A hora de comprar um veículo é sempre um momento de estudo, pois geralmente as pessoas buscam aliar, beleza, conforto, economia e praticidade. E não é diferente no cenário da pessoa com deficiência, com a possibilidade de isenção de impostos como IPVA e ICMS, além das adaptações necessárias.
O carro
Um dos carros mais procurados por pessoas com deficiência nos últimos tempos, é o Jeep Renegade, além de aliar conforto e tecnologia, oferece todas as adaptações necessárias. Por exemplo, um Jeep Renegade 1.8 pode ser adquirido por meio do Programa Autonomy, que permite adaptações e descontos especiais com garantia e assistência técnica estendida. O programa contempla carros com valores até é R$ 70 mil com isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA.
Como funciona
Os veículos podem ser adquiridos por condutores, ou seja, são pessoas com deficiência que tem capacidade de dirigir. Nesses casos, a pessoa deve apresentar o laudo médico e ter a CNH Especial, a partir disso, é só solicitar as isenções fiscais junto à Receita Federal e a Secretaria da Fazenda.
O carro também é oferecido para não condutores, que são pessoas que não tem capacidade de dirigir, porém, vale ressaltar que o faturamento do veículo será feito no nome da pessoa com deficiência. Se ela for menor de idade o responsável mesmo, que seja pai ou mãe, eles deverão apresentar a tutela ou curatela para que seja viabilizada a compra. O procedimento para as isenções é o mesmo, porém, nesses casos, é possível indicar até três condutores para o veículo.
As adaptações
O carro pode ser adaptados para as mais diversas possibilidades, desde para casos de má formação nos dedos, por exemplo, ausência de membros ou casos de paralisia.
1 – Quando não há a possiblidade para usar as pernas para dirigir, é possível acelerar e frear como a mão. Puxando em direção ao corpo acelera e empurrando na para frente freia. Mesmo com essa adaptação, é possível usar os comandos tradicionais.
2 – Inversão do pedal usado em casos no qual a pessoa que tenha dificuldade na perna direita ou não tenha a perna. É um terceiro pedal possibilitando acelerar com a perna direita. Ele é dobrável e é possível recolher o mesmo.
3 – O Pomo no volante é indicado para pessoas com deficiência nas mãos ou membros superiores, ele da maior força na direção elétrica e hidráulica. Ele é retrátil, se a pessoa não necessitar é só retirar.
4 – Outro ponto de destaque no carro, é o espaço interno, que além de amplo é adaptável para cada necessidade.
Além disso, o Jeep Renegade conta com um motor com câmbio manual de 5 ou 6 marchas e 139 cv. Ou na versão 2.0 turbodiesel com câmbio automático de 9 marchas, 170 cv e tração 4×4. Outra vantagem do Renegade é porta-malas com 260 litros.
Fonte https://deficienciaemfoco860798267.wordpress.com/2020/06/11/tbt-jeep-renegade-uma-boa-opcao-de-veiculo-para-pessoas-com-deficiencia/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário