31/07/2025

Franco da Rocha/SP terá show de MPB com acessibilidade

Franco da Rocha/SP promove show de MPB com Coletivo Reluzir e Banda Destaques da MPB, com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legenda. Evento gratuito no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Franco da Rocha/SP terá show de MPB com acessibilidade

O Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Franco da Rocha/SP e Política Aldir Blanc convidam para o show de música popular brasileira com o Coletivo Reluzir e a Banda Destaques da MPB.

O evento será dia 16 de agosto (sábado), às 16 horas, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá - Avenida 7 de setembro, s/nº - Vila Artur Sestini - Franco da Rocha/SP - Próximo da Estação CPTM Franco da Rocha.

O show terá acessibilidade em Libras, áudio descrição e legenda.

A entrada é GRATUITA. Não perca !

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=41156191-e587-479e-8a5f-e063bb915170

Postado Pôr Antônio Brito 

Seleção Brasileira de tiro esportivo viaja ao Peru para disputa de Grand Prix

 

O atleta Marcelo Marton durante premiação do Parapan de Santiago 2023 | Foto: Miriam Jeske/CPB

A Seleção Brasileira de tiro esportivo, formada por dez atletas, embarca para o Peru nesta quarta-feira, 30, para disputar o Grand Prix de Arequipa, de 2 a 4 de agosto.

Entre os participantes estarão o paranaense Marcelo Marton, campeão parapan-americano de Santiago 2023, e o capixaba Bruno Kiefer, que fez parte do grupo responsável pela conquista da medalha de bronze por equipes no Mundial de Lima, em 2023, também no Peru.

James Walter, coordenador do tiro esportivo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), explicou que a competição irá contar com a realização de Classificação Esportiva Paralímpica de abrangência internacional o que abre espaço para atletas estreantes em competições pela Seleção. Por isso, o grupo mescla esportistas experientes com outros em sua primeira disputa internacional.

“Queremos dar um incentivo para atletas novos, para que eles vejam que têm a mesma chance que todos. Além disso, é uma oportunidade para atingir o índice mínimo para disputar o Mundial da Coreia do Sul no ano que vem [em setembro], incorporando esses atletas definitivamente à equipe”, afirmou.

Em junho, o Brasil conquistou uma medalha de bronze na etapa da Coreia do Sul da Copa do Mundo de tiro esportivo. O pódio veio com o gaúcho Alexandro Basso na prova de paratrap (tiro ao prato). O atleta não competirá em Arequipa.

Confira a lista de atletas convocados:

Andreia Ursula Oliveira Lima
Bruno Stov Kiefer
Debora da Silva Rodrigues Campos
Fabio Luciano de Campos
Geraldo von Rosenthal
Igor Eli da Silva
Joaquim Augusto Pacheco dos Santos
Luci Maria de Lima
Marcelo Hyroshi Marton
Romualdo Ferreira Silva Marques

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralípico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/selecao-brasileira-de-tiro-esportivo-viaja-ao-peru-para-disputa-de-grand-prix/

Postado Pôr Antônio Brito 

Instituto critica condições das calçadas em SP após morte de cadeirante: “não foi um caso isolado”

 Instituto critica condições das calçadas em SP após morte de cadeirante: "não foi um caso isolado"

Instituto Biomob alega que o cenário não está de acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), que reconhece que o planejamento urbano deve favorecer o direito ao transporte e à mobilidade, com ênfase na acessibilidade para pessoas com deficiência

Um acidente de trânsito ocorrido no bairro do Itaim Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira (24), tirou a vida de André Luís Ribeiro Campelo, um cadeirante de 51 anos, que foi atropelado pelo motorista de um veículo que fugiu sem prestar socorro. Segundo a família da vítima, André Luís trafegava pela rua quando foi atingido pois, corriqueiramente, ele enfrentava dificuldades devido à falta de condições adequadas das calçadas. A Prefeitura de São Paulo afirma que, desde 2021, tem realizado uma série de obras para melhorar a acessibilidade na capital, mas instituições que defendem os direitos das pessoas com deficiência questionam as práticas de acessibilidade na cidade.

“Existe um estudo feito pela Prefeitura em 2019 que mapeou mais de 7 milhões de metros quadrados de calçadas que precisam de manutenção e, de fato, existe um plano em curso para revitalização desses espaços. Porém, até o final de 2024, pouco mais de 1 milhão de metros quadrados foi revitalizado pela atual gestão, o que é muito pouco diante da urgência de acessibilidade para pessoas com deficiência, em especial no grande centro que é São Paulo. Ou seja, ainda convivemos com uma grande extensão de calçadas na cidade que desrespeitam leis, bem-estar do cidadão e causam diversos acidentes, onerando, inclusive, o próprio poder público. Não se trata, portanto, de um caso isolado”, afirma Valmir de Souza, especialista em acessibilidade e inclusão e CEO do Instituto Biomob.

Souza lembra que o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) reconhece que o planejamento urbano deve favorecer o direito ao transporte e à mobilidade, com ênfase na acessibilidade para pessoas com deficiência. Somado a isso, em nível nacional, está previsto em lei que as construções e os serviços públicos (incluindo calçadas) devem ser adaptados para garantir acesso pleno às pessoas com deficiência, o que implica que elas devem poder se deslocar livremente em sua cidade. A norma técnica ABNT NBR 9050, de 2004, também já previa que toda nova calçada e toda reforma de calçada, atendessem plenamente os critérios de acessibilidade às pessoas com deficiência. De acordo com ele, porém, na prática há outros desafios. 

“A título de exemplo, recentemente tivemos o relato de uma conhecida que reside em bairro de classe média alta da capital paulista, juntamente com uma idosa e uma pessoa com deficiência. Essas duas pessoas sofrem com o descaso nas calçadas, por conta da proibição da prefeitura de cortar uma árvore de Pau Brasil plantada indevidamente nesta calçada. Além de causar problemas à saúde dos moradores e gastos despendidos com a estrutura da casa, que sem a manutenção do portão não conseguem fechar a entrada, a árvore também impede a circulação de transeuntes por esta calçada, pois naquele trecho não há mais espaço para as pessoas passarem”, diz. 

Para casos como este, muitas cidades, incluindo São Paulo, têm legislações que protegem as árvores, especialmente as de espécies nativas e as que estão em calçadas. A remoção de árvores pode levar a multas, no entanto, a presença delas acaba por prejudicar cidadãos, especialmente aqueles que têm mais dificuldades de mobilidade. “É preciso que o poder público se atente não apenas à legislação ou aos gastos desnecessários, mas ao bem-estar do cidadão. Uma situação como a que exemplifiquei é uma entre muitas, mas é preciso que as pessoas saibam e solicitem seus direitos”, reforça Valmir de Souza, destacando que em situações envolvendo a presença de árvores em locais inadequados é possível conseguir a remoção por vias legais, mas que o trâmite pode ser demorado. 

Fonte https://diariopcd.com.br/instituto-critica-condicoes-das-calcadas-em-sp-apos-morte-de-cadeirante-nao-foi-um-caso-isolado/

Postado Pôr Antônio Brito 

30/07/2025

AACD renova parceria com Grupo Flow

 AACD renova parceria com Grupo Flow

Edição comemorativa dos 75 anos da instituição, o Teleton 2025 contará com a participação de apresentadores dos podcasts

A AACD renovou sua parceria com o Grupo Flow, hub pioneiro na produção de videocasts e conteúdo digital, para a 28.ª edição do Teleton, que será exibido pelo SBT nos dias 7 e 8 de novembro. A oficialização ocorreu durante visita do CEO do Grupo Flow e apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, à unidade Ibirapuera da instituição, em São Paulo.

A colaboração entre a AACD e o Grupo Flow teve início em 2023. Desde então, os podcasts da marca têm destacado a causa da pessoa com deficiência física e divulgado ações da instituição ao longo do ano, além do Teleton.

“Estamos felizes com a continuidade do apoio do Grupo Flow ao propósito da AACD. Os podcasts já fazem parte do cotidiano dos brasileiros e proporcionam uma importante plataforma para exposição qualificada do trabalho que realizamos, trazendo mais engajamento com a causa da pessoa com deficiência física”, comenta Silvia Paz, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

O Teleton 2025, que celebra os 75 anos da AACD, contará com a participação dos apresentadores do Grupo Flow. Além disso, empresas parceiras da campanha terão a oportunidade de divulgar suas marcas nos podcasts do grupo, como parte das contrapartidas oferecidas

Sobre a AACD. Referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, a AACD completa 75 anos em 2025. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar e corpo clínico especializado, a Instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.

Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba e Maringá (PR), e Maceió e Arapiraca (AL). Saiba mais no site.

Fonte https://diariopcd.com.br/aacd-renova-parceria-com-grupo-flow/

Postado Pôr Antônio Brito 

Problemas com o IPVA em SP podem ser apresentados aos Deputados em Audiências Públicas

Problemas com o IPVA em SP podem ser apresentados aos Deputados em Audiências Públicas


Parlamentares da ALESP vão rodar o estado para receber demandas da população. Problemas para a isenção do IPVA PcD podem ser relatados por população

As dificuldades criadas na gestão de João Dória e Rodrigo Garcia para que as pessoas com deficiência tenham acesso à isenção do IPVA permanecem em todo o estado. A gestão de Tarcísio de Freitas manteve as mesmas dificuldades.

Pericias realizadas com homologado do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia são questionadas administrativamente e também no judiciário.

As regras que existem atualmente no estado, onde foi criada a Avaliação Biopsicossocial para definir o grau de deficiência – e consequentemente o deferimento/indeferimento das isenções podem ser alteradas, inclusive através de medidas propostas pelos Deputados Estaduais.

O Diário PcD teve acesso as Audiências Públicas que iniciam na primeira semana de agosto e seguem até outubro, quando Deputados Estaduais visitaram 29 Câmaras Municipais.

“É a chance das pessoas com deficiência participarem desses encontros e comentarem seus descontentamentos e dificuldades para ter direito às isenções”, afirma Abrão Dib, presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Fonte https://diariopcd.com.br/problemas-com-o-ipva-em-sp-podem-ser-apresentados-aos-deputados-em-audiencias-publicas/

Postado Pôr Antônio Brito

Escola Paralímpica de Esportes volta após férias; saiba como fazer a inscrição


Aluno da Escola Paralímpica de Esportes realiza salto durante aula | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro retorna às atividades após as férias nesta segunda-feira, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O projeto de iniciação esportiva gratuita atende atualmente 477 crianças e jovens com deficiências física, visual e intelectual.

A Escolinha tem como objetivo iniciar crianças e jovens em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, paraesgrima, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

Convocados

A Escola Paralímpica já formou atletas que começam a despontar no cenário internacional.

Na natação, a paulista Alessandra Oliveira, da classe S4 (comprometimento físico-motor) é campeã parapan-americana dos 100m peito dos Jogos de Santiago 2023 e foi convocada neste mês para representar o Brasil no Mundial de Singapura, em setembro. Já a cearense Wiliany Vitória realizou em junho seu primeiro treinamento ao lado da Seleção Brasileira principal de judô.

Um atleta formado pelo projeto também já esteve em Jogos Paralímpicos. Em 2024, o maranhense André Martins, atleta da bocha, competiu na edição de Paris 2024 do megaevento.

Inscrição

As inscrições para a Escolinha devem ser feitas a partir do site do CPB, a partir deste link.

Para completar o processo, é necessário ter os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, laudo médico sobre a deficiência, atestado médico de aptidão para a prática esportiva e boletim escolar.

O formulário de inscrição para a Escola Paralímpica também deve ser preenchido por adultos de 18 a 35 anos interessados em praticar modalidades paralímpicas a partir do Projeto Reabilitar, também oferecido pelo CPB.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/escola-paralimpica-de-esportes-volta-apos-ferias-saiba-como-fazer-a-inscricao/

Postado Pôr Antônio Brito 

Regulamentado uso de biometria para benefícios de seguridade social

Presidente Lula assina decreto que regulamenta o uso da biometria para benefícios sociais. A medida visa garantir maior segurança e evitar fraudes, utilizando a CIN como base.

Regulamentado uso de biometria para benefícios de seguridade social

O presidente Lula assinou o decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social, como o BPC e o Bolsa Família.

A medida visa garantir maior segurança ao cidadão e ao governo. De acordo com o decreto, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será a base de referência para o cadastro.

Beneficiários dos programas sociais que ainda não possuem o registro, devem aguardar a divulgação do cronograma e das diretrizes do serviço, que serão definidos em breve pelo governo.

A intenção do governo é garantir os benefícios sociais a quem precisa e evitar fraudes.

O novo Cadastro Único foi citado como um dos exemplos de transformação digital, uma vez que o sistema fornece as atualizações sobre os dados dos beneficiários de forma automática.

Uma parceria com a CAIXA também foi anunciada para agilizar a coleta biométrica para emissão do novo documento nos estados.

Esse tipo de ação do governo parece mais ser uma forma de “tapar o sol com a peneira”, pois com ou sem biometria, quem garante que não vão continuar sendo pagos benefícios fraudulentos ?

O governo tem que entender que o Brasil é enorme e que nem todos tem acesso a sinal de internet, celular ou recursos digitais.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=c492be7e-dd89-4745-afb0-3346424e69e2

Postado Pôr Antônio Brito 

29/07/2025

ANAPcD lança campanha “PcD nas Câmaras Municipais”

ANAPcD lança campanha "PcD nas Câmaras Municipais"

Objetivo da campanha é alertar os vereadores a fazerem parte de uma grande força tarefa, buscando criar efetivas políticas públicas para pessoas com deficiências nos municípios

A ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência anunciou nesta segunda-feira, 14, o lançamento do programa PcD NAS CÂMARAS MUNICIPAIS com o objetivo de alertar os vereadores a fazerem parte de uma grande força tarefa, buscando que os Prefeitos Municipais incentivem os Conselhos Municipais das Pessoas com Deficiência, assim como criem Secretarias Municipais, para que haja a efetiva possibilidade de cobrança de políticas públicas nos municípios.

“Grande parte dos municípios brasileiros sequer possuem Conselhos Municipais das Pessoas com Deficiência e, ao mesmo tempo, não contam com Secretarias Municipais. A existem desses mecanismos – com a devida valorização, pode influenciar medidas que garantam os verdadeiros direitos do segmento nas cidades brasileiras”, afirmou Abrão Dib, presidente da entidade.

A participação da ANAPcD nesta segunda-feira, 14, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ribeirão Preto é o ponto de partida escolhido pela entidade, que buscará ocupar outros espaços, assim como incentivar o segmento a cobrar o apoio dos vereadores ao programa PcD NAS CÂMARAS MUNICIPAIS.

“A ideia é contarmos com os nossos Associados, que poderão utilizar esse mesmo espaço em suas cidades e termos demandas que sejam para toda a coletividade”, afirmou Dib.

De acordo com a entidade, “o principal objetivo é apresentar a existência da LBI – Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência, que precisa de várias regulamentações, mas que pode ter seus direitos garantidos nos municípios, garantindo os benefícios ao segmento”.

Serviço

14 de julho de 2025

Câmara Municipal de Ribeirão Preto – Início 18h30

Av. Jerônimo Gonçalves, 1200

Fonte https://diariopcd.com.br/anapcd-lanca-campanha-pcd-nas-camaras-municipais/

Postado Pôr Antônio Brito 

Primeiro centro de atendimento a pessoas com autismo 100% via SUS

Belo Horizonte terá o primeiro centro de atendimento para pessoas com TEA 100% via SUS, com capacidade para milhares de diagnósticos e terapias multidisciplinares anuais.

Primeiro centro de atendimento a pessoas com autismo 100% via SUS

A capital mineira terá um centro de atendimento para pessoas com TEA totalmente via SUS. A inauguração está prevista para o fim de agosto ou início de setembro.

O Centro de Autismo será dentro da Santa Casa Belo Horizonte/MG — o primeiro da capital mineira 100% custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dedicado exclusivamente ao tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A unidade terá capacidade para realizar até 960 diagnósticos e mais de 60 mil terapias multidisciplinares de reabilitação por ano. A população autista da capital mineira terá acesso a serviços especializados.

O complexo terá 4 andares, distribuídos em mais de 1,7 mil m², com consultórios, salas de integração sensorial e teleconsulta, e área para atividades de vida diária (AVD).

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=1fbfbb68-bdf9-4cd3-b979-88f13c8a74a2

Postado Pôr Antônio Brito 

CPB abre inscrição para voluntários da etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares

 

Centro de Treinamento Paralímpico durante as Paralimpíadas Escolares de 2024 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) abre nesta sexta-feira, 25, as inscrições para voluntários para a Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, maior evento esportivo do mundo voltado exclusivamente a jovens com deficiência, que acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 17 a 29 de novembro.

A atuação como voluntário se dará no controle de acesso aos espaços de competição e diretamente nas modalidades esportivas, de acordo com a indicação da equipe de coordenação de voluntários.

O CPB oferecerá hospedagem (alojamento), alimentação, camisa do evento, certificado de horas complementares e translado entre local de alojamento e de competição. O CPB não arcará com passagens aéreas ou rodoviárias para os selecionados.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de agosto por meio deste formulário.

Neste ano, as Paralimpíadas Escolares serão divididas em duas semanas e os participantes poderão optar por trabalhar em apenas uma delas ou nas duas.

Na semana do dia 17 acontecerão disputas de atletismo, basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. Já a partir do dia 24 haverá competições de badminton, bocha, futebol PC, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Em 2024, as Paralimpíadas Escolares receberam mais de 2.000 atletas em idade escolar de todos os Estados brasileiro e do Distrito Federal, recorde de público da competição.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-abre-inscricao-para-voluntarios-da-etapa-nacional-das-paralimpiadas-escolares/

Postado Pôr Antônio Brito 

INCLUSÃO REAL: o que precisa mudar?

 INCLUSÃO REAL: o que precisa mudar?

O Diário PcD apresenta mais uma transmissão com a credibilidade da notícia.

Fatos polêmicos que envolvem as pessoas com deficiência.

André Naves, Cesar Achkar , Guilherme Kalel e Thays Silva são os convidados desta noite, no canal da informação.

Se tem polêmica, está no Diário PcD

https://www.youtube.com/watch?v=fvIdKM73iU0
 
Fonte https://diariopcd.com.br/inclusao-real-o-que-precisa-mudar/
Postado Pôr Antônio Brito 

28/07/2025

Estacionamento gratuito para PCD e autistas no Rio de Janeiro

Lei no Rio de Janeiro garante 30 minutos de estacionamento gratuito para autistas e PCDs em diversos estabelecimentos. A Lei Nº 10.830/2025 é válida no Rio de Janeiro. Vamos pressionar para expandir para todo o país?

Estacionamento gratuito para PCD e autistas no Rio de Janeiro

Uma lei do Rio de Janeiro garante 30 minutos de estacionamento GRATUITO para autistas e pessoas com deficiência.

Trata-se da Lei Nº 10.830/2025, válida no estado do Rio de Janeiro, que assegura 30 minutos de isenção em estacionamentos de shoppings, hospitais, supermercados e outros locais privados de uso público.

O benefício vale para pessoas com deficiência e autistas, já reconhecidos pela Lei Federal Nº 12.764/2012. Basta o usuário apresentar a credencial especial de estacionamento (modelo do CONTRAN).

Infelizmente essa lei ainda não é válida em todo o Brasil, somente no estado do Rio de Janeiro.

Vamos pressionar os estados e municípios de todo o País para garantir esse direito em todo o território nacional?

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=0a4d0b33-3d84-4fdb-9920-dbe749589e6e

Postado Pôr Antônio Brito

1º Congresso Internacional sobre Deficiência da USP

Congresso Internacional sobre Deficiência na USP, de 21 a 24 de outubro. Gratuito, presencial e online. Submissão de trabalhos até 11 de agosto. Informações e inscrições no link.

1º Congresso Internacional sobre Deficiência da USP

O 1º Congresso Internacional sobre Deficiência da USP - Diversidade, Direitos e Corpos - Participação social e barreiras no mundo contemporâneo – vai acontecer de 21 a 24 de outubro, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na USP - Universidade de São Paulo.

O evento será GRATUITO, presencial e online.

A submissão de trabalhos está acontecendo e vai até o dia 11 de agosto.

Para mais informações, programação e inscrições acesse o site do congresso disponível no QR Code ou pelo link:

 
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=27ee3a1e-5940-4d82-a071-5ed26f114940
Postado Pôr Antônio Brito 

Meeting Loterias Caixa de Manaus registra recorde de convocada ao Mundial de halterofilismo

Maria de Fátima comemora recorde batido no Meeting Paralímpico Loterias Caixa | Foto: Bruno Zanardo/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou neste sábado, 26, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus (AM) com 117 competidores para disputas na Vila Olímpica. As provas foram de duas modalidades, com 88 participantes no atletismo e 29 no halterofilismo.

A atleta Maria de Fátima Castro, 31, da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), bateu o recorde brasileiro com a marca de 134kg na categoria até 67kg no halterofilismo. Antes, o melhor resultado nacional da categoria era os 133kg erguidos por ela nos Jogos de Paris, em setembro de 2024, que renderam a ela a medalha de bronze no megaevento.

“Esse era um recorde que eu já vinha buscando há bastante tempo. Eu sabia que tinha potencial, e também sabia que o meu momento era hoje. Eu vim para isso, treinei para isso, sonhei com isso e fui lá e fiz. Meu coração está transbordando. Senti a energia da minha família aqui, e isso foi fundamental. Eles estavam comigo, mesmo ali na barra, e isso fez toda a diferença”, disse Maria de Fátima.

Natural de Tefé, no interior do Amazonas, Maria de Fátima teve o apoio de boa parte da família neste sábado, incluindo os filhos, Fabieli e Fabiel. Ela agora se prepara para o Mundial do Cairo, no Egito, em outubro.

“Eu recebi a minha convocação para o Mundial ontem. Então agora é treinar bastante. Quero mais, quero bater o meu próprio recorde. O Mundial está chegando, o Brasileiro também, então é só para cima agora. Eu estou pensando mais alto, focando no Mundial, porque o meu objetivo é brigar por medalha”, disse a atleta. Ela, que tem má-formação congênita nas pernas, iniciou no halterofilismo em 2017.

Outro destaque no halterofilismo foi o amazonense Lucas Galvão, 23, campeão parapan-americano de Santiago 2023 na categoria até 49kg. O atleta também foi convocado nesta sexta-feira, 25, para o Mundial do Cairo e já está entre os nomes confirmados para a etapa da Copa do Mundo de Santiago da modalidade, de 15 a 17 de agosto.

Ele obteve a marca de 151kg em Manaus, próximo da melhor marca de sua vida, que é de 152kg. Lucas disputou na categoria até 54kg, mas agora vai voltar aos treinamentos na categoria até 49kg como preparação para o Mundial.

“Eu fiquei muito feliz com a convocação. Isso mostra que o esporte amazonense está em alto nível. A gente tem a Maria, que foi medalhista de bronze nos Jogo Paralímpicos, e eu já sou bicampeão mundial na categoria júnior, já participei de alguns mundiais e também sou campeão parapan-Americano. Estamos sendo ranqueados e competindo em alto nível internacional, o que reforça a qualidade do que vem sendo desenvolvido aqui”, disse o atleta, que nasceu com uma infecção no fêmur da perna direita que ocasionou uma má-formação no membro. O halterofilista representa a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa)..

No atletismo, o casal manauara Iracelia Batalha Jacinto, 40, e Wanderson Gomes de Souza, 27, disputou as provas de arremesso de peso e do lançamento de disco. Ambos com deficiência visual, eles se conheceram praticando o goalball e têm duas filhas, Ana Vitoria e Ana Lara, que acompanharam a participação dos pais neste sábado. Ambos representam a Associação Paradesportiva do Norte (APAN).

“Eu comecei no atletismo aos 29 anos, visitei a Vila Olímpica e fui apresentada ao esporte pelo professor Sérgio [da APAN]. Eu comecei correndo, nas provas de pista, e agora estou me dedicando ao arremesso, já viajei para João Pessoa e São Paulo para competir. Espero melhorar as marcas para crescer nessas provas”, disse Iracelia. Ela fez 5,99m no arremesso de peso e 14,30m no lançamento de disco, as duas provas da classe F11 (cegos).

Wanderson passou a praticar o atletismo por recomendação de Iracelia e também se apaixonou pela modalidade. No Meeting de Manaus, ele obteve 6,37m no arremesso de peso e 16,94m no lançamento de discoo, também na classe F11.

“Poderia ter feito um arremesso melhor no peso, acho que consigo melhorar minha marca. Mas é muito bom competir em um evento desse aqui em Manaus, com a família participando”, disse Wanderson.

Em Manaus, houve tanto disputas válidas para atletas do alto rendimento como também Seletivas Estaduais de três competições para as categorias de base: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (disputa entre crianças de 7 a 10 anos alunas de Centros de Referência do CPB).

O Meeting Paralímpico foi criado em 2021 e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Também no sábado, 26, houve uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa em São Luís, no Maranhão, com 113 participantes no atletismo.

Patrocínios
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/meeting-loterias-caixa-de-manaus-registra-recorde-de-convocada-ao-mundial-de-halterofilismo/

Postado Pôr Antônio Brito 

OAB SP debate em Audiência Pública os impactos do PL 2661/2025 na Lei Brasileira de Inclusão

 OAB SP debate em Audiência Pública os impactos do PL 2661/2025 na Lei Brasileira de Inclusão

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) promove, na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 2661/2025, que propõe alterações na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei nº 13.146/2015). O evento será realizado na sede da entidade e integra a agenda de atividades pelos 10 anos da LBI.


O encontro visa abrir espaço para o debate técnico, jurídico e social acerca das possíveis implicações do PL frente às conquistas asseguradas pela LBI. “Nos preocupa profundamente qualquer proposta legislativa que venha a relativizar direitos arduamente conquistados. Esta audiência será um espaço democrático e plural, onde a voz da sociedade civil organizada será ouvida”, afirma Simone Andrade, secretária-geral da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB SP.


Estão confirmadas as participações de advogados, parlamentares, pessoas com deficiência, representantes de entidades de base e especialistas em inclusão. Haverá intérpretes de Libras e recursos de acessibilidade comunicacional, assegurando a participação plena de todos os interessados.


Durante o evento, serão colhidas manifestações e contribuições para a elaboração de um parecer técnico da Comissão da OAB SP sobre o PL 2661/2025, que será posteriormente encaminhado às autoridades legislativas e aos órgãos de controle.

Serviço
Audiência Pública sobre o PL 2661/2025

Data: Terça-feira, 29 de julho, a partir das 9h
Local: Sede Institucional da OAB SP: Rua Maria Paula, nº 35 – São Paulo–SP

Informações:

https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/CulturaEventos/Eventos/Apps/SinopseEvento.aspx?idCultural=34138&sn=1

Fonte https://diariopcd.com.br/oab-sp-debate-em-audiencia-publica-os-impactos-do-pl-2661-2025-na-lei-brasileira-de-inclusao/

Postado Pôr Antônio Brito 

26/07/2025

Reatech 2025 e Expo Brasil Paralímpico acontecem de 6 a 8 de novembro em São Paulo

Reatech 2025 e Expo Brasil Paralímpico acontecem de 6 a 8 de novembro em São PauloEvento em 2024 reuniu mais de 31 mil pessoas. Em sua 20º edição, Feira se consolida como maior evento de inclusão, acessibilidade e reabilitação da América Latina. Diário PcD e ANAPcD já firmaram parceria com a Reatech 2025

Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, a Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne as principais marcas expositoras dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo, lazer, tecnologias em reabilitação e muito mais.

A 20º edição da REATECH BRASIL 2025 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação acontece na capital paulista, entre dos dias 6 a 8 de novembro, no São Paulo Expo/Imigrantes.

Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho

Congresso Reatech 2025 visa apresentar em sua 4ª edição políticas, ações e métodos da inclusão, acessibilidade e reabilitação no mercado corporativo.

O encontro vai expor e debater as transformações e melhores práticas que o mercado passa em sua Cultura e regramento e, por consequência, em suas estruturas culturais, físicas e digitais para atender a diversidades, deficiências e promover a igualdade social.

Em 2024, a 19ª edição da Reatech marcou um novo capítulo na história do maior evento de inclusão, acessibilidade e reabilitação da América Latina, reforçada pela parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na realização da 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico.

Juntas, as feiras reuniram 31.765 mil visitantes no São Paulo Expo, entre os dias 20 e 23 de novembro. Com a participação de 100 marcas expositoras e dos patrocinadores Google, Oracle, Santander, F1rst Digital Services, Tools, Senac, Ortobom e Loterias Caixa, o evento evidenciou sua missão de promover a inclusão e a qualidade de vida.

O Diário PcD e ANAPcD são parceiros do evento e já confirmaram presença no evento que acontece em novembro.

Fonte https://diariopcd.com.br/reatech-2025-e-expo-brasil-paralimpico-acontecem-de-6-a-8-de-novembro-em-sao-paulo/

Postado Pôr Antônio Brito 

Cinemateca Brasileira terá 3 oficinas neste final de semana

Cinemateca Brasileira oferece 3 oficinas em SP: 'Audiodescrição para o Audiovisual', 'O Som a Sinestesia e a Poesia' e 'Um Novo Sentir, Olhar Anticapacitista no Audiovisual'. Inscrições nos links.

Cinemateca Brasileira terá 3 oficinas neste final de semana

Neste final de semana acontecerá na Cinemateca Brasileira, em São Paulo/SP, 3 oficinas, nos dias 26 e 27 de Julho – sábado e domingo.

A Cinemateca Brasileira fica na Vila Mariana, no antigo Matadouro Municipal, no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – zona sul da capital paulista.

A oficina: AUDIODESCRIÇÃO PARA O AUDIOVISUAL, com a participação da atriz Aline Prado, ocorrerá no sábado, dia 26 de Julho, das 14h às 16h. Link para Inscrição:

A oficina: O SOM A SINESTESIA E A POESIA, acontecerá também no sábado, dia 26 de Julho, das 16h30 às 18h30. Link para Inscrição:

E no domingo, a oficina: UM NOVO SENTIR, OLHAR ANTICAPACITISTA NO AUDIOVISUAL, ocorrerá das 15h às 17h. Link para inscrição:

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=38da57a9-67c6-48db-8079-afb19f5f46d1

Postado Pôr Antônio Brito 

CPB reabre vagas para aulas de teatro da Escola da Inclusão; inscrições são gratuitas

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SDPCD), reabriu as inscrições para as aulas presenciais de teatro da Escola da Inclusão. O projeto é gratuito e voltado para pessoas com deficiência a partir de seis anos de idade.

Além das aulas de teatro, a Escola da Inclusão oferece oficinas culturais nas áreas de artes plásticas, música e dança. Já entre as atividades esportivas disponíveis estão bocha, fundamentos de luta, ginástica funcional, jogos de tabuleiro, tênis de mesa e showdown.

As aulas começam na próxima quarta-feira, 30, e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário online. As vagas são limitadas.

As atividades ocorrem no Parque Fontes do Ipiranga, nas Casinhas 16 e 17, com entrada pelo Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, em São Paulo (SP).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-reabre-vagas-para-aulas-de-teatro-da-escola-da-inclusao-inscricoes-sao-gratuitas/

Postado Pôr Antônio Brito 

25/07/2025

Dispensa de reavaliação de aposentados por incapacidade permanente agora é lei

 

 Agência da Previdência Social no DF: Congresso derrubou veto presidencial à dispensa de segurados, que volta a valer
Pedro França/Agência Senado

Proposições legislativas

Aposentados por incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável estão dispensados de reavaliações periódicas da condição de saúde que justificou a concessão do benefício previdenciário. Essa determinação foi confirmada pela promulgação da Lei 15.157, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).

A norma é resultado da decisão do Congresso Nacional de derrubar, em 17 de maio, o veto integral do presidente Lula (VET 38/2024) ao Projeto de Lei (PL) 5.332/2023. O texto modifica os Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213, de 1991) e a organização da Assistência Social no Brasil (Lei 8.742, de 1993).

Entre as medidas, o texto que agora se transformou em lei dispensa o segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da reavaliação periódica quando a incapacidade for permanente, irreversível ou irrecuperável.

Em caso de suspeita de fraude ou erro nas dispensas de reavaliação por quadros irrecuperáveis, o segurado poderá ser convocado para análise, diz a lei. A nova norma também determina a participação de especialista em infectologia na perícia médica de pessoa com HIV.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Fonte https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/02/dispensa-de-reavaliacao-de-aposentados-por-incapacidade-permanente-agora-e-lei

Postado Pôr Antônio Brito 

Confraternização da Comunidade Bengala Verde em São Paulo/SP

Confraternização da Comunidade Bengala Verde em São Paulo/SP, dia 16 de agosto. Solicite transporte da prefeitura até 30 de julho. Garanta sua vaga!

Confraternização da Comunidade Bengala Verde em São Paulo/SP

O Grupo Bengala Verde convida toda a comunidade para uma confraternização super especial!

Será uma tarde de encontros e descontração, no dia 16 de agosto, sábado, às 13h, no Point Santa Cruz - Bar & Restaurante, que fica na Rua. Tenente Gomes Ribeiro, 224 - Vila Clementino - São Paulo/SP.

Se você for de São Paulo/SP pode solicitar o transporte da Prefeitura, no Atende+. O prazo para solicitação é até dia 30 de Julho.

Para garantir sua vaga no evento, inscreva-se:

Saiba mais no link:

 
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=749c1d52-d921-4aee-a65a-d4e81cdae8c9
Postado Pôr Antônio Brito 

CPB divulga convocação para Mundial de halterofilismo do Egito nesta sexta-feira, 25

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), divulgará na manhã de sexta-feira, 25, a lista dos atletas convocados para a delegação que representará o Brasil no Mundial de halterofilismo no Cairo, Egito, competição a ser realizada entre os dias 11 e 18 de outubro de 2025. Ao todo, serão convocados 25 atletas para a competição.

A formação da Seleção que irá ao Egito levou em consideração os Critérios de Entrada para a competição estabelecidos pelo CPB e divulgados em março deste ano.

Foram convocados atletas que alcançaram o índice A nas duas fases do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de halterofilismo realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em março e em junho, respectivamente. Haverá também halterofilistas que asseguraram seu lugar na equipe brasileira por outros critérios, como a conquista da medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Na última edição do Campeonato Mundial da modalidade, realizado em 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes, a Seleção Brasileira foi representada por 23 atletas e fez sua melhor campanha até então. Foram quatro medalhas no total, sendo três na categoria adulta e uma no júnior.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-divulga-convocacao-para-mundial-de-halterofilismo-do-egito-nesta-sexta-feira-25/

Postado Pôr Antônio Brito 

Sertão Raras promove atualização médica sobre doenças raras e oferece atendimento para pacientes

Sertão Raras promove atualização médica sobre doenças raras e oferece atendimento para pacientes

Em sua segunda edição, evento acontece em Iraquara (BA) e objetiva esclarecer profissionais da saúde da Chapada Diamantina sobre o diagnóstico de doenças raras e conta com participação de especialistas e farmacêuticas, como a Chiesi Brasil 

O Sertão Raras volta para a sua segunda edição, que dessa vez acontece em Iraquara, na Bahia, na região da Chapada Diamantina, nos dias 25 e 26 de julho. Idealizado pelo médico neurologista Dr. Adilson Galvão, chairman e coordenador científico do projeto, o evento tem como objetivo jogar luz sobre a importância de diagnosticar propriamente doenças raras, as quais são majoritariamente causadas por alterações genéticas e manifestam-se em 75% dos casos durante a infância[i].  

O projeto é motivado pela prevalência de doenças raras na região em razão da grande taxa de consaguinidade e pelo grau de desinformação da população sobre essas patologias, que acometem até 65 pessoas a cada 100 mil habitantes – o que corresponde a um indivíduo a cada dois mil[ii]. Atualmente, estima-se que cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com essas condições[iii]. Como consequência da falta de informação a respeito dessas doenças, há o subdiagnóstico delas, o que é um grande problema.

No primeiro dia do evento (25), palestras, painéis e workshops abordarão temas como saúde pública, doenças genéticas e aspectos epidemiológicos, preventivos e terapêuticos das doenças raras. O Dr. Samuel Nogueira, médico geneticista e representante da Chiesi Farmacêutica, discutirá lipodistrofias genéticas e a importância do reconhecimento clínico, especialmente em áreas com acesso limitado a recursos diagnósticos.

Ainda, o especialista tratará sobre o papel do geneticista no manejo dos pacientes e a importância do reconhecimento clínico, sobretudo em áreas com menor acesso a recursos diagnósticos. “Levar conhecimento qualificado e promover discussões sobre doenças raras no interior da Bahia é uma forma concreta de ampliar o acesso ao cuidado especializado e de fortalecer a rede de atenção em saúde. É uma honra poder participar e contribuir com esse movimento tão necessário”, afirma Dr. Samuel sobre a oportunidade de participar do evento. Estima-se que cerca de duzentos participantes estejam presentes para a sua palestra e para as outras dez planejadas para acontecer no dia.

Embora o Sertão Raras não atenda pacientes diretamente, os médicos do projeto apoiarão a feira de saúde organizada anualmente pela prefeitura de Iraquara, que, neste ano, ocorrerá no dia 26. Esta feira representa para os profissionais de saúde presentes no evento uma oportunidade de atender à população de pacientes com diagnóstico ou suspeita de doenças raras na região. 

O evento possibilita a integração entre as secretarias municipais de saúde, profissionais da saúde da região e especialistas, também promove a disseminação de conhecimentos fundamentais para a identificação precoce das doenças raras. Doenças essas, que, segundo o artigo Consanguinity and genetic diseases in Brazil: an overview, no Brasil, são mais comuns na região Nordeste, devido à alta taxa de casamentos entre parentes. O estudo, que trata da relação entre a consaguinidade e as doenças genéticas, aponta que filhos de relacionamentos entre primos têm 4,16 vezes mais risco de nascer com doenças genéticas raras do que de relações entre não parentes[iv]

O Sertão Raras impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes e na efetividade das políticas de saúde pública locais. Segundo Marcos Vinícius Souza Carvalho, assessor executivo do projeto, o projeto será realizado de forma itinerante e irá abranger mais de 30 municípios da região da Chapada Diamantina. Ainda em 2025, as novas edições acontecerão em setembro, na cidade de Canarana, e em novembro, na cidade de Mulungu do Morro, no estado da Bahia.

Referências bibliográficas 

[i] Diretrizes para atenção integral às pessoas com doenças raras no Sistema Único de Saúde -SUS Portaria GM/MS no 199 de 30/01/2014(*) Brasília -DF; 2014 [Internet] [acesso em 26 set 2024]. Disponível em: Link  

[ii] Ministério da Saúde (MS). Doenças raras: o que são, causas, tratamento, diagnóstico e prevenção; 2023. [Internet][acesso em 26 set 2024]. Disponível em: Doenças Raras — Ministério da Saúde (www.gov.br) 

[iii] Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) [homepage na internet]. Doenças Raras: A urgência do acesso à saúde São Paulo: Interfarma; 2018 [acesso em 26 set 2024]. Disponível em: Link

[iv] International Journal of Medical Reviews [homepage da internet]. Consanguinity and genetic diseases in Brazil: an overview [acesso em 30 junho 2025]. Disponível em: Link

Fonte https://diariopcd.com.br/sertao-raras-promove-atualizacao-medica-sobre-doencas-raras-e-oferece-atendimento-para-pacientes/

Postado Pôr Antônio Brito 

Pouco mais da metade das vagas determinadas por lei para pessoas com deficiência estão preenchidas em SP

Pouco mais da metade das vagas determinadas por lei para pessoas com deficiência estão preenchidas em SP

Apesar de mais de três décadas de existência e avanços obtidos no período, a Lei de Cotas enfrenta desafios em todo o país, inclusive em São Paulo, que possui o maior PIB entre os Estados brasileiros. Com potencial de preencher 398,4 mil vagas para pessoas com deficiência, apenas 205,8 mil (52%) estão efetivamente preenchidas no Estado, alerta a Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal

A Lei de Cotas, que completará 34 anos em 24 de julho, que exige que as grandes empresas tenham um número mínimo de colaboradores com deficiência nos seus quadros, é a principal ferramenta para garantir o emprego formal para as pessoas com deficiência. Por sua vez, mesmo após mais de três décadas de ter sido conquistado, é um direito longe de estar garantido. 

O Levantamento da Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo feito na base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), encomendado pela Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, aponta que, atualmente, o estado de São Paulo tem o potencial de preencher 398,4 mil vagas, porém, apenas 205,8 mil (52%) encontram-se efetivamente preenchidas. Outras 192,6 mil vagas não estão ocupadas. 

A reserva legal de vagas das empresas paulistas, como reflexo de ser o Estado que possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, representa um terço de todas as que são obrigadas a cumprir a cota no Brasil. O estado de São Paulo reúne 15 mil estabelecimentos com obrigatoriedade, por terem 100 ou mais funcionários, de cumprir o artigo 93, da Lei Federal 8.213/1991, que preconiza a admissão de beneficiários reabilitados da Previdência Social e, ou, pessoas com deficiência habilitadas. 

José Carlos do Carmo, coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, alerta para o fato de que a contratação de pessoas com deficiência não é uma opção que a empresa possa ter, como se fosse um ato de benemerência ou de caridade. “Trata-se de uma obrigação legal, que precisa ser cumprida e, sobretudo, entendida como uma atitude boa para o negócio”, afirma Carmo, que é médico e auditor fiscal do Trabalho. 

Os números no país 

De acordo com os dados oficiais de dezembro de 2024, há atualmente no Brasil 44 mil empregadoras que, por manterem 100 ou mais empregados, estão obrigadas ao cumprimento da cota, significando o potencial de contratação de 964,6 mil pessoas nas condições mencionadas, sendo que, desse total, estão efetivamente empregadas 556,4 mil pessoas. Desta forma, há um déficit de 408,2 mil vagas não preenchidas para o cumprimento do mínimo exigido no país.  

A Lei de Cotas é a principal garantia de emprego formal para as pessoas com deficiência no Brasil. “O cumprimento dela permite que avancemos na construção de uma sociedade diversa e inclusiva sob todos os aspectos, conforme preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, da Organização das Nações Unidas”, reforça Carmo.

Preocupação com o fortalecimento da “pejotização”

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência demonstra preocupação com o avanço da  “pejotização” no país, ou seja, a substituição de empregos com carteira assinada por contratos de prestação de serviços como pessoa jurídica, cuja prática, por vezes usada de forma irregular para substituir vínculos empregatícios, fragiliza os direitos dos trabalhadores. “A recente decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender em todo o país os processos que discutem esse tipo de fraude, representa um grave retrocesso”, lamenta Carmo. 

Falta de regulamentação é entrave determinante 

Outro tema que exige atenção, segundo a organização, é a ausência de regulamentação de aspectos fundamentais da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) , bem como a batalha pelo pleno cumprimento do Decreto 5296/2004, que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, obrigando que vias públicas e qualquer espaço de uso coletivo, público ou privado, ofereçam condições mínimas de acessibilidade. “O prazo para essas adaptações já venceu há muito tempo”, denuncia Carmo.

Também é fundamental ressaltar a importância da implementação efetiva e universal do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) , instrumento que permite uma avaliação mais completa e mais justa da deficiência, superando o modelo centrado nas limitações do corpo para adotar uma abordagem biopsicossocial. Esse modelo, já reiterado na LBI, entende a pessoa com deficiência em sua totalidade: nas dimensões físicas, psicológicas e sociais, e destaca a importância das interações entre o indivíduo e o ambiente como fator determinante da deficiência. 

Merece destaque, ainda, o relançamento do Programa Viver sem Limites II, que reafirma o compromisso do Governo Federal com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa fortalece a articulação entre ministérios e políticas públicas, promovendo uma inclusão mais efetiva e integrada em todo o território nacional. 

Contratação de auditores fiscais

A Câmara Paulista também reforça a necessidade de contratação de cerca de 900 novos auditores fiscais do trabalho (ao menos 45 deles sendo pessoas com deficiência). “Seria uma medida que representaria uma conquista relevante para intensificar a fiscalização do Ministério do Trabalho e o cumprimento da legislação, assegurando assim o direito ao emprego para pessoas com deficiência.

Sobre a Câmara Paulista Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – Criada em 2011 por iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), a Câmara Paulista para a Inclusão nasceu como desdobramento de um estudo realizado pela SRTE/SP sobre a opinião das entidades de promoção dos direitos da pessoa com deficiência em relação às prioridades no debate sobre a inclusão profissional no país. Inicialmente foram ouvidas cerca de 80 organizações da sociedade civil do Estado de São Paulo. Seu propósito é ampliar o acesso e a qualidade da inclusão profissional da pessoa com deficiência, por meio de ampla participação social e do fortalecimento da ação fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Fonte https://diariopcd.com.br/pouco-mais-da-metade-das-vagas-determinadas-por-lei-para-pessoas-com-deficiencia-estao-preenchidas-em-sp/

Postado Pôr Antônio Brito 

24/07/2025

Turismo acessível no Mato Grosso do Sul é referência nacional de inclusão

Mato Grosso do Sul se destaca no turismo acessível com o programa da FUNDTUR. Roteiros inclusivos em Bonito e no Pantanal garantem experiências sensoriais e acessibilidade arquitetônica, promovendo um turismo transformador.

Turismo acessível no Mato Grosso do Sul é referência nacional de inclusão

Promover o turismo como um direito de todos, sem exceções, é o princípio que guia uma transformação no Mato Grosso do Sul.

O estado, que já é reconhecido por sua beleza natural e riqueza cultural, agora avança para consolidar-se como um dos maiores exemplos de inclusão e acessibilidade no setor turístico. Por meio da FUNDTUR - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o Programa Turismo Acessível e Inclusivo vem sendo fortalecido com ações planejadas, técnicas e profundamente humanas.

Entre os dias 30 de maio e 4 de julho último, o programa promoveu um FAMTOUR - roteiro técnico e vivencial - na região turística de Bonito/Serra da Bodoquena, envolvendo visitas a atrativos naturais, instituições culturais e reuniões com autoridades e empreendedores. A iniciativa reuniu profissionais especializados, gestores públicos e pessoas com deficiência, especialmente com deficiência visual, para avaliar, propor e experimentar o turismo de forma plena, segura e inclusiva.

Em Bonito/MS, experiências sensoriais marcaram o início da jornada. No Parque Ecológico do Rio Formoso, trilhas, cavalgadas e passeios contemplativos mostraram como lazer e natureza podem se aliar à acessibilidade.

A Nascente Azul foi um dos pontos altos do roteiro. Ali, trilhas táteis, rampas, decks adaptados e uma equipe treinada garantiram que atividades como o pêndulo humano e a tirolesa pudessem ser vividas por pessoas cegas. A mediação sensorial, aliada à tecnologia assistiva, revelou que a adrenalina e o encantamento da natureza não precisam ter barreiras.

Na Casa da Memória Raída, o grupo teve contato com uma imersão cultural voltada para a inclusão, com objetos táteis, apresentações acessíveis e uma valorização sensível das raízes locais. Já o desafio maior se deu durante a experiência de voo de asa delta, adaptada especialmente para pessoas com deficiência visual.

O encerramento da etapa em Bonito/MS se deu na trilha do Buraco das Araras, onde os sons da fauna e a narrativa detalhada dos guias proporcionaram uma experiência imersiva e sensível. A vivência reforçou a importância da capacitação dos profissionais para descrever ambientes de forma clara, envolvente e acessível.

Durante o percurso, foram realizadas reuniões com gestores municipais, parlamentares e representantes do Executivo, reafirmando o compromisso da FUNDTUR em consolidar o turismo acessível como política pública contínua. O plano, segundo a Fundação, é expandir gradativamente a iniciativa para outras regiões do estado, a partir da consolidação do modelo implementado em Bonito/MS e na Serra da Bodoquena/MS.

Ao final do roteiro, o grupo visitou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande/MS. Considerado o maior circuito de aquários de água doce do mundo, o local também é referência nacional em acessibilidade arquitetônica e comunicacional. A visita contou com audiodescrição, recursos táteis e uma mediação sensível que consolidaram o espaço como símbolo do turismo inclusivo em Mato Grosso do Sul.

A trajetória iniciada com sensibilidade, técnica e compromisso social coloca Mato Grosso do Sul no centro das atenções de um novo modelo de turismo no Brasil. Um turismo que não apenas encanta, mas que inclui, transforma e respeita a dignidade de todos os viajantes.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=9d0f9068-65c6-474b-ad98-cc5e8d347df2

Postado Pôr Antônio Brito 

CPB divulga lista de atletas contemplados com bolsas em curso de inglês

Simone Camargo, coordenadora do programa Atleta Cidadão, discursa em evento para atletas no CT Paralímpico
Simone Camargo, coordenadora do programa Atleta Cidadão, discursa em evento para atletas no CT Paralímpico | Foto: Ana Patrícia/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa Atleta Cidadão, divulga nesta terça-feira, 22, a lista de atletas contemplados com bolsa de estudos para curso de inglês durante o segundo semestre de 2025, em ação realizada em parceria com a Cambridge University Brasil.

As aulas serão realizadas online, de maneira síncrona, duas vezes por semana.

Os atletas estão divididos em sete turmas, de acordo com domínio da língua inglesa:

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO BÁSICO 1

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO BÁSICO 2

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO PRÉ-INTERMEDIÁRIO 1

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO PRÉ-INTERMEDIÁRIO 2

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO INTERMEDIÁRIO 1

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO INTERMEDIÁRIO 2

CONFIRA OS SELECIONADOS PARA O MÓDULO INTERMEDIÁRIO SUPERIOR

As vagas para os cursos de inglês foram destinadas a atletas que participaram de competições internacionais e nacionais, seguindo a lista de prioridades abaixo:

– Atletas que tenham participado de Jogos Paralímpicos de Inverno ou Verão;
– Atletas que tenham participado de Campeonatos Mundiais (adulto), reconhecidos pelo CPB ou confederações;
– Atletas que tenham participado de Jogos Parapan-Americanos (adulto);
– Atletas que tenham participado de demais competições internacionais, não elencadas acima, reconhecidas pelo CPB ou confederações;
– Atletas que tenham participado de campeonatos e competições nacionais, reconhecidas pelo CPB ou confederações, ou que façam parte de algum programa do Comitê;
– Atletas-guia, goleiros, calheiros e pilotos, com limite de 10% das vagas.

O Programa Atleta Cidadão tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-divulga-lista-de-atletas-contemplados-com-bolsas-em-curso-de-ingles/

Postado Pôr Antônio Brito