06/12/2025

CPB e Governo de São Paulo renovam contrato do Time SP até final do ciclo de Los Angeles 2028

Atletas e representantes do CPB e do Governo de São Paulo durante cerimônia de renovação do Time SP | Foto: Jéssica Mariz/SEDPcD

O Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), assinaram nesta sexta-feira, 5, a renovação de contrato do Time São Paulo Paralímpico até dezembro de 2028.

Criado em 2011, o projeto visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível vinculados ao Estado de São Paulo.

A prorrogação do vínculo prevê um investimento de R$ 8,2 milhões em 2026 para garantir estabilidade, recursos e condições técnicas para o desenvolvimento dos atletas paulistas. Para o próximo ano, a equipe paulista passará a contar com 155 esportistas patrocinados, um a mais do que em 2025.

O acordo foi assinado pelo secretário Marcos da Costa e pelo vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson do Nascimento Ferreira. A cerimônia foi realizada no Museu da Inclusão, em São Paulo.

“A continuidade desta parceria é fundamental para o desenvolvimento do Movimento Paralímpico no país. A renovação do Time SP fortalece nossa política de formação e permanência de talentos, garantindo que os atletas tenham todo o suporte necessário para alcançar novos resultados. O compromisso do Governo de São Paulo fortalece o trabalho do CPB e impulsiona a evolução do paradesporto brasileiro”, afirmou Yohansson.

Durante a cerimônia de assinatura, o secretário Marcos da Costa chamou a atenção para o impacto e a relevância que a assinatura promoverá no paradesporto ao longo dos próximos anos.

“A renovação do Time São Paulo Paralímpico reafirma o compromisso do Governo de São Paulo com o fortalecimento do esporte e com a inclusão das pessoas com deficiência. Este contrato ampliado garante estabilidade, estrutura e condições técnicas para que nossos atletas sigam evoluindo e representando o Estado com excelência. Mais do que apoiar conquistas esportivas, estamos investindo em transformação social e na construção de oportunidades que impactam positivamente milhares de vidas”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-presidente e atual secretário-geral do CPB, Mizael Conrado, o secretário executivo da SEDPcD, João Manoel Scudeler de Barros, o  assessor especial e professor da Faculdade de Direito da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco, além dos atletas do time SP: Giovana Boscolo (Atletismo), Thiago Paulino (Atletismo), Luis Carlos Cardoso (Canoagem), Mariana D’Andrea (Halterofilismo), Evani Calado (bocha), Josemarcio Sousa (Goalball), Rebeca Silva (Judô), Maciel Santos (Bocha), Beth Gomes (Atletismo), Emerson Ernesto (Goalball) e Henrique Caetano  (Atletismo).

Os pagamentos das bolsas aos atletas estão condicionados ao cumprimento do cronograma de desembolso, considerados prazos administrativos internos do CPB, em especial as férias coletivas de final de ano.

Metas e objetivos

Um dos principais objetivos do Time SP será a ser atingir novos índices para garantir qualificação aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028.

Para o próximo ano, foram estabelecidas as seguintes metas para os atletas patrocinados: conquistar 15 medalhas em campeonatos mundiais, 70 medalhas em campeonatos internacionais, além de posicionar 40 atletas entre a 1ª e a 4ª posição no ranking mundial das modalidades atendidas pelo programa.

Um dos principais objetivos deste compromisso é fazer com que os atletas do Time SP aprimorem suas performances ao longo da temporada, para assim representar o Brasil nos Jogos em solo americano. O torneio internacional está previsto para 15 a 27 de agosto.

Retrospecto 2025

Somente neste ano, o Time SP conquistou mais de 100 medalhas entre competições nacionais e internacionais. Nomes como Elizabeth Rodrigues Gomes, Sabrina Custódia, Jerusa Geber, Júlio César Agripino, Rayane Soares e Mariana D’Andrea chegaram no lugar mais alto do pódio em suas modalidades.

Os atletas do Time São Paulo Paralímpico são indicados pelas devidas confederações e tem seus nomes analisados pela SEDPcD e CPB.

Os esportistas do Time SP realizam seus treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), estrutura implementada em 2016 pelo Governo de SP, por meio da secretaria.

Considerado um dos centros de treinamento mais bem equipados e adaptados do mundo, o espaço dispõe de 95 mil metros quadrados de área construída, com espaços para a prática das 17 modalidades das quais os atletas do Time SP fazem parte.

Como resultado do trabalho de excelência realizado pelo CPB, o Governo de SP anunciou em agosto do ano passado a prorrogação da parceria para a gestão do Centro de Treinamento Paralímpico por mais 35 anos.

*Com informações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/cpb-e-governo-de-sao-paulo-renovam-contrato-do-time-sp-ate-final-do-ciclo-de-los-angeles-2028/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário