07/06/2020

Entenda o que diferencia uma cadeira de rodas esportiva

Por ser um meio de interação social que alia esforço físico e mental com cooperação, a prática de esportes é algo indispensável para muitas pessoas. Capaz de relaxar a mente e o corpo de quem pratica, essa também é uma ótima maneira de fazer novas amizades e aprender com os outros e isso não exclui as pessoas com deficiência.

Com algumas adaptações específicas, é bem possível incluir esses indivíduos nas mais diversas modalidades esportivas. Um exemplo disso é a cadeira de rodas esportiva. Para esse fim, os modelos precisam ser fortes, mais fáceis de manejar, e permitir movimentos mais rápidos para garantir um desempenho melhor ao atleta.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de cadeira de rodas para esporte, bem como as suas características. Continue lendo para conferir!

Quais são os tipos de cadeira de rodas esportiva?

De fato, hoje, existem vários tipos, dependendo de qual esporte você deseja praticar. Essas cadeiras de roda são desenhadas de acordo com as necessidades específicas do atleta, para que ele obtenha mais eficiência na prática. As mais comuns são as de basquete, rugby (também chamado de quad-Rugby), tênis e corrida.

Cada uma dessas modalidades conta com um tipo específico de equipamento. No rugby, por exemplo, as cadeiras dos atacantes e jogadores de defesa têm características diferentes — o que abordaremos em seguida. Existe uma série de outros esportes que podem ser praticados com a cadeira esportiva adequada, como:

  • skate;
  • softbol;
  • snowboard e esqui;
  • surf;
  • ciclismo;
  • paraquedismo;
  • mountain bike;
  • esgrima;
  • futebol.

Quais são as suas características?

Existem várias modificações que as cadeiras de rodas podem trazer para melhorar a performance do atleta, incluindo a presença de itens de segurança. Confira, a seguir, algumas das maiores diferenças entre a cadeira de rodas tradicional e uma esportiva.

Rodas

As rodas desses modelos costumam ser maiores e inclinadas, para facilitar as manobras durante uma partida. Além disso, evitam que os atletas tenham lesões nas mãos por conta de batidas normais de jogo. Essa configuração auxilia também a locomoção do indivíduo por conta própria, dando-lhe mais agilidade e autonomia durante a prática do exercício físico.

Quinta roda

Equipamentos para prática de exercícios físicossempre devem ter atenção à segurança do atleta. Por isso, cadeiras de rodas esportivas também são equipadas com uma quinta roda, ou roda antitombo, que lhe ajuda no equilíbrio durante a partida.

Itens de segurança

Um dos fatores de segurança é a durabilidade. Ela é pensada para garantir que a pessoa não se machuque caso o equipamento sofra danos físicos durante o exercício. Cadeiras de rodas esportivas de rugby e basquete, por exemplo, são feitas normalmente em ligas metálicas resistentes, mas que não perdem a leveza necessária para uma melhor performance em quadra. Além disso, atletas paralímpicos têm seus equipamentos feitos sob medida, garantindo essa segurança em primeiro lugar.

Leveza

Há duas décadas, as cadeiras de roda esportivas eram extremamente pesadas, pois eram feitas de ferro. Com a ajuda da tecnologia, elas passaram a ser confeccionas em titânio, o que confere resistência e leveza. Uma cadeira de rodas convencional pode chegar a 25kg. Já a cadeira esportiva moderna tem aproximadamente 8,5kg.

Outras características

Em geral, cadeiras esportivas não são dobráveis. Para aumentar a solidez, é mais usual utilizar uma cadeira inteira, também conhecida como monobloco. Embora essas cadeiras sejam de uso exclusivamente esportivo, muitos cadeirantes preferem utilizá-las no dia a dia. Outro ponto que faz toda a diferença é a almofada de assento. Esportes de longa duração exigem que o atleta esteja 100% confortável para não prejudicar sua performance. Por isso, é uma vantagem investir nessa solução.

Quais são os diferenciais da cadeira de rodas para corrida?

A cadeira de rodas esportiva voltada para a corrida é um pouco diferente, considerando os outros esportes. Nesse caso, é preciso atingir altas velocidades movimentando-se ao longo da pista. Por isso, a aerodinâmica depende de outros detalhes.

Ela tem uma estrutura de três rodas — uma dianteira e duas traseiras. Ela também conta com um freio de mão, puxadores manuais, um guidão e uma guia de curva. Os pinos direcionais são responsáveis por levar a cadeira para a esquerda ou direita.

Outro ponto é que a cadeira de rodas para corrida é movida pela força dos braços do atleta. Ou seja, a velocidade atingida vai depender da força e preparo de quem está competindo.

Quando investir em uma cadeira de rodas esportiva?

Praticar esportes com uma cadeira adequada é uma questão de segurança e também de performance. Com ela o atleta ganha resistência, estabilidade, agilidade e diminui as chances de sofrer lesões ao longo dos anos.

No entanto, não são apenas os profissionais que devem se preocupar em adquirir uma cadeira adequada. Se você começou a praticar um esporte e percebeu que gostaria de torná-lo parte da sua vida, é interessante pensar em investir em um modelo especialmente para as suas necessidades.

Como escolher a cadeira de rodas esportiva mais adequada?

Como dissemos, cada esporte traz uma necessidade diferente. Portanto, existem inúmeras características que podem ser necessárias em uma atividade e irrelevantes para outras. Jogadores de basquete, por exemplo, podem necessitar de uma cadeira com apoio lombar para favorecer os movimentos do tronco.

O primeiro passo é conversar com seu trinador. Ele provavelmente conhece todas as características necessárias para uma cadeira de rodas, priorizando o que é ideal em cada esporte. Depois, é essencial procurar por um fabricante experiente, que possa tirar todas as suas dúvidas e garantir que sua cadeira vai atender todas as necessidades. Não deixe de pesquisar e acompanhar cada detalhe antes de fechar negócio, combinado? É essencial que o resultado caia como uma luva para você.

Bom, como vimos, a cadeira de rodas esportiva apresenta diversas diferenças em relação às tradicionais, o que garante mais proteção e conforto para as pessoas com deficiência. Isso permite a prática regular de exercícios físicos, que é tão importante. Por fim, lembre-se de buscar um acompanhamento adequado durante a atividade, seja ela qual for, para evitar problemas.

Então, gostou do nosso post? Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Cadeira de rodas esportiva monobloco

Fonte  https://blog.ortoponto.com.br/entenda-cadeira-de-rodas-esportiva/

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário