"Paulo, de 8 anos, com as duas professoras, Adriana Valero e Adriana Gonçalves: evolução graças ao trabalho das duas. Foto: Fábio Luporini.
Por Fábio Luporini, especial para a Gazeta do povo.
"Paulo tem 8 anos de idade, é sorridente e muito esperto. Como outras crianças, gosta de se “exibir” para a câmera. E assim o fez, quando a reportagem foi conhecê-lo. Sorriu, fez pose e até charme. E arrancou suspiros das professoras. Ao mesmo tempo, alvoroçou a turma: alguns coleguinhas se prepararam para tirar foto com Paulo, a estrela do dia. Estavam animados e contentes porque a aula teve, de um jeito diferente, um conteúdo com o qual já estão acostumados há pouco mais de dois anos: inclusão.
“Meu filho tem hidrocefalia. Na gestação era só um ventrículo aumentado no cérebro. Depois que nasceu, começou a desenvolver a hidrocefalia. Ele precisaria colocar uma válvula para drenar o líquido, mas o organismo dele deu um jeito e não precisou mais”, conta a mãe, a artesã Josaine Aparecida de Barros, que demonstra amor e orgulho pelo filho o tempo todo. Entretanto, para contar a história de superação e aceitação do Paulo, é preciso retroceder alguns anos."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/dos-desafios-a-conquista-da-inclusao-de-um-aluno-com-hidrocefalia/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário