11/12/2025

Campanha nacional de combate ao capacitismo

Ministério dos Direitos Humanos lança campanha nacional contra o capacitismo, visando aumentar a conscientização sobre o preconceito e valorizar as experiências de pessoas com deficiência.

Campanha nacional de combate ao capacitismo

O Ministério dos Direitos Humanos lançou importante campanha, para combater o capacitismo, que é a discriminação contra uma pessoa em função da deficiência. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e aconteceu no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro.

O lançamento foi em Brasília/DF, durante a cerimônia de posse dos 38 novos membros do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A campanha mostra a necessidade de melhorar a resposta do Estado ao capacitismo e de definir políticas públicas que combatam as desigualdades de maneira organizada.

O que limita vidas não é a condição da pessoa, mas o capacitismo, que insiste em reduzir existências à deficiência, apagando desejos, apagando capacidades, sonhos e potências, segundo disse a ministra dos direitos humanos.

Segundo o governo, o objetivo da campanha é fazer com que esse tipo de preconceito seja mais conhecido, além de valorizar as experiências das pessoas com deficiência. O que se quer, também, é estimular a responsabilidade compartilhada entre instituições e sociedade civil para superar barreiras.

A campanha será desenvolvida e terá a assistência técnica da Fiocruz, responsável pela cartilha “Combata o Capacitismo”. O material traz informações sobre obstáculos que pessoas com deficiência enfrentam.

E toda a ação vai contar ainda com parceria do sistema judiciário, Ministério Público do Trabalho, e outras entidades públicas.

Vamos acompanhar!

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=2eb4f2dd-6978-489c-bf9f-e69751ba9141

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário