A luta por acessibilidade é constante, e cada vez mais os desenvolvedores de softwares estão se voltando para essa demanda. Mas o Instagram, infelizmente, parece estar indo na contramão disso, pois a última atualização da rede social, impede que os softwares de leitura utilizados por cegos e pessoas com outras deficiências visuais tenham acesso ao stories e outras ferramentas como live, por exemplo, com isso um grupo de criadores de conteúdo criou a campanha #InstagramAcessivel.
O objetivo da campanha é tornar o Instagram mais acessível para todas as pessoas. Segundo Mayra Ribeiro, que tem baixa visão, e é criadora de conteúdo “o Instagram nunca foi acessível, mas a atualização piorou ainda mais, pois não permite que os leitores de tela mostrem o caminho para essas funções.” Comenta.
Confira o vídeo da Mayra explicando sobre a campanha:
Além dela outros criadores de conteúdo também estão engajados na campanha, Gabriel Henrique,Carolina Montes, Mylena Rodrigues, Isadora Nascimento, Fernando Campos, Evelyn, Angra,Eduarda, Gustavo Torniero, Carlos Smith,Charles Evangelista Felipe Servidone, Vitória Magalhães.
Além de buscar o direito ao uso da rede social com acessibilidade a #InstagramAcessivellevanta uma importante discussão sobre a necessidade de se pensar e construir ambientes mais inclusivos tanto na rede quanto fora dela.
Fonte https://deficienciaemfoco860798267.wordpress.com/2020/05/30/criadores-de-conteudo-com-deficiencia-visual-lancam-campanha-por-acessibilidade-no-instagram/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário