26/12/2019

Campanha de coleta de tampinhas garante doação de 143 cadeiras de rodas no RJ

Ação promovida pela Paróquia São José da Lagoa, na Zona Sul do Rio, recolheu 55 toneladas de material – são quase 27 milhões de tampas.

Do lado de fora, ninguém desconfia que a igreja é um grande depósito de tampinhas de plástico. As doações chegam a todo momento e de várias partes do estado à Paróquia de São José, na Lagoa, na Zona Sul do Rio.
Duas toneladas de tampinhas em apenas uma semana darão lugar a seis cadeiras de rodas novas. Graças à mobilização, foi possível doar até agora 143 cadeiras de rodas.
“As pessoas [com mobilidade reduzida] falam pra mim: ‘Agora eu vou lavar louça, agora eu vou lavar roupa, eu vou ao shopping ver vitrine’. As coisas mais básicas de que as pessoas são privadas, sabe? Então isso transforma a gente, né? Muito bonito”, disse a idealizadora do projeto, Márcia Dabul.
Para cada 360 quilos de tampinhas recolhidas, uma cadeira de rodas é doada para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).
Em apenas 11 meses, o projeto recolheu 55 toneladas de material. Isso dá quase 27 milhões de tampinhas. Tudo é encaminhado para uma recicladora de plástico, que, em troca, fornece as cadeiras de rodas.
Os voluntários separam as tampinhas por cores dentro da igreja.
“Estou aqui há nove meses fazendo isso. Eu venho umas quatro vezes por semana e isso para mim é muito importante porque enche meu coração. Eu dou graças a Deus por ter tempo disponível. Posso vir e me sinto muito, muito bem fazendo isso, não custa nada”, afirmou a dona de casa Ana Marques.
O pároco da igreja diz que o projeto tem o mérito de ajudar o meio ambiente levando mobilidade a quem mais precisa.
“Olha, a gente vai cumprindo nossa missão pastoral, a missão humana, gera solidariedade. Tudo isso subsidiado pelo desenvolvimento sustentável. Essas boas práticas mais do que nunca mantêm uma nova consciência em torno da cultura de paz e de um mundo melhor”, explicou o padre Omar.

Fonte  https://glo.bo/2QtiTfd

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário