O prefeito de Arujá/SP apresentou o maior projeto para pessoas com deficiência da região do Alto Tietê, incluindo parcerias com o CPB, capacitação de professores, Central de Libras, Copa Brasil de Parasinuca e o Censo PcD 2026.

Em entrevista coletiva convocada ontem, dia 3 de dezembro – em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – o prefeito da cidade de Arujá/SP, Luis Antonio de Camargo, apresentou o maior projeto para pessoas com deficiência de uma cidade da região do Alto Tietê.
Participaram da coletiva, além de Dr. Camargo, o vice-prefeito Rodolfo Machado, a Primeira Dama Clau Camargo, a secretária da mulher, igualdade racial e PcD Juliana Daniel, e o Diretor da Pessoa com Deficiência Dr. Ronilson Silva.
Arujá/SP é o único município da região do Alto Tietê que possui uma secretaria da pessoa com deficiência e o conjunto de medidas apresentados na coletiva é o maior de toda a região. As medidas apresentadas foram:
– A parceria entre o município de Arujá/SP e o CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro para a formação de atletas paraolímpicos no Centro Paralímpico, que inicia em 2026 e já conta com 21 paratletas arujaenses até agora.
– Essa parceria com o CPB também inclui uma capacitação de toda rede municipal de ensino – com foco nos professores de Educação Física – para a descoberta de novos talentos para o paradesporto.
– A exposição de 15 quadros pintados pelo narrador esportivo Osmar Santos – hoje pessoa com deficiência – e sua presença no Lions Club no dia 4 de dezembro, onde haverá uma “ação entre amigos” com venda de alguns dos quadros expostos e 1 deles, em especial, que todo o valor da venda será revertido para o Fundo Social da cidade.
– Foi apresentado o projeto da Central de Libras que iniciará o funcionamento a partir de janeiro/26 em todos os órgãos públicos da cidade, escolas, polícia militar, guarda municipal, polícia civil, escolas, fórum etc. Essa Central será 24 horas e funcionará através de empresa especializada contratada – tanto online como presencial.
– Foi anunciada também a 1ª Copa Brasil de Parasinuca, que acontecerá em Arujá/SP, dia 13 de dezembro, no Nippon Clube.
– Outro feito é a construção do novo prédio da APAE de Arujá/SP, que a prefeitura irá validar a planta semana que vem.
– E fechando com chave de ouro, foi anunciado o Censo PcD 2026 de Arujá/SP, que iniciará em fevereiro de 2026. Uma cidade precisa conhecer sua população com deficiência e seus hábitos, idades, onde moram, suas necessidades.
Todas essas ações tiveram início com o jogo apresentação de Basquete em Cadeiras de Rodas que ocorreu com a equipe de Diadema/SP, no Ginásio do Rincão.
O prefeito de Arujá/SP fez questão de enfatizar que nas escolas municipais da cidade existe uma preocupação e um respeito enorme com os alunos com deficiência e que dependendo da necessidade, todas as salas de aula e os alunos com deficiência tem seus professores auxiliares na rede municipal, chegando em alguns casos ter até 3 profissionais por sala de aula.
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=6c53688c-47a6-4cc5-8b66-79ccebfd6974
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário