16/12/2025

CT Paralímpico recebe 258 atletas para o Grand Prix de judô da IBSA

Judoca Alana Maldonado em comemoração durante luta nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 | Foto: Alexandre Schneider/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, vai reunir 258 atletas para disputar o Grand Prix de judô da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), que será organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), nos dias 16 e 17 de dezembro.

O Brasil será representado por 26 atletas na competição, que vale pontos no ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

As lutas começarão às 9h nos dois dias. Já o bloco final e as premiações serão a partir das 15h.

A competição vai ser transmitida ao vivo pelos canais da CBDV e da IBSA no YouTube.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o Grand Prix. O país já sediou o evento em 2022.

Além do Grand Prix da IBSA, o CT receberá também o IBSA Judo American Championships, no dia 18 de dezembro, reunindo os melhores judocas de todo o continente a partir das 10h. O bloco final começa a partir das 14h. Além dos judocas que participarão do Grand Prix, outros três atletas foram convocados exclusivamente para o torneio do dia 18, completando a delegação brasileira na competição.

Depois de fazer na França, em 2024, sua melhor campanha na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil se manteve em alta na modalidade neste ano, conquistando os títulos do Grand Prix do Egito, em agosto, do Campeonato Mundial de Astana, em maio, e da Copa do Mundo disputada em Tbilisi, na Geórgia.

O treinador do Brasil, Jaime Bragança, falou sobre os preparativos: “A nossa preparação foi muito boa, conseguimos realizar uma excelente fase de treinamento antes do Grand Prix. Treinamos junto com os atletas da França e África do Sul. Convocamos para essas duas competições os principais atletas do Brasil, junto com os jovens da Seleção de Base. Essa vai ser uma excelente oportunidade para que nossos atletas tenham o melhor desempenho dentro de casa e nossos jovens ganhem experiência nestas excelentes competições.”

Alana Maldonado, que se tornou tricampeã mundial no Cazaquistão em maio, falou sobre a expectativa para a competição: “A gente vem se preparando o ano todo, um ano intenso de muitas competições importantes, muitos treinos, fase de treinamento, e agora estamos tendo o privilégio de encerrar o ano com duas competições aqui no Brasil, com a nossa torcida, o nosso fuso horário. Então é uma energia muito boa, é sempre muito bom competir no Brasil, em casa, ainda mais uma competição grande como essas duas. Estamos seguindo firme nos treinos, bem focada, e tenho certeza que serão dias de glória, dias de conquista, e estamos preparados para isso.”

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do judô.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Alana Maldonado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 148 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/ct-paralimpico-recebe-258-atletas-para-o-grand-prix-de-judo-da-ibsa/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário