A equipe do Nordeste conquistou a primeira edição do Campeonato Brasileiro de futebol de cegas nesta terça-feira, 16. A vitória veio nos pênaltis por 1 a 0 em disputa contra o Sul, após empate sem gols durante o tempo regulamentar.
A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e recebeu 40 atletas. A disputa começou no último domingo, 14, e contou com quatro equipes: Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Norte.
“Fiquei muito emocionada de ser a primeira campeã junto do meu time. Perdi alguns gols no jogo, mas a vitória veio. É uma vitória e tanto para nós mulheres estarmos neste campeonato. Agora é irmos para cima, nos unirmos e fazemos ainda mais a diferença para o futebol feminino. Na hora em que fui chutar o pênalti, falei, ‘quem vai fazer sou eu’. Foi muito bom, dei um chute muito forte e consegui a vitória”, comemorou Tamiris Souza, autora do gol de pênalti que decidiu a disputa e camisa 10 da Seleção Brasileira.
Mais cedo, o Sudeste obteve a medalha de bronze ao derrotar o Centro-Norte por 1 a 0, com gol de Sara Rodrigues, que também representou a Seleção Brasileira da modalidade em 2025.
Todas as equipes já haviam se enfrentado durante a primeira fase da competição, liderada pelo Sul com duas vitórias e um empate, somando sete pontos. Em segundo lugar ficou o Nordeste, com uma vitória e dois empates, ambos com vitória na disputa de pênaltis, o que também garantiu sete pontos para o time. O Centro-Norte terminou a fase de grupos com 4 pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota. Por fim, o Sudeste não pontuou na etapa classificatória, após sofrer o desfalque da fixa Renata Pereira, participantes dos campings da Seleção Brasileira em 2025, lesionada ainda nos primeiros minutos da partida de estreia.
Modalidade em 2025
A realização do Brasileiro de futebol de cegas faz parte de uma série de propostas da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para o desenvolvimento da modalidade no país.
Em 2025, a CBDV organizou quatro etapas do Camping de Treinamento de futebol de cegas, com o objetivo de formar a primeira Seleção Brasileira da modalidade. A equipe disputou pela primeira vez a Copa do Mundo em outubro e terminou na quarta colocação após perder para o Japão nos pênaltis.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/nordeste-vence-o-primeiro-campeonato-brasileiro-de-futebol-de-cegas/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário