Com as conquistas deste domingo, 9, a delegação brasileira encerrou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 na primeira colocação do quadro de medalhas, com 100 pódios, sendo 61 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. A segunda melhor campanha ficou com a Colômbia, que teve atletas medalhados em 116 oportunidades – com 51 ouros, 31 pratas e 34 bronzes, seguida pelo México, que somou 98 medalhas — 36 de ouro, 31 de prata e 31 de bronze.
No décimo e último dia de competições , o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em três modalidades diferentes, conquistando cinco medalhas douradas: bocha, vôlei sentado e futebol de cegos. Do vôlei sentado veio também a outra medalha do dia, de prata.
“Estamos muito felizes com esse resultado. Essa competição é mais uma no processo de formação do atleta. Nós temos hoje no CPB um fundo específico para fomentar o desenvolvimento de jovens atletas. Em parceria com as confederações, estamos desenvolvendo um trabalho específico com atletas de até 23 anos. Esse momento é aquele de entender como estamos de fato, quando confrontamos outros países. É um momento importante. Tem muita gente trabalhando. Quero agradecer aos professores, treinadores, clubes, associações, confederações, o CPB, e principalmente os jovens atletas – que possam voltar para suas casas celebrando e motivados a seguir na carreira”, analisou Jonas Freire, diretor de esportes de Alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A competição, para atletas de 14 a 23 anos, foi de 31 de outubro até 9 de novembro e foi disputada em duas regiões do Chile: na metropolitana de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital.
São 120 atletas de até 23 anos que representaram o país em 12 modalidades: tiro com arco, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas (5×5 e 3×3) e atletismo.
Na última edição do Parapan, em Bogotá, na Colômbia, em 2023, o país chegou ao topo do pódio em ao menos uma vez nas nove modalidades em que participou. A delegação brasileira conquistou 52 medalhas, sendo 30 de ouro, 13 de prata e nove de bronze
Em 2017, São Paulo sediou o Parapan de Jovens, e o Brasil liderou o quadro de medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze.
O melhor desempenho do país na história do Parapan de Jovens foi registrado em 2013, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Naquele ano, o país foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).
Já a estreia brasileira no evento, em Bogotá 2009, terminou com a conquista de 134 medalhas, novamente com a maioria delas douradas. Foram 78 ouros, 39 pratas e 17 bronzes.
Bocha dourada
A modalidade mais premiada do dia
para os brasileiros foi a bocha. Nos pares BC4, o Brasil enfrentou a
Argentina na última rodada da fase única precisando de uma vitória para
garantir o ouro – e ela veio. Os brasileiros venceram por 7 a 0 para
conquistar a competição.
Na disputa por equipes, classes BC1 e BC2, o Brasil teve partida decisiva contra a Colômbia, e também venceu. Com o placar de 10 a 4, os brasileiros ficaram com mais uma medalha de ouro na modalidade.
Nos pares BC3, Brasil e Argentina também se enfrentaram, mas pela semifinal da competição. A Seleção Brasileira venceu por 4 a 1 e se garantiu na disputa pelo ouro, contra o Peru.
Na decisão, a última competição disputada por brasileiros no Chile, mais uma vitória: 4 a 2 e medalha de ouro.
Finais no vôlei sentado
A seleção feminina
enfrentou os Estados Unidos na decisão do vôlei sentado e ficou com a
medalha de prata. As norte-americanas venceram por 2 sets a 1, com
parciais de 20/25, 25/23 e 26/24.
A seleção masculina enfrentou a Argentina na final e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 25/9 e 25/11, garantindo mais uma medalha de ouro.
Ouro no futebol de cegos
A Seleção Brasileira
venceu a Colômbia por 1 a 0 na final do futebol de cegos, e garantiu a
medalha de ouro e o bicampeonato na modalidade. O único gol da partida
foi marcado por Anael.
“A medalha representa muita raça. É gratificante. Para mim, é muita superação. Há dois anos, eu quebrei a perna, estava voltando de lesão. […] Todo mundo está muito feliz de ter representado o Brasil e conseguido o ouro. […] É um sentimento de dever cumprido. Eu peguei a responsabilidade para mim e me cobrei mesmo. Quando marcava um, ficava o sentimento de que podia ter feito mais. Então, saio muito aliviado. Dever cumprido”, celebrou o autor do gol do título após a conquista.
Quarto lugar no futebol PC
Na disputa pelo bronze, o Brasil enfrentou os donos da casa do Chile no futebol PC, repetindo o duelo do último sábado, 8.
Assim como no primeiro encontro, os anfitriões saíram vitoriosos. Desta vez, o triunfo foi por 5 a 1.
Confira os resultados de brasileiros no Parapan de Jovens 2025
Bocha
Brasil 4 x 1 Argentina (Pares BC3 – semifinal)
Brasil 4 x 2 Peru (Pares BC3 – final) – ouro
Brasil 7 x 0 Argentina (Pares BC4) – ouro
Brasil 10 x 4 Colômbia (Equipes BC1/BC2) – ouro
Futebol de cegos
Brasil 1 x 0 Colômbia (final) – ouro
Futebol PC
Brasil 1 x 5 Chile (disputa pelo bronze)
Vôlei sentado
Brasil 1 x 2 Estados Unidos (Feminino) (20/25, 25/23 e 26/24) – Final
Brasil 2 x 0 Argentina (Masculino) (25/9 e 25/11) – Final
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegos, do do vôlei sentado e da bocha.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/parapan-de-jovens-2025-ouros-no-volei-sentado-futebol-de-cegos-e-bocha-garantem-1o-lugar-no-parapan-de-jovens/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário