03/11/2025

A importância da nova sinalização do metrô em SP

Metrô de SP adota sinalização acessível na estação Hospital São Paulo, utilizando Linguagem Simples e colaboração de pessoas com deficiência intelectual para garantir compreensão universal.

A importância da nova sinalização do metrô em SP

O Blog Vencer Limites trouxe uma matéria sobre as novas placas de sinalização e orientação aos usuários da estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás do Metrô na capital paulista, que foram apresentadas aos usuários. Nelas foram utilizados textos e símbolos que indicam trajetos, locais de embarque, pontos acessíveis e outros detalhes, só que com uma preocupação com a acessibilidade, utilizando a Linguagem Simples.

O trabalho de implantação seguiu critérios da ABNT na NBR ISO 24495-1, que estabelece princípios para uso da Linguagem Simples, e diretrizes do Manual de Comunicação Visual do Metrô. E passou por aprovação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

Pessoas com deficiência intelectual colaboraram em todas as etapas, direcionando necessidades de ajustes, testando e aprovando as versões finais da sinalização, uma contribuição essencial para que a comunicação seja de fato compreendida por todos.

A nova sinalização garante que a informação seja compreendida por todas as pessoas, inclusive também os idosos e usuários em situações de maior vulnerabilidade. Ao usar frases diretas, símbolos claros e orientações objetivas.

As placas usam frases curtas e diretas, com letras grandes, que facilitam a leitura e com imagens que ajudem a explicar o texto. Ainda tem legendas para explicar palavras difíceis e organizadas com siglas em cores diferentes.

Na placa que direciona ao Embarque, por exemplo, há o símbolo do metrô com a palavra e a seta, indicando a direção a ser tomada e tipo de transporte. Em outra peça foi adicionado o desenho de um vaso sanitário, ilustrando onde o passageiro encontrar um banheiro. Setas direcionais a imagens indicam escadas rolantes e elevadores. Outro símbolo orienta para as saídas à rua.

A matéria cita que entre os ícones selecionados pela ViaMobilidade e o IJC, o símbolo escolhido para indicar a acessibilidade da estação, destoa da proposta de simplicidade. É uma logomarca criada em 2013 pelo Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas para o Accessibility Center da ONU em Nova York/EUA. Ou seja, ao invés da tradicional “cadeirinha azul” que simboliza acessibilidade em todos os países do mundo, na estação foi usado o símbolo da ONU, a bolinha com o “homem de braços e pernas abertas”.

Para o Blog Vencer Limites, a ViaMobilidade e o Instituto Jô Clemente justificaram a escolha dizendo que o Senado Federal aprovou, em 29 de abril de 2025, a adoção do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade definido ONU. Só que, apenas o Brasil adotou esse novo símbolo como sendo oficial, o que irá dificultar a comunicação entre as próprias pessoas com deficiência, tanto as daqui do Brasil, mas principalmente, entre turistas que visitam nosso país. Se a proposta é Linguagem Simples, usar o símbolo da bolinha vai dificultar o entendimento para muita gente.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=96de9e1b-c01f-41f6-81ef-32ac660cc6bc

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário