O Natal de Joinville/SC promove inclusão para PCDs visuais com audiodescrição e atividades adaptadas. O evento oferece a magia do Natal através de experiências acessíveis e emocionantes.

Estamos chegando no Natal e viver essa magia passa pelo encantamento que a decoração, as luzes e o ambiente colorido proporcionam. Mas como é essa realidade para pessoas com deficiências visuais?
Com as experiências inclusivas oferecidas pelo Natal de Joinville/SC, este é o terceiro ano em que grupos de pessoas com deficiência visual podem sentir esse encantamento e compartilhar com amigos e familiares as mesmas experiências de quem vê.
A noite de domingo – 30 de novembro - foi especial para cerca de 12 pessoas que contaram com as habilidades de uma audiodescritora, o auxílio de guias voluntários, e a sensibilidade das mãos para conhecer a decoração natalina de Joinville/SC e o empenho da equipe organizadora do Natal de Joinville/SC em evoluir a cada ano em uma proposta cada vez mais inclusiva e acessível.
A visita guiada com audiodescrição teve início por uma das novidades do Natal de Joinville 2025: o Bosque Encantado – Caminho de Luzes, no jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Ao passar pelas ruas, o grupo recebeu informações que vão além da decoração natalina, como funcionamento do comércio e detalhes sobre as praças. Isso porque os participantes têm diferentes faixas etárias e ocupações, sendo desde crianças até idosos.
A visita guiada com audiodescrição passou pela Praça Nereu Ramos, transformada na Praça das Artes, Travessa Dr. Norberto Bachmann, onde há a Praça de Alimentação e o Boulevard de Natal.
Depois, os participantes visitaram o Mercado de Natal, na Praça da Bandeira, onde também está instalado o carrossel. Dali, o grupo foi até a Praça Dario Salles, que recebe a Vila do Papai Noel, com atrações como a Casa do Papai Noel, a árvore natalina e a Estação da Neve, com a tradicional neve artificial. E por fim, o grupo viveu a experiência de patinar no gelo.
O Natal de Joinville/SC já foi reconhecido com um prêmio de boas práticas em inclusão e acessibilidade. Alguns profissionais ficam na sala sensorial e dão todo suporte durante o evento, além de intérprete de libras. As praças possuem QR Code que direciona para uma audiodescrição daquele ambiente.
O carrossel e a pista de patinação também são atividades adaptadas para pessoas com deficiência.
Mais informações para quem tem interesse em participar, fale pelo WhatsApp: (47) 99945-4969.
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=df9c1631-680b-4cfd-ab5b-463102fd0375
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário