A recente polêmica envolvendo Luciano Hang, dono da rede Havan, que reclamou da necessidade de ter acessibilidade na loja chamando o piso tátil e outros instrumentos de “mera burocracia”.
Levou muitas pessoas passaram a perguntar a função do piso tátil, e se ele realmente é importante para pessoas com deficiência. E a resposta é sim!
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 45,6 milhões de pessoas com deficiência, sendo a maior parte delas são pessoas cegas e com deficiência visual (18,8%).
Ativismo digital em prol da pessoa com deficiência, conheça Ivan Baron
O piso tátil é composto por placas com relevo que são fixadas no chão. A partir desses relevos as pessoas com deficiência visual, cegas e com baixa visão se guiam e compreendem o local onde estão. Sua função principal é possibilitar a independência da locomoção, por isso, é importante entender fatores como instalação, composição, variação e manutenção.
O piso tátil está regulamentado pela NBR 9050 prevista pela Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 9050 é a normal oficial sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Equoterapia: Uma relação de confiança entre pessoas com deficiência e os cavalos
É através dela que são estabelecidos dos parâmetros obrigatórios para quem deseja instalar o piso tátil. A vantagem da NBR 9050 é que ela estabelece uma linguagem universal e eficiente para auxiliar as pessoas com alguma deficiência visual.
Uma das coisas mais importantes sobre o piso tátil é saber que ele precisa ser de cor diferente da calçada, pois assim pessoa com baixa visão, por exemplo, vão conseguir identificar a presença dele.
Piso tátil de alerta:
A NBR 9050 define o piso tátil de alerta como “(…) um conjunto de relevos tronco-cônicos”. Este modelo de piso tátil deve seguir as seguintes medidas:
- Diâmetro de base do relevo: 22mm (mínimo) a 30m (máximo).
- Distância horizontal entre centros de relevo: 42mm (mínimo) a 53mm (máximo).
- Distância diagonal entre centros de relevo: 60mm (mínimo) a 75mm (máximo).
- Altura do relevo: Entre 3mm a 5mm.
Prêmio Paralímpicos 2019 homenageia os melhores do ano no Paradesporto brasileiro
Piso tátil direcional:
Já para o piso tátil direcional, a NBR 9050 coloca como definição “consiste em relevos lineares, regularmente dispostos”. Para este estilo de piso, as medidas impostas são:
- Largura de base do relevo: 30mm (mínimo) a 40mm (máximo).
- Largura do topo: 20mm (mínimo) a 30mm (máximo).
- Altura do relevo: entre 4 e 5 (quando em placas sobrepostas, a altura do relevo pode ser de 3).
- Distância horizontal entre centros de relevo: 70mm (mínimo) a 85mm (máximo).
- Distância horizontal entre bases de relevo: 45mm (mínimo) a 55mm (máximo).
Renato Gregório brilha e Ituano é bicampeão brasileiro de Futsal Down
Instalando o piso tátil:
Assim como há uma regulamentação para a fabricação das placas de pisos táteis, sua instalação também deve seguir o regulamento descrito na ABNT. Esta regulamentação é ainda mais importante para as pessoas com deficiência visual, pois tem grande influência em seu dia a dia.
A ABNT prevê os seguintes pontos que devem ser respeitados para a instalação do piso tátil:- Havendo mudança de direção entre duas ou mais linhas de sinalização tátil direcional, deve haver uma área de alerta indicando que existem alternativas de trajeto. Essas áreas de alerta devem ter dimensão proporcional à largura da sinalização tátil direcional, conforme imagem abaixo;
2 . Havendo mudança de direção formando ângulo superior a 90°, a linha-guia deve ser sinalizada com piso tátil direcional. Observar foto abaixo:
3 e 4 – Em rebaixamentos de calçadas, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar com a sinalização tátil de alerta, conforme exemplo de imagem abaixo:
5 – Em portas de elevadores, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar a sinalização tátil de alerta, na direção da botoeira. O exemplo abaixo traz uma imagem da recomendação:
6 – Em faixas de travessia, deve ser instalada a sinalização tátil de alerta no sentido perpendicular ao deslocamento, à distância de 0,50 m do meio-fio. Recomenda-se a instalação de sinalização tátil direcional no sentido do deslocamento, para que sirva de linha-guia, conectando um lado da calçada ao outro.
7 – Em pontos de ônibus devem ser instalados a sinalização tátil de alerta ao longo do meio fio e o piso tátil direcional, demarcando o local de embarque e desembarque.
O cão-guia e a possibilidade da autonomia a pessoa com deficiência visual
Tipos e Cores
Piso tátil de borracha:
Este é piso tátil que mais é demandado pelos consumidores. Fácil de instalar e também de limpar, é um estilo de piso tátil que favorece a praticidade e a eficiência. Costuma ter um melhor preço em relação a outros formatos.
O piso tátil de borracha pode ser fabricado em diferentes cores, respeitando a norma ABNT NBR 9050. Assim, fica mais fácil tornar a cor contrastante ao piso adjacente. Sua manutenção também costuma ser mais barata, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.
Piso tátil em inox:
Este modelo de piso de sinalização é comum no interior de shoppings e galerias. Ao contrário do formato de placas, a sinalização é colada diretamente no chão padrão do local. Dessa forma, devido a maior dificuldade de instalação, costuma ser mais caro em relação à matéria prima e também à mão de obra do profissional responsável.
Piso tátil em porcelanato:
Costuma apresentar grande resistência ao longo do tempo. Dependendo da fabricante, pode ser significativamente mais caro. Este modelo se destaca pela segurança antiderrapante que oferece ao deficiente visual. Apesar de ser de um material diferente da borracha, também deve obedecer aos critérios da NBR 9050.
Fonte https://deficienciaemfoco860798267.wordpress.com/2019/12/23/piso-tatil-o-que-e-e-para-que-serve/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário