23/12/2025

Goiás conquista o tricampeonato da Copa das Federações de tênis em cadeira de rodas

Equipe de Goiás posa para foto com troféu após vitórua da Copa das Federações de tênis em cadeira de rodas | Foto: Marcelo Leão/CBT

A Federação Goiana de Tênis conquistou, nesta quinta-feira, 18, o tricampeonato da Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas com 40 pontos. Esta é a terceira vez que o Estado vence a competição, repetindo os títulos de 2022 e 2024.

O Rio de Janeiro ficou com o vice-campeonato, com 24 pontos, seguido do Espírito Santo, também com 24 pontos. A equipe fluminense assegurou a segunda colocação no critério de desempate por ter conquistado o título da categoria Quad (para atletas que também têm limitações em membros superiores).

A definição do título aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, com a final da categoria Masculino A. Goiás e Rio Grande do Sul protagonizaram um confronto equilibrado, com a equipe goiana levando a melhor no super tie-break e vencendo o duelo por 2 a 1.

“Nosso objetivo é sempre vir para a Copa das Federações para vencer. Começamos a competição com o título do Feminino e sabíamos que a vitória no Masculino A seria fundamental para buscar o título geral. Foi um confronto decisivo, muito equilibrado, e estamos extremamente felizes com esse tricampeonato”, afirmou Lázaro Ferreira, capitão da equipe goiana.

O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Alexandre Farias, acompanhou as partidas decisivas e participou da cerimônia de premiação, ao lado de Yohansson Ferreira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e de Jesus Tajra, coordenador de Tênis em Cadeira de Rodas da CBT.

“A Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas encerra o calendário de torneios de 2025. Foi um evento maravilhoso, com a participação de 76 atletas de 16 federações estaduais, reunidos entre os dias 8 e 18 de dezembro, disputando diversas categorias. Foi um ano muito especial para o tênis em cadeira de rodas: alcançamos o quinto lugar no Mundial da modalidade, fomos vice-campeões na categoria Quad e ainda temos muito a evoluir, sempre buscando um objetivo maior, que é o fortalecimento e o cuidado com esses atletas”, destacou Alexandre Farias.

Confira a classificação por categoria:

Júnior
1º Rio de Janeiro
2º Minas Gerais
3º São Paulo
Feminino
1º Goiás
2º Espírito Santo
3º São Paulo
Masculino A
1º Goiás
2º Rio Grande do Sul
3º Santa Catarina
Masculino B
1º Rio Grande do Norte
2º Ceará
3º Rondônia
Quad
1º Rio de Janeiro
2º Tocantins

Classificação Geral

1º Goiás – 40 pontos
2º Rio de Janeiro – 24 pontos
3º Espírito Santo – 24 pontos
4º Rio Grande do Sul – 16 pontos
5º Tocantins – 16 pontos
6º Ceará – 16 pontos
7º São Paulo – 14 pontos
8º Santa Catarina – 12 pontos
9º Minas Gerais – 10 pontos
10º Rio Grande do Norte – 8 pontos
11º Rondônia – 6 pontos
12º Paraíba – 3 pontos
13º Distrito Federal – 2 pontos
14º Paraná – 2 pontos
15º Roraima – 1 ponto
16º Sergipe – 1 ponto

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/goias-conquista-o-tricampeonato-da-copa-das-federacoes-de-tenis-em-cadeira-de-rodas/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário