19/11/2025

Paralimpíadas Escolares 2025: recordista mundial júnior do halter vive expectativa pela estreia

O mineiro Charles Eduardo durante o Parapan de Jovens 2025 no Chile | Foto: Wander Roberto / CPB

Às vésperas do início das competições, o mineiro Charles Eduardo, recordista mundial júnior da categoria até 49 kg do halterofilismo, vive a expectativa por sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares 2025. O atleta de 16 anos integra a delegação de São Paulo, que se prepara para os confrontos da primeira fase da competição, que começam nesta quarta-feira, 19.

Diagnosticado com artrogripose múltipla congênita, Charles iniciou no tênis de mesa, mas decidiu migrar para o halterofilismo após se mudar do interior de Minas Gerais para Itu (SP), em fevereiro deste ano. Desde então, sua evolução rápida e consistente tem chamado a atenção da modalidade.

“É a minha primeira vez nas Escolares. A expectativa é grande, estou ansioso e espero conquistar uma medalha e fazer novas amizades”, afirmou o atleta, que também enxerga o evento como uma oportunidade de promover a modalidade. “Quero que mais pessoas conheçam o halterofilismo. É muito bom participar e ainda melhor quando vem uma medalha.”

O halterofilista encara a competição como preparação para o Campeonato Brasileiro, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e que reúne medalhistas paralímpicos e jovens promessas do paradesporto nacional. Neste ano, o torneio será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro.

“Treino quatro vezes por semana, sempre à tarde. Começo pelo supino e depois faço musculação. É puxado, cansativo, mas faz parte”, destacou.

A estreia nas Escolares ocorre após o desempenho de destaque no Parapan de Jovens de Santiago 2025. Logo na primeira tentativa, Charles quebrou o recorde das Américas ao levantar 107 kg. Na terceira tentativa, elevou 116 kg, estabelecendo um novo recorde mundial júnior da categoria até 49 kg.

Além de Charles, as Paralimpíadas Escolares reúnem outros 2.055 atletas das 27 Unidades Federativas, consolidando-se como o maior evento do mundo voltado a jovens atletas com deficiência. Nesta terça-feira, 18, as delegações realizam credenciamento, classificação funcional, ajustes internos e reuniões técnicas, enquanto aguardam a divulgação das primeiras disputas.

A primeira fase das Escolares 2025 será realizada de 18 a 21 de novembro, com provas de atletismo, goalball, futebol de cegos, basquete 3×3 em cadeira de rodas, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A segunda fase, de 26 a 28 de novembro, terá natação, bocha, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e badminton.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2025 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Paralimpíadas Escolares 2025

Datas: 1ª fase – 18 a 21 de novembro | 2ª fase – 26 a 28 de novembro
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/paralimpiadas-escolares-2025-recordista-mundial-junior-do-halter-vive-expectativa-pela-estreia/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário