouco vítimas – são atletas profissionais, preparados, comprometidos e movidos por um mesmo objetivo, de representar o Brasil no mais alto nível.
“Este documentário reflete o que o movimento paralímpico brasileiro representa: excelência esportiva, trabalho em equipe e o poder transformador da prática esportiva. É um retrato fiel do nosso compromisso em promover o esporte nas melhores condições possíveis e em valorizar cada atleta como protagonista de sua trajetória”, afirma José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O filme é dirigido por André Bushatsky, cineasta que, desde 2023, intensificou seu interesse por retratar o universo paralímpico em produções como a série “Da Inclusão ao Pódio” e os documentários “O Instante Decisivo” e “Mulheres no Pódio“.
Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegos
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário