09/12/2025

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás em SP levam mais de 58 mil PcD em 2025

Mais de 58 mil pessoas com deficiência utilizaram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás em São Paulo. As linhas estão adaptadas com elevadores, rampas e até salas sensoriais.

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás em SP levam mais de 58 mil PcD em 2025

Os números são interessantes. Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 58 mil pessoas com deficiência utilizaram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que vêm passando por um conjunto de melhorias estruturais, de comunicação e de atendimento para ampliar a autonomia dos usuários PcD ao longo dos 33 km de extensão das duas linhas.

As estações da Linha 4-Amarela são adaptadas com elevadores, plataformas táteis e rampas. A ViaQuatro também conta com uma sala sensorial, presente na estação Pinheiros, que liga a linha 4-Amarela com a Linha 9-Esmeralda. Além de integrar diversas linhas de metrô e trens de São Paulo, a Linha 4-Amarela também busca oferecer experiências culturais aos clientes.

Já a Linha 5-Lilás registrou 34 mil pessoas com deficiência transportadas neste ano. Com acesso direto a importantes equipamentos de saúde e hospitais, como o Instituto Jô Clemente (IJC) ela sofreu modificações na infraestrutura de suas estações, incluindo elevadores e personalizadas rampas de acesso para facilitar a movimentação de quem se locomove por meio de cadeira de rodas.

Em parceria com o IJC, um projeto piloto de sinalização utilizando a Linguagem Simples foi implementado estação Hospital São Paulo. O foco dessa iniciativa é usar uma linguagem objetiva e intuitiva para beneficiar passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), limitações cognitivas, baixo letramento ou dificuldades de leitura a transitarem pelo espaço e chegarem ao seu destino com autonomia.

A concessionária também criou uma sala sensorial com o intuito de ser um ambiente tranquilo e recluso para a regulação de pessoas em crise, seja por autismo ou até ansiedade. A sala, localizada na estação Santa Cruz, fica longe dos excessos de luz, sons e movimento, típicos de qualquer estação metroviária, e foi planejada para estimular a calma e o equilíbrio.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=a5d887b9-3e62-4bd3-a774-2a142414c7c0

Postado Pôr Antônio Brito 

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